Seis dicas para identificar lideranças

Na integra

*Por Fábio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

Identificar lideranças em uma equipe de trabalho pode ser o catalizador de mudanças que aumentarão a inovação e produtividade dos negócios, além de impactar positivamente a autoestima e performance dos colaboradores. Confira algumas dicas do nosso consultor, responsável por nossa Escola de Líderes: 

1. Avalie o potencial tanto quanto o desempenho.

Claro, o desempenho é uma medida de capacidade e experiência, e é necessário identificar um líder, mas você precisa olhar além do desempenho para entender o desejo e a aptidão de um colaborador para crescer, estimular o crescimento dos outros, propor uma visão particular do trabalho, construir uma equipe e influenciar todos os níveis da organização.

O que você perceberá é que alguns de seus funcionários mostrarão alto desempenho, mas talvez não estejam preparados para serem líderes tanto quanto gostariam. Prossiga com cautela, e sempre fique atento ao potencial aliado ao desempenho na escala de liderança.

2. Avalie o potencial de influência.

Uma competência importante da liderança é a capacidade de ser mentor dos demais colaboradores. Bons líderes devem ser bons treinadores para uma equipe. As pessoas, especialmente os Millennials, gravitam ao redor dos líderes que irão treiná-los para o sucesso. Então, procure competências de treinamento e tutoria entre os funcionários.

3. Cultive seus próprios talentos internos.

O custo de manter e desenvolver sua força de trabalho é mais barato do que contratar um novo profissional. Criar programas internos de desenvolvimento de liderança é uma ótima maneira de avaliar e identificar líderes com potenciais altamente avançados. Seja específico e direcione seu desenvolvimento de liderança às necessidades dos indivíduos e da empresa.

4. Avalie com frequência.

Vivemos em uma economia global em constante mudança, por isso você precisará revisar e avaliar o talento com mais frequência do que uma vez ao ano. Para suscitar mudanças de fato no ambiente corporativo, desenvolva um processo de avaliação em tempo real. Isso pode ajudar a sua empresa a alinhar rapidamente metas de desempenho com os desejos e metas dos funcionários de alto potencial.

5. Procure evidências de inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma habilidade que deve ser estimulada em colaboradores com alto potencial de liderança. Líderes com inteligência emocional se comunicam bem, expressam seus sentimentos de forma clara e direta e têm um elevado grau de autoconsciência. Assim, conseguem avaliar situações complexas e tomar decisões baseadas em todos os dados disponíveis.

6. Avalie a resiliência.

Geralmente identificamos a resiliência depois que aceitamos uma falha e buscamos superá-la de modo diferente do que fizemos antes. A resiliência deve ser um traço mensurável, então procure identificar em sua equipe as mentes capazes de diagnosticar, por exemplo, porque um determinado problema acontece repetidamente e sugerir soluções para contorná-lo.