Recursos Humanos

Assessment Center: Mapeamento de Potencial e Talento

Para fazer uma boa gestão do capital humano e facilitar a administração de talentos, saiba como estruturar um sólido processo de assessment. Conheça as ferramentas mais utilizadas e os cuidados para realizar avaliações de forma mais eficaz e produtiva.

Leia mais sobre o tema no blog

Consultores: Cristiano Amorim

A quem se destina

Profissionais de RH e gestores que desenvolvem pessoas horizontal e verticalmente.

Duração

16 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Apresentar aos participantes o passo a passo para estruturação de um processo de Assessment, alinhado com as necessidades mais contemporâneas na gestão de pessoas das organizações, proporcionando subsídios para a tomada de decisão da área de Recursos Humanos e do gestor de pessoas envolvido.

Objetivo geral:

Desenvolver os participantes para que atuem na estruturação e implementação de um programa de Assessment alinhado com as necessidades organizacionais.

Objetivos específicos:

Prover os profissionais ligados as áreas de desenvolvimento de pessoas e gestores com indicadores fidedignos e relevantes para o planejamento dos investimentos em pessoas.

Conhecer a lógica, a evolução e as ferramentas mais utilizadas em processos de Assessment.

Desmistificar os conceitos de desempenho e potencial em processos de avaliação.

Preparar o participante para olhar os resultados de um programa de Asssessment de maneira holística e transversal, com vistas a outras possibilidades de movimentação que não apenas o que originou o processo.

1. A utilidade do Assessment na perspectiva macro da gestão de RH.

  • Um olhar simples e prático sobre as diferenças essenciais entre os conceitos de competências, potencial e desempenho;
  • Os objetivos de um programa de Assessment e sua função no contexto de Gestão por Competências;
  • Estrutura e planejamento de um programa de Assessment;
  • A definição de objetivos em conformidade com as competências organizacionais / funcionais de cada posição e organização uma questão de política interna e de plano estratégico;
  • Na ausência de um modelo organizacional, qual método podemos utilizar para definir as competências a serem avaliadas?

2. Definição e estruturação das etapas de um processo de Assessment.

  • Elaboração de cronograma;
  • Lançamento de campanha de Assessment;
  • Processo de comunicação e sensibilização de avaliadores e avaliados: as tendências preocupantes de quem avalia;
  • Escolha dos participantes e sponsor;
  • Aplicação de instrumentos / técnicas;
  • Realização de entrevistas por competências;
  • Elaboração de relatórios individuais;
  • Elaboração de relatórios gerenciais;
  • Rodada de feedback de resultados à liderança;
  • Rodada de feedback aos profissionais avaliados.

3. Conhecer os tipos de ferramentas e técnicas mais utilizadas nos processos de Assessment, identificando seus prós e contras.

  • Ferramentas que medem preferências e tendências;
  • Ferramentas que medem personalidade e competências.

4. Entrega de resultados:

  • Modelos de relatórios individuais e gerenciais para a tomada de decisão por parte da liderança, e que subsidiem direcionamentos ao desenvolvimento dos avaliados;
  • Questões-chave para condução de feedback aos participantes avaliados;
  • Refletir sobre como o Assessment pode ser utilizado para direcionar estratégias de T&D e programas de desenvolvimento individualizado;
  • Entender como construir e utilizar o modelo Nine Box para definição de estratégias de gestão de pessoas.
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Desenvolvido de forma participativa, o curso trabalha a troca e compartilhamento do conhecimento por meio da exposição dialogada, exercícios individuais e em grupo, interpretação e resolução de cases e simulações. Momentos de teoria e prática são intercalados para melhor aproveitamento do conteúdo.

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

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AlgunsClientesatendidos

Ótimo curso para o desenvolvimento de profissionais que visam a excelência na entrega das atividades para a empresa e a obtenção de resultados.

Vanessa Gomes

Curso muito bom. A instrutora tem ótimo conhecimento na prática, vivenciou esses programas e implementou. É prática, objetiva e a linguagem é simples. Parabéns!

Michelly Godoy

O curso me fez refletir muito sobre vários aspectos e transformou minha forma de ver as coisas. Muito construtivo.

Cristina de Aféis - Autopista Litoral Sul S.A

Benefícios-

Material impresso

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Consultores

Cristiano Amorim

Administrador de empresas. É Coach Profissional e consultor certificado MBTI®. Atua em projetos de desenvolvimento humano e na gestão de projetos de Assessment e Avaliação 360°. Conduz workshops e treinamentos nos temas de Liderança, Comunicação, Gestão de Conflitos e Autoconhecimento. Realiza Assessment Comportamental e Entrevistas por Competências.

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