The Infinite Loop Online: o jogo à distância que desenvolve a colaboração em equipe

Na integra

A Conquistar reuniu mais de 300 profissionais da Neoenergia em um escape game virtual.O resultado mostrou como todos podem ser mais colaborativos e engajados mesmo trabalhando remotamente

Preso em uma nave espacial, um jovem precisa ser resgatado. A liberdade só será alcançada quando um grupo desvendar os enigmas capazes de destrancar todas as portas que levam à cela. Um labirinto gigante, uma espaçonave e vários mistérios que precisam ser desvendados. Enfim, o cenário e o roteiro reproduzem uma perfeita obra de ficção científica. Porém, o objetivo aqui vai muito além de entreter a audiência. 

A meta do The Infinite Loop Online, o escape game virtual descrito acima, é proporcionar uma experiência aos participantes, ajudando-os a aprimorar suas habilidades de comunicação, colaboração e resolução de problemas. Os participantes, aliás, podem ser pessoas de uma mesma empresa, clientes, colaboradores e membros de uma família, por exemplo. 

“Foi sensacional participar de um jogo tão interativo onde pudemos trocar ideias e um ajudar o outro”.  “Trabalho em equipe para, no final, buscar um objetivo comum. É assim também na empresa”. “Estive em um grupo com uma pessoa que não tenho muito contato no dia a dia e, então, percebi o quanto ele é hábil no trabalho em equipe e focado em resolver problemas. Esses foram apenas alguns dos comentários que abarrotaram o chat da competição após os mais de 300 profissionais da Neoenergia depois de jogarem o The Infinite Loop Online. A Neoenergia, uma das maiores empresas de energia elétrica da América Latina, faz parte do Grupo Iberdrola, companhia espanhola que atua na distribuição de gás natural e na geração de energia elétrica, é considerada a 5a. marca mais valiosa da Espanha e líder mundial no setor energético. 

A Neoenergia procurou a Conquistar Jogos Vivenciais Corporativos em busca de uma atividade para melhorar o ambiente de trabalho remoto, o engajamento e o trabalho em equipe. Afinal, há mais de um ano em pandemia, os profissionais têm atuado apenas à distância. Além disso, como houveram novas contratações, muitas pessoas só se conheceram via tela do computador.  

Como funciona o jogo

Pela primeira vez Todos os profissionais das áreas financeira, legal e contábil da Neoenergia participaram do The Infinite Loop Online. Foram cerca de 85 equipes diferentes. Cada uma delas formadas por três ou quatro pessoas. A divisão dos membros ocorreu de forma aleatória. “Não existem cargos nas salas, mas colaboração”, explica Luis Zanin, sócio-diretor da Conquistar.

A partir daí, com cada um em sua casa – o jogo funciona pelo computador e não pelo celular -, as equipes tinham 65 minutos para cumprirem todos os enigmas e libertarem o prisioneiro da nave espacial. A cada nível, um membro da equipe é identificado como explorador e se encontra dentro da sala. Já os outros são identificados como guias. Da parte interna da sala, o explorador descreve os elementos que vê. Do outro lado, com um conjunto de instruções, os guias, baseados nas instruções do explorador, tentavam encontrar as pistas para a resolução do enigma. Porém, toda a equipe (explorador e guias) resolviam o enigma juntos. Desfeito o enigma, a porta se abre e os personagens trocam os papeis. Assim, sucessivamente, até o final da empreitada. Um monitor está sempre disponível para auxiliar as equipes.

Embora seja um jogo de colaboração, também é um game competitivo. Na lateral da tela, um ranking mostra a classificação das outras equipes e em qual parte do labirinto estão. O objetivo não era os mais de 300 participantes colaborarem juntamente, mas dentro de suas próprias equipes. “A meta é descobrir como a gente colabora dentro de uma equipe para trabalhar juntos e, mais importante, como levamos esta colaboração para resolver os desafios do dia a dia. Os profissionais da Neoenergia foram muito bem em pensar em formas de levar esta dinâmica de trabalho para a rotina profissional ”, diz Zanin.

Os resultados

Para o sócio da Conquistar, o objetivo foi alcançado. “Conseguimos trazer, em um momento descontraído, o pensamento de como cada um pode, mesmo remotamente, agir mais como uma equipe, trocar ideias e conhecer mais o outro. E ainda provocamos todos a pensar em como levar isso para o dia a dia, para sua equipe e seus desafios.”, analisa Zanin.

Segundo Mario José Ruiz Tagle Larrain, diretor presidente da Neoenergia, o desafio de reunir tantas pessoas em uma atividade deu bons frutos. “Foi muita coragem fazer um encontro de todo o time, não se consegue avançar na vida pessoal e profissional sozinho”, finalizou.

Cursosrelacionados

  • Gestão e Produtividade de Equipes Remotas

    Gerenciar equipes remotas e obter um bom desempenho tem sido um desafio cada vez maior. É necessário que as expectativas de desempenho estejam claras e que exista um plano de trabalho compartilhado. O curso traz ferramentas e dicas importantes para facilitar a gestão e garantir os resultados esperados. 

    Saiba mais
  • Criando Jogos para Treinamentos Corporativos

    A utilização de jogos vem se destacando como uma metodologia extremamente motivadora e engajante para o treinamento, desenvolvimento e educação nas instituições por possibilitarem que os participantes vivenciem o conteúdo a ser internalizado. Neste curso você aprenderá como construir jogos vivenciais para facilitar a internalização de conceitos e práticas na sua instituição.

    Saiba mais
  • Engajamento de Equipes Online + Palestras ao Vivo

  • Comunicação para Engajar Equipes

  • Newsletter

    Mantenha-se informado com a nossa newsletter e ganhe o e-book

    Loading
    Não se preocupe: não vamos encher o seu e-mail de spam :)