Recursos Humanos

Mediação de Conflitos para profissionais de RH

Saiba mediar conflitos e restaurar relações para construir soluções de forma colaborativa, gerando engajamento e cultura de autonomia. Valorize a diversidade de pensamentos, alcance resultados e destaque-se por promover o diálogo e a inovação.

Leia mais sobre o tema no blog

A quem se destina

Profissionais de RH que buscam desenvolver habilidades e competências de comunicação, relacionamento interpessoal e gestão de conflitos.

Duração

16 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Conflitos fazem parte do ambiente corporativo, em que existe competitividade e pressão por resultados cada dia mais desafiadores. Os conflitos mal geridos impactam negativamente no ambiente de trabalho, com consequências indesejadas como: queda da produtividade, disputas, maior probabilidade de erros, absenteísmo, stress, comprometimento do clima organizacional e da qualidade de vida no trabalho. O curso capacita o participante com técnicas para mediar conflitos e restaurar relações, identificar pontos convergentes, construir soluções de forma colaborativa, gerando engajamento, cultura de autonomia, criatividade e valorização.

  • Atuar como mediador, realizando conciliação, conversa e mediação restaurativas, com foco na resolução de conflitos no ambiente de trabalho.
  • Compreender como sua capacidade de influência poderá te destacar em sua área de atuação.
  • Lidar efetivamente com os conflitos no ambiente de trabalho, sendo propulsionador do diálogo e da construção de soluções.
  • Saber aplicar técnicas de CNV e práticas restaurativas para melhoria de relações e clima.
  • Obter uma nova visão dos conflitos e aprender como eles podem estimular uma cultura de inovação.
 

1. Teoria básica de conflitos
  • Conceitos e dados sobre conflitos internos;
  • Espiral do conflito;
  • Diferenças entre debate, discussão e diálogo.
2. Convivência produtiva nas organizações
  • Como os relacionamentos podem gerar conflitos internos;
  • O impacto das diferenças entre os valores organizacionais e pessoais;
  • Abordagens positivas na gestão de conflitos.
3. Comunicação empática
  • Comunicação como atitude no ambiente de trabalho;
  • Empatia e autenticidade;
  • Escuta ativa;
  • 4 passos para a comunicação empática.
4. Soluções alternativas de resolução de conflitos
  • Conceitos e algumas modalidades;
  • Princípios, procedimentos e etapas;
  • Perguntas restaurativas;
  • Paráfrase e materialização de acordo.
5. Mediação Restaurativa
  • Estudo de caso;
  • Vivência dos procedimentos e etapas;
  • Simulação;
  • Possibilidades e aplicabilidade no dia a dia no trabalho.
Leia mais sobre o tema no blog

Os temas são trabalhados com técnicas dialógicas e vivenciais. Serão apresentados métodos práticos para o participante atuar no papel de mediador em situações de conflitos intraorganizacionais. A metodologia do curso permite a reflexão e a aplicação de novas formas de relacionamento no ambiente de trabalho, que valorizem a diversidade de pensamentos, a colaboração e a construção de resultados a partir do diálogo e da inovação.

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Vídeos

Benefícios-

Material impresso

Coffee break a cada intervalo

Contato com os melhores profissionais da área

Mais de 80 mil pessoas formadas

Salas de aula amplas

Voucher para restaurantes

Programa de fidelidade

Hotéis parceiros

Cursos relacionados

Consultores

Talitha Ferreira

Formada em Pedagogia, Tecnologia de Gestão de Negócios e Finanças. Pós-graduada em Psicologia Organizacional e em Administração e Marketing. É educadora, coach, mediadora, conciliadora em temas como comunicação, liderança, gestão de desempenho, clima organizacional, gestão e mediação de conflitos.

Conheça o consultor
Consultores

Kaká Rodrigues

Mestranda em administração, é especialista em análise comportamental DISC e Coaching Assessment, Master Practitioner em Programação Neurolinguística, Master Coach Sistêmico formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Também é treinadora comportamental pelo Programa de Formação em Treinamento Comportamental (IFT), mediadora de conflitos e palestrante.

Conheça o consultor