Recursos Humanos

Como Implementar Metodologias Ativas e Imersivas em T&D

A sala de aula tradicional é transformada em um ambiente interativo e centrado no aluno, com as metodologias ativas flipped classroom e project based learning. As imersivas trabalham experimentação, com simulação de jogos, aliando realidade virtual, aumentada e gamificação. São usados aplicativos em celular, tablets e notebooks.

Consultores: Adriano Marcius

A quem se destina

Profissionais envolvidos em projetos de cursos e treinamentos que buscam aperfeiçoar e atualizar suas técnicas.

Duração

28 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 28 horas (24 horas presenciais e 4 horas online, sendo 2 sessões de 2 horas antes e, outra, ao final do curso)

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

As metodologias ativas (estratégias educacionais que colocam o aluno como protagonista em seu percurso de aprendizagem) estão ganhando um espaço cada vez maior no contexto da aprendizagem corporativa, como uma das propostas mais interessantes para transformar a sala de aula tradicional em um ambiente interativo e centrado no aluno. Dentre essas metodologias, destacam-se a sala de aula invertida (flipped classroom) e a aprendizagem baseada em projetos (project based learning). As metodologias imersivas somam e complementam as metodologias ativas focando na experiência prática por meio de simulação e técnicas de jogos que engajam e geram resultados. Aliando técnicas de realidade virtual, realidade aumentada e gamificação, a educação imersiva possibilita a “experimentação” da aprendizagem.

Utilizar ferramentas e aplicativos para operacionalização das metodologias ativas e imersivas, identificando seus benefícios e desafios para aplicação no contexto dos participantes da turma.

1. Contextualização das Metodologias Ativas e Imersivas na Aprendizagem Corporativa

  • O que são;
  • Para que servem;
  • Como estão sendo utilizadas na Aprendizagem Corporativa.

2. Aprendizagem baseada em Games e Gamificação

  • Praticando: sala de aula “Quebra-cabeça” (Jigsaw Classroom) e ferramentas para gamificação

3. Aprendizagem pelos Pares (Peer Classroom)

  • Praticando: ferramentas para aplicação do peer classroom.

4. Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos

  • Praticando: Desafio Investigativo (Problem Based Learning).

5. Ambientes Virtuais Imersivos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada

  • Praticando: explorando exemplos práticos de realidade aumentada e realidade virtual na aprendizagem corporativa.

6. Ensino Híbrido (blended learning) com foco na sala de aula invertida

  • Praticando: ferramentas do Google Education.

7. Planejamento de uma solução de aprendizagem utilizando os conceitos e práticas explorados no curso

 

Curso eminentemente prático com exposição dialogada e aplicação do conhecimento por meio de metodologias ativas na sala de aula presencial, com uso de aplicativos em celular, tablets e notebooks.

Benefícios-

Material impresso

Coffee break a cada intervalo

Contato com os melhores profissionais da área

Mais de 3 mil pessoas formadas

Salas de aula amplas

Voucher para restaurantes

Programa de fidelidade

Hotéis parceiros

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Consultores

Adriano Marcius

Mestre em Desenvolvimento Humano, especialista e Administração de Recursos Humanos. É Professor da PUC-Campinas e atua como arquiteto de aprendizagem e consultor sênior há 20 anos, sendo responsável pela gestão de desenvolvimento de conteúdos, tanto para treinamentos presenciais quanto para treinamentos mediados por tecnologia, em empresas públicas e privadas.

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