Nos últimos três anos, a Conquistar, empresa membro do Grupo Integração, recebeu clientes para o Game Day, evento de degustação de jogos corporativos. Neste ano, por causa do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, a Conquistar precisou inovar e promoveu o Game Day em formato virtual. “Preparamos uma jornada de quatro jogos vivenciais online com o intuito de engajar os profissionais em um cenário de trabalho remoto”, explica Luis Zanin, head da Conquistar. “O Game Day sempre foi uma oportunidade de trocar ideias e discutir possibilidades. Neste momento de incertezas, esse espírito do Game Day esteve ainda mais forte e gerou discussões riquíssimas com os clientes que participaram”, afirma.
O Game Day Online aconteceu nos dias 7, 14 e 28 de maio, e 4 de junho, durante cerca de duas horas em cada dia. Mais de 200 clientes participaram das quatro sessões, que foram gratuitas. A plataforma escolhida pela Conquistar para realizar o evento foi o Zoom. “Foi muito proveitoso! Recebemos feedbacks bastante positivos dos nossos clientes e abrimos essa nova possibilidade de realizar jogos corporativos online de maneira divertida e envolvente”, diz Zanin.
Jogo 1: The Infinite Loop
O primeiro jogo do Game Day Online foi o The Infinite Loop. Adaptação do sucesso internacional da Catalyst Global Team Building a maior rede de jogos corporativos do mundo, da qual a Conquistar faz parte — , The Infinite Loop leva os participantes, divididos em equipes, a resgatar um jovem preso em uma nave alienígena.
Lançado em 2018 durante a convenção da Catalyst na África do Sul, The Infinite Loop utiliza, originalmente, óculos de realidade virtual. No contexto do Game Day Online, o jogo aconteceu sem os óculos, mas permaneceu com o princípio de deixar um participante dentro de um ambiente virtual, enquanto os demais recebiam informações fragmentadas e tentavam desvendar o enigma. “O Infinite Loop é um jogo muito interessante para trabalhar a gestão de equipes remotas. Uma pessoa lidera o time e deve passar informações precisas para que o grupo consiga chegar ao resultado esperado. Após resolver esse desafio, um novo é apresentado e uma outra pessoa lidera de modo que, ao fim do jogo, todos tenham exercido os papéis de líderes e liderados. Um jogo, portanto, bem interessante no contexto com tanta gente trabalhando remotamente”, diz Zanin.
Jogo 2: Beat the Box
Os participantes do Game Day tiveram a chance de experimentar a versão online de um dos principais jogos do catálogo da Conquistar. Eles se organizaram em grupos de agentes de campo e de inteligência. Cada grupo teve acesso a informações complementares para resolver cinco fases de desafios.
O Beat The Box enfoca o conceito de competição, mas há a necessidade de compartilhar informações entre as equipes. Além disso, o jogo destaca a inteligência emocional, levando os participantes a refletir sobre como atuam em momentos de pressão.
Assim como o Infinite Loop, o Beat the Box é um jogo de escapada. Mas um dos seus pontos altos é que ele pode ser customizado de forma a deixar os desafios bastante relacionados com a realidade e os objetivos da empresa.
Jogo 3: Peak Performance
Levar clientes ao topo do Monte Everest e trazê-los de volta em segurança. Esse é o roteiro central do Peak Performance, terceiro jogo aplicado no Game Day Online. Nesse jogo, a execução das estratégias mudam o tempo todo, tornando cada vez mais desafiadora a missão de cuidar bem dos clientes. Estratégia e tomada de decisão a distância são duas competências bem trabalhadas pelo Peak Performance. “Esse jogo é uma espécie de simulador em que o participante tem de avaliar diversas variáveis como se estivesse em uma situação real”, explica Zanin. “Para levar clientes até o topo do Everest e conseguir trazê-los de volta são e salvos, o participante precisa pensar em todos os detalhes nas diferentes zonas da montanha, além de ter de prestar atenção no clima para não ficar preso em uma nevasca. É preciso, portanto, um planejamento bem feito”, completa.
Jogo 4 – Go Team — Jornada de Venda
Nessa versão do Go Team, voltada para vendas, equipes assumem diferentes papéis com foco na tomada de decisões comerciais. Ela foi a última atividade do Game Day Online e levou os participantes a uma jornada que incluía desde definir mercado de atuação, público-alvo, perfil dos clientes, valor de venda, até o planejamento das abordagens de negociação e estratégia comercial.
Os participantes tiveram a chance de simular situações de venda. Para ler as reações do cliente frente a um produto, a equipe da Conquistar colocou elementos de microexpressões faciais, uma forma de ajudar os participantes, no papel de vendedores, a pensar na argumentação, nos atributos e benefícios do produto a ser vendido. “Conseguimos colocar todos os participantes para praticarem uma venda e se avaliarem. Todos puderem assistir e pontuar uns aos outros nas simulações”, conta Zanin.
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