Online

Capacitação de Coordenadores e Especialistas de T&D – Online ao Vivo

Conduza ações de T&D com o desenho de experiências completas de aprendizagem, desde o diagnóstico, planejamento e operações até avaliação dos resultados, utilizando casos reais, analisando indicadores de mercado e consolidando o conteúdo em um Plano Estratégico de T&D. Será disponibilizado relatório com o resultado da pesquisa “O Panorama do Treinamento no Brasil 2019 | 2020”

A quem se destina

Analistas, coordenadores, gerentes e profissionais que precisam estruturar, implantar e gerenciar o plano estratégico de treinamento.

Duração

16 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 16 horas (3 encontros ao vivo de 4 horas e 4 horas de atividades homework)

Acesso: após a confirmação de compra, você receberá um e-mail em até 24 horas com as informações para acessar o curso. Você ainda terá acesso ao conteúdo por 60 dias.

Aulas ao vivo:

  • 17/08 - 9h a 13h
  • 18/08 - 9h a 13h
  • 19/08 - 9h a 13h
  • 4 horas de atividades home

Inclui: certificado (liberado no ambiente virtual para impressão, automaticamente após a avaliação e conclusão do curso).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Perguntas Frequentes

A área de treinamento enfrenta desafios complexos que vão desde um preciso diagnóstico de necessidades (antigo LNT) até a avaliação de resultados, passando pelo desenho dos programas, fluxo de logística, custos, impactos e indicadores. A proposta do curso é orientar os gestores para a construção de programas de treinamento que estejam de acordo com o plano estratégico da empresa, considerando todas as etapas do processo.

  • Planejar uma iniciativa de T&D alinhada à estratégia da organização, contemplando objetivos de negócios, custos, metodologia e indicadores de resultados;
  • Identificar ações de treinamento e desenvolvimento alinhadas aos objetivos organizacionais por meio da realização de um Diagnóstico de Necessidades de Treinamento (antigo LNT) eficaz;
  • Selecionar estratégias de aprendizagem e modalidades de entrega para atingimento dos objetivos de aprendizagem;
  • Definir indicadores de sucesso da ação de treinamento e usar a metodologia de Kirkpatrick para documentar os resultados;
  • Conhecer as etapas da metodologia ROI e tomar decisões sobre a viabilidade de sua utilização (atenção: a prática de cálculo do ROI não será objeto deste programa).

1. Cenário atual, papéis e competências dos coordenadores e especialistas em T&D
  • O cenário atual de T&D;
  • Papeis e competências do profissional de T&D;
  • Autoavaliação e plano de ação: competências para consultoria de performance.
2. O coordenador e especialista de T&D como parceiro estratégico - Diagnóstico e planejamento de soluções de aprendizagem
  • Elementos de um planejamento estratégico de soluções de aprendizagem: diagnóstico e planejamento; desenvolvimento e avaliação;
  • O diagnóstico de necessidades de treinamento: do LNT para o diagnóstico de necessidades de melhoria de performance;
  • Objetivos de negócio X objetivos de aprendizagem;
  • E se não for treinamento? Outras intervenções possíveis;
  • Demandas pontuais: como dialogar com as áreas de negócio para um diagnóstico preciso.
3. Planejamento estratégico de T&D - Etapa desenvolvimento
  • Modelo de referência atuais p/ desenvolvimento de soluções;
  • Escolha da(s) modalidade(s) de entrega potencializando o modelo híbrido;
  • Seleção das estratégias de aprendizagem (com foco em metodologias ativas e a sala de aula invertida);
  • Planejamento da implementação (entrega): entendendo as novas opções de sistemas de gerenciamento da aprendizagem.
4. Planejamento estratégico de T&D - Etapa avaliação
  • Por que a avaliação é necessária?
  • Visão geral dos principais indicadores e modelos de avaliação;
  • O modelo de avaliação de Kirkpatrick:
  1. Como construir avaliações de níveis 1 (reação) e 2 (aprendizagem) focadas na melhoria do desempenho.
  2. Como avaliar mudança de comportamento (nível 3).
  3. Como planejar a coleta de dados para a avaliação de resultados (nível 4).
  • Indo além dos 4 níveis – o ROI®  de Jack Phillips:
  1. O que é ROI®
  2. As etapas da metodologia ROI®
  3. Como definir se vale a pena adotar a metodologia ROI para avaliar o retorno sobre o investimento.

O curso é online síncrono, com aulas ao vivo, o que permite ao participante fazê-lo no local que desejar. Com metodologia direcionada a este tipo de modalidade, os conteúdos são trabalhados de forma interativa, despertando o interesse e atenção do participante, de forma a contribuir para a absorção dos conceitos e sua transposição para a prática. A metodologia é a sala de aula invertida. A partir de um desafio real identificado durante a fase de pré-work e a leitura prévia dos conteúdos que serão trabalhados, os participantes discutirão seus desafios atuais e exercitarão de forma colaborativa a aplicação do conteúdo durante as aulas ao vivo com a orientação e apoio do instrutor. No intervalo entre as aulas ao vivo, os participantes recebem material teórico para a preparação do encontro seguinte.

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Rosana Citro Nucci
Marcelo Porto Fernandes
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Rosana Citro Nucci

Graduada em Matemática pela USP, com certificação em Aprendizagem de Adultos e Treinamento de Professores e Facilitadores pela Universidade de Cambridge. Consultora, desenvolvedora e facilitadora bilíngue. Autoconhecimento, Liderança, Gestão de Pessoas, Influência, Execução e Gestão de Mudança.

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Marcelo Porto Fernandes

Mestre em Instructional Systems pela University of Central Florida. É professor em cursos de MBA e especialização. Exerce as funções de consultor, gestor e articulista em temas como trilhas de aprendizagem, formação de formadores, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento.

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