Formação

Recursos Humanos

Como Estruturar o Seu Sistema de Educação Corporativa

Identificar, estruturar e priorizar as ações de capacitação e desenvolvimento dos profissionais, sejam eles colaboradores e/ou clientes e stakeholders, de modo a contribuir para atingir os objetivos e as metas estratégicas, é atualmente imperativo. Nesse sentido, o conceito de treinamento precisa ser expandido para uma visão mais ampla e conectada ao “negócio”, objetivando a agregação de valor e maximização dos resultados organizacionais.

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A quem se destina

Profissionais seniores responsáveis pelas ações de treinamento que tenham necessidade de estruturar e implementar um sistema de educação corporativa.

Duração

40 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Estruturar um projeto de Educação Corporativa utilizando o modelo “Canvas de Educação Corporativa”, que permitirá:

  • Formular os direcionadores estratégicos da Educação Corporativa
  • Estruturar um modelo de execução e avaliação de resultados da Educação Corporativa
  • Identificar e aplicar novos métodos e soluções de aprendizagem no sistema de Educação Corporativa
  • Integrar conceitos e práticas da gestão do conhecimento na Educação Corporativa

A Educação Corporativa (EC) não se resume a atividades educacionais: deve estar a serviço do negócio/organização e envolve atividades de gestão, infraestrutura, relacionamento com diversos públicos, entre outros. Por isso consideramos a Educação Corporativa (EC) um sistema integrado formado por vários elementos alinhados com o negócio e interdependentes entre si. Esse curso aborda os principais aspectos da Educação Corporativa, soluções de aprendizagem e gestão do conhecimento e encerra com uma oficina para estruturação de um miniprojeto.

Canvas

Durante todo o curso será utilizado o modelo “canvas” para facilitar a aquisição de conhecimentos e sua transposição para a prática. Existem várias abordagens na literatura e no mercado, considerando diversos elementos como parte de um sistema. Para este curso, adotamos um modelo que busca garantir tanto o alinhamento com o negócio quanto um referencial sintético, mas completo para a EC, adaptando o Business Model Canvas e criando o “Canvas de Educação Corporativa” que será adotado como referência para conectar os conteúdos e as discussões do curso, de forma que o participante possa construir uma visão da EC ao mesmo tempo alinhada com o negócio e integrada em seus diversos elementos.

Ao longo do curso, cada módulo aborda de forma direta ou indireta diversos elementos do Canvas (ou do Sistema de EC), mas dará ênfase a alguns deles.

Oficina

Ao final do curso será feita uma oficina, na qual o participante poderá exercitar o planejamento real de um sistema de Educação Corporativa, a partir da sua realidade e desafios da sua organização.

Especialistas

Time de professores especialistas, com importantes trajetórias profissionais, trazendo a experiência de ter vivenciado diferentes realidades, culturas e projetos relativos à Gestão de Pessoas e Educação Corporativa e/ou Gestão do Conhecimento.

Programa consolidado

Este é um programa de notório reconhecimento no mercado e um case de sucesso da Integração Escola de Negócios.

Fundamentos e direcionadores estratégicos da Educação Corporativa

1 - Posicionamento estratégico e proposta de valor do sistema de educação corporativa

  • Entendendo os desafios estratégicos da organização
  • Abrangência da Educação Corporativa
  • Proposta de valor do sistema de Educação Corporativa: direcionadores, missão e visão

2. O RH estratégico e sua relação com o modelo de Educação Corporativa

  • Alinhamento da gestão de pessoas à estratégia do negócio
  • Proximidade da alta administração e patrocínio como vantagem
  • Apoio à execução da estratégia

3. Modelo de negócios e governança

  • Públicos-alvo que deverão ser trabalhados
  • Serviços oferecidos pela Educação Corporativa
  • Governança e organização

4. A Educação Corporativa como poderosa alavanca da cultura organizacional

  • Conceito de cultura, impacto nos negócios
  • Força invisível que permeia todas as perspectivas da estratégia
  • Lideranças como responsáveis pela manutenção e perpetuação da cultura

5. Modelo de mensuração e avaliação de resultados

  • Principais metodologias de mensuração e avaliação
  • O desempenho das práticas organizacionais e sua mensuração

6. Competências do profissional de Educação Corporativa

  • Variáveis com que os profissionais lidam no dia a dia
  • Autoavaliação
 

Soluções de aprendizagem para a Educação Corporativa

  • Princípios e modelos para desenho das soluções de aprendizagem
  1. Andragogia: princípios e estratégias de operacionalização
  2. Eventos de aprendizagem de Gagné
  3. ADDIE
  4. Metodologia 6D: as seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio
  5. Design thinking

1. Principais modelos para integração das soluções de aprendizagem

  • Arquitetura integrada do aprendizado e desempenho
  • Modelo 70-20-10
  • Modelo dos 5 Momentos das Necessidades de Aprendizagem

2. Principais estratégias para estruturação das soluções de aprendizagem

  • Microlearning
  • Gamification
  • MOOCs - Massive Open Online Courses
  • Mobile Learning
  • ABP - Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Flipped Classroom - Sala de aula invertida
  • TLT - Treinamento no Local de Trabalho

3. Integrando os modelos às trilhas de aprendizagem

 

Gestão do conhecimento no contexto da Educação Corporativa

1. Gestão do conhecimento e Educação Corporativa no contexto organizacional

  • Ativos intangíveis e capital intelectual e seu papel no negócio
  • Diferenças entre competências e conhecimentos individuais e organizacionais
  • Os papéis da gestão do conhecimento e da Educação Corporativa na geração de resultados
  • Discussão de casos reais e atividade prática

2. A gestão do conhecimento como processo

  • Gestão do conhecimento como processo e seus elementos-chave
  • Gestão do conhecimento nos níveis estratégico, tático e operacional
  • Gestão do conhecimento integrada à Educação Corporativa
  • Discussão de casos reais

3. Práticas e ferramentas de gestão do conhecimento

  • Práticas de GC para captura e explicitação de conhecimentos
  • Crowdsourcing, benchmarking, curadoria de conhecimentos, storytelling
  • Práticas de GC para compartilhamento e disseminação de conhecimentos
  • Lições aprendidas, boas práticas, comunidades de prática, fóruns, eventos
  • Práticas de GC para criação de conhecimentos e inovação
  • Design thinking, programas de ideias, grupos de inovação, convênios e parcerias
  • Tecnologias e ferramentas que facilitam a GC: plataformas tecnológicas, mídias sociais, tecnologias móveis
  • Portais e intranets, knowledge-bases, LMS, ambientes virtuais colaborativos, plataformas sociais, ferramentas wiki, recursos e aplicativos móveis
  • Integrando as práticas de Educação Corporativa e gestão do conhecimento
  • Discussão de casos reais e atividade prática

4. Integrando gestão do conhecimento e Educação Corporativa na dinâmica organizacional

  • Fazendo a gestão da mudança
  • Mensurando a agregação de valor da Educação Corporativa ao negócio
 

Oficina: Planejando um sistema de Educação Corporativa

  • Apresentação da ferramenta “Canvas de Educação Corporativa”
  • Atividade prática 1: diagnóstico e aprimoramento de um Sistema de Educação Corporativa com aplicação do Canvas em casos específicos
  • Atividade prática 2: diagnóstico e elaboração de um Sistema de Educação Corporativa com aplicação da ferramenta (Canvas) pelos participantes, a partir dos desafios de negócio de suas organizações
  • Atividade prática 3: dinâmica de “Consultoria Colaborativa” para complementação e refinamento dos Sistemas de Educação Corporativa elaborados por cada grupo
  • Síntese dos principais pontos e discussões finais
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Utilizamos metodologias de aprendizagem de adultos (andragogia), em que a experiência do treinando é valorizada e sua participação é estimulada por meio do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb (vivência, análise, conceituação, aplicação), bem como o modelo de sala de aula invertida (flipped classroom).

As aulas são muito dinâmicas, utilizamos amplamente exercícios práticos, dinâmicas de grupo, estudos de caso, discussões e trechos de filmes, de forma a contribuir para a absorção dos conceitos e sua transposição para a prática.

Carga Horária: 40 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

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Excelente curso. Recomendo pela qualidade e foco na geração de resultados a partir do olhar estratégico em RH.

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José Erigleidson

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie), mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Sua tese de doutorado é sobre blended learning e inteligência coletiva. É professor de novas Tecnologias na Educação na PUC-SP e lecionou no SENAC-SP e na Anhembi Morumbi.

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Meg Chiaramelli

Executiva com sólida experiência nas áreas de gestão de pessoas. Foi Reitora da Universidade Corporativa Sadia, a qual fundou e dirigiu por aproximadamente 15 anos. Head das escolas de RH, Vendas e Marketing e do Núcleo de Coaching da Integração. Também é consultora em temas relacionados à liderança e gestão de processos, em cursos abertos e in company.

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Marcelo Porto Fernandes

Mestre em Instructional Systems pela University of Central Florida. É professor em cursos de MBA e especialização. Exerce as funções de consultor, gestor e articulista em temas como trilhas de aprendizagem, formação de formadores, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento.

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Beto do Valle

É especialista em Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Educação Corporativa, Estratégia e Inteligência de Mercado e conduz, há mais de 15 anos, projetos nessas áreas. Foi gerente de estratégia e gerente corporativo de desenvolvimento humano na Tigre S.A. É palestrante em congressos e conferências do segmento, tais como KM Brasil, CONGEP e GEDUC.

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