Recursos Humanos

Consultoria Interna de RH – Módulo Avançado

Seja um Business Partner com olhar diferenciado e competente para entender e atender as demandas atuais. Mais que uma abordagem técnica, e muito além da formação de BP, o curso provoca uma postura criativa em todas as dimensões de atuação, exercendo o papel de agente de mudanças, negociador e influente nas organizações.

Consultores: Helena Brochado

A quem se destina

Profissionais da área de RH, que ocupam a posição de Consultor Interno ou BP, que gostariam de se aperfeiçoar no assunto e que tenham participado do curso de Formação em Consultoria Interna.

Duração

24 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 24 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Destina-se aos profissionais da área de RH que participaram anteriormente do curso de Formação em Consultoria Interna de RH – Tornando sua Ação Estratégica como Business Partner. O curso provoca uma postura criativa e de construção de soluções, mais que uma abordagem de questões técnicas de domínio de especialistas dos subprocessos de RH. Conceitua e contextualiza todas as dimensões de atuação do profissional de Consultoria Interna de RH, que exerce nas organizações o papel de agente de apoio às áreas de negócios, quanto ao atendimento das suas principais demandas estratégicas de pessoas, visando alavancar os resultados organizacionais.

Compreender as principais tendências e forças que influenciam a gestão de pessoas. Relembrar as dimensões de como o BP agrega valor ao negócio. Reconhecer o BP como um Coach Interno e como deve usar suas ferramentas com as lideranças. Integrar os 3 Hs: Head, Hands and Heart. Entender os processos de gestão de pessoas e as premissas do BP como agente de mudanças, negociador e influente como mobilizador da cultura organizacional. Apresentar diferentes modelos de Canvas aplicados ao BP, para apoiar na tomada de decisão dos gestores. Aplicar o Design Thinking à rotina do BP e aos programas de RH. Discutir modelos de negociação interna que poderão ser adotados.

1. A base de sustentação do modelo de BP: estratégia, propósito, liderança e o RH com a Consultoria Interna

  • Evolução do estilo de poder global:
  • Como apoiar a liderança na mudança de poder centralizado, para descentralizado e em rede?;
  • Competitividade e a necessária transformação na empresa.

2. Liderança por Propósito

  • A nova organização e suas regras;
  • Mindset fixo e Mindset de crescimento;
  • Contribuindo para que os lideres tenham um propósito e construam equipes mais engajadas.

3. Papel do BP no contexto atual

  • Mundo em mudança (4.0) e seus impactos no RH;
  • Novos formatos de atuação: diálogos genuínos, diversidade, respeito;
  • O BP como agente de mudança;
  • Conciliando processos operacionais e atividades estratégicas;
  • Desdobramentos estratégicos: estratégia de negócios e de RH;
  • Inteligência emocional nas relações.

4.  Ferramentas para o BP parceiro do negócio

  • BP COACH – Ferramentas de Coach utilizadas na Consultoria Interna;
  •  Coaching como ferramenta de gestão;
  •  Etapas e resultados: como trabalhar com o modelo de BP Coaching;
  •  Quando utilizar mentoria, consultoria ou coaching;
  •  Inimigos da aprendizagem e mudança;
  •  Modelo GROW: Objetivo, Realidade, Opções e Vontade.

5. BP INOVADOR – Antecipando o futuro

  • Trazendo o futuro para o presente;
  • Ferramentas de inovação e criatividade;
  • Metodologias de trabalho para gerar valor ao negócio;
  • Business Model Canvas: Modelos e onde se aplicam;
  • Mapa da Empatia como ferramenta para criar soluções e produtos que atendam as expectativas;
  • Design Thinking como forma para prover soluções para as demandas do BP;
  •  Pitch: metodologia usada no Vale do Silício para apresentar as startups aos investidores.

6. O BP NEGOCIADOR – Protagonista e influente em negociações

  • Técnicas de negociação
  • Jogo de forças: nem o meu, nem o teu objetivo, mas o nosso.
  • Questão da discussão (separar as pessoas da questão)
  • Entendendo a demanda e as necessidades
  • Lidando com o “poder” das pessoas (superiores)
  • Parcerias para gerar acordos justos para as partes.

7. Conectando a negociação com a inteligência emocional

  • Aplicando a IE nas negociações internas;
  • Provocar relações ganha-ganha focadas nos interesses das partes.
  • Oficina: Planejando a implantação dos conhecimentos
  • Elaboração do plano de ação
  • Pich para apresentação do plano (Modelo do Vale do Silício)
 

Utilizamos metodologias ativas de aprendizado, entremeando exposição dialogada suportada por recursos e atividades para aplicação prática dos conceitos, por meio de audiovisuais, estudo de casos, videoanálise, exercícios de fixação, simulações e dinâmicas de grupos. Conectar, por meio de ferramentas de aprendizagem ativa para implementação imediata, conceitos teóricos à pratica do BP.

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AlgunsClientesatendidos

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Helena Brochado

Psicóloga com MBA em Gestão Empresarial, formação em Coaching Ontológico e Maiêutico, Mentoria. Palestrante e consultora em Gestão & RH, Desenvolvimento de Líderes & Equipes. Atua como coach, mentora e faz parte do Conselho da ABRH-RS. Foi executiva de RH em empresas de grande porte, onde implantou o modelo de Business Partner e conquistou diversos prêmios.

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