Recursos Humanos

Preparação de Mentores

Fortaleça sua posição de influência e apoie o crescimento de outras pessoas, conhecendo conceitos, técnicas e ferramentas para desenvolver as competências de um mentor. Utilizamos metodologias ativas com base em vivência e participação, simulações de sessões filmadas de Mentoring e debriefing.

Consultores: Edson Herrero

A quem se destina

Profissionais que atuam em posições de influência e empresas que querem desenvolver mentores ou programas de mentoring.

Duração

16 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Quando Ulisses foi para a Guerra de Tróia, que demoraria em torno de 27 anos, ele deixou seu filho Telêmaco aos cuidados de um grande amigo chamado mentor. A palavra mentor aparece no poema “Odisseia”, escrito por Homero. Também observamos na História outras mentorias famosas, e uma delas é a que Sócrates fez com Platão.

A Formação de Mentores é indicada para profissionais que desejam disponibilizar sua experiência e expertise auxiliando outras pessoas em seu desenvolvimento, utilizando estratégias que funcionaram e deram certo e que podem fazer o outro economizar tempo no seu aprendizado.

Desenvolver pessoas oferecendo técnicas e ferramentas para fortalecer a influência e competências de um mentor.

Apresentar os requisitos necessários para ser um mentor (competências, habilidades e atitudes).

Conhecer os principais conceitos que embasam as práticas do mentor.

Fortalecer o papel do mentor, ajudando-o com metodologias para assegurar os resultados esperados.

1. FUNDAMENTOS DE MENTORIA

  • Fundamentos da Mentoria;
  • Como estruturar um programa de Mentoria?;
  • Como identificar um Mentor?;
  • Quando definir quem precisa de Mentoria?;
  • Qual a melhor forma de integrar mentor e Mentorado?;
  • Cases e melhores práticas;
  • O que é um mentor e qual a diferença entre coach, psicólogo, professor e outros.

2. GERAÇÕES: NOVOS CENÁRIOS, NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS PROBLEMAS

  • O ciclo da vida;
  • Os desafios em tempo de intensas mudanças;
  • Gerações: como ser Mentor com tanta diversidade?;
  • Criação de vínculo e interesse entre talento e carreira;
  • A importância das escolhas. O valor das perdas;
  • Expectativas e prioridades.

3. MATURIDADE: O DESAFIO DE DESENVOLVER A MATURIDADE

  • Matriz de maturidade e controle;
  • Maturidade não é ensinada, mas sim aprendida;
  • Repertório: amplitude ou profundidade?;
  • O modelo de maturidade.

4. MENTOR: PILARES BÁSICOS PARA SUA FORMAÇÃO E PARA SER UM EXEMPLO

  • Pressupostos: Confidencialidade, Confiança, Respeito e Cumprimento;
  • Competências do Mentor: Autoconhecimento, Comunicação Interpessoal Inteligência Emocional, Liderança, Relacionamento Interpessoal, Tomada de Decisão;
  •  Atributos do Mentor: Equilíbrio, Sensatez, Senioridade Psicológica;
  • As Virtudes humanas do Mentor: Verdade, Gratidão, Boa fé, Justiça, Verdade, Transparência e Ética;
  • A Mentoria corporativa como carreira: missão ou ocupação?.

O programa é muito dinâmico e utilizamos metodologias ativas de aprendizado, organizada de forma a gerar conhecimento  com base em vivência e participação, complementado com exposição dialogada, dinâmicas de grupo, exercícios de autoconhecimento, vivências dramáticas, simulações de sessões de Mentoring (filmadas) e debriefing com base na análise do que foi produzido.

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Edson Herrero

Consultor desde: junho de 2011

Sociólogo e Psicólogo. Head das escolas de Secretariado e Assessment Center. Possui 15 anos de experiência em RH e hoje dedica-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental. Atua em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH,  processos seletivos.

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