Recursos Humanos

Mediação de Conflitos

Saiba mediar conflitos e restaurar relações para construir soluções de forma colaborativa, gerando engajamento e cultura de autonomia. Valorize a diversidade de pensamentos, alcance resultados e destaque-se por promover o diálogo e a inovação.

 

A quem se destina

Profissionais de RH e líderes que buscam desenvolver cultura de autonomia, engajamento e colaboração.

Duração

16 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Conflitos fazem parte do ambiente corporativo, em que existe competitividade e pressão por resultados cada dia mais desafiadores. Os conflitos mal geridos impactam negativamente no ambiente de trabalho, com consequências indesejadas como: queda da produtividade, disputas, maior probabilidade de erros, absenteísmo, stress, comprometimento do clima organizacional e da qualidade de vida no trabalho. O curso capacita o participante com técnicas para mediar conflitos e restaurar relações, identificar pontos convergentes, construir soluções de forma colaborativa, gerando engajamento, cultura de autonomia, criatividade e valorização.

  • Atuar como mediador, realizando conciliação, conversa e mediação restaurativas, com foco na resolução de conflitos no ambiente de trabalho.
  • Compreender como sua capacidade de influência poderá te destacar em sua área de atuação.
  • Lidar efetivamente com os conflitos no ambiente de trabalho, sendo propulsionador do diálogo e da construção de soluções.
  • Saber aplicar técnicas de CNV e práticas restaurativas para melhoria de relações e clima.
  • Obter uma nova visão dos conflitos e aprender como eles podem estimular uma cultura de inovação.

1. Teoria básica de conflitos
  • Conceitos e dados sobre conflitos internos;
  • Espiral do conflito;
  • Diferenças entre debate, discussão e diálogo.
2. Convivência produtiva nas organizações
  • Como os relacionamentos podem gerar conflitos internos;
  • O impacto das diferenças entre os valores organizacionais e pessoais;
  • Abordagens positivas na gestão de conflitos.
3. Comunicação empática
  • Comunicação como atitude no ambiente de trabalho;
  • Empatia e autenticidade;
  • Escuta ativa;
  • 4 passos para a comunicação empática.
4. Soluções alternativas de resolução de conflitos
  • Conceitos e algumas modalidades;
  • Princípios, procedimentos e etapas;
  • Perguntas restaurativas;
  • Paráfrase e materialização de acordo.
5. Mediação Restaurativa
  • Estudo de caso;
  • Vivência dos procedimentos e etapas;
  • Simulação;
  • Possibilidades e aplicabilidade no dia a dia no trabalho.

Os temas são trabalhados com técnicas dialógicas e vivenciais. Serão apresentados métodos práticos para o participante atuar no papel de mediador em situações de conflitos intraorganizacionais. A metodologia do curso permite a reflexão e a aplicação de novas formas de relacionamento no ambiente de trabalho, que valorizem a diversidade de pensamentos, a colaboração e a construção de resultados a partir do diálogo e da inovação.

Benefícios-

Material impresso

Coffee break a cada intervalo

Contato com os melhores profissionais da área

Mais de 3 mil pessoas formadas

Salas de aula amplas

Voucher para restaurantes

Programa de fidelidade

Hotéis parceiros

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Consultores

Talitha Ferreira

Formada em Pedagogia, Tecnologia de Gestão de Negócios e Finanças. Pós-graduada em Psicologia Organizacional e em Administração e Marketing. É educadora, coach, mediadora, conciliadora em temas como comunicação, liderança, gestão de desempenho, clima organizacional, gestão e mediação de conflitos.

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Kaká Rodrigues

Mestranda em administração, é especialista em análise comportamental DISC e Coaching Assessment, Master Practitioner em Programação Neurolinguística, Master Coach Sistêmico formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Também é treinadora comportamental pelo Programa de Formação em Treinamento Comportamental (IFT), mediadora de conflitos e palestrante.

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