Para o líder, ter uma equipe dos sonhos não é somente um ideal para sua satisfação pessoal. É uma forma objetiva de melhorar a produtividade e os resultados. Mas construir esta equipe exige atitude e determinação. Em primeiro lugar, o líder precisa refletir:
- Quais investimentos foram feitos até hoje para que os meus subordinados formem um time?
- Será que eu costumo investir tempo e esforço para construir uma verdadeira equipe? O que eu faço de importante neste aspecto?
- Como seriam os resultados se eu tivesse uma equipe dos sonhos?
Um por todos e todos por um.
Outras coisas também devem ser enfatizadas. É preciso que os colaboradores tenham consciência das vantagens do trabalho em equipe, da complementaridade e interdependência que o processo produtivo impõe. Naturalmente, isso deve ser trabalhado até que todos tenham um bom nível de absorção. Junte-se a isso a disposição de compartilhar objetivos, decisões, responsabilidades e resultados.
É indispensável que todos tenham a definição clara desses objetivos e resultados, individuais e em grupo, que precisam ser alcançados. E que o líder faça uma avaliação constante de todo o processo.
Em um time de sucesso, existe sempre a percepção de que o fracasso de um pode significar o fracasso de todos. Por isso, no trabalho de construção da equipe dos sonhos, o aprimoramento das relações interpessoais e a valorização da comunicação são fundamentais.
Um desafio permanente.
A equipe dos sonhos apresenta 20 características que podem ser potencializadas por meio de ações e atividades específicas de reforço. O líder deve colocar essas ações em prática de acordo com o perfil da sua equipe. E também pode envolver o time no dimensionamento do que vai ser feito. Vamos às características:
- Trabalhar em torno de um objetivo comum.
- Desenvolver as habilidades dos seus integrantes.
- Usar eficientemente os talentos disponíveis.
- Acolher as diversidades.
- Oferecer melhorias contínuas.
- Ter princípios positivos e pactuados.
- Agir efetivamente e produzir resultados.
- Aceitar críticas e elogios como uma possibilidade de crescimento.
- Cooperar ao invés de competir.
- Aceitar positivamente as ideias de cada um.
- Não desviar dos seus objetivos.
- Utilizar os recursos sabiamente.
- Comunicar-se abertamente.
- Atuar com transparência e ética.
- Ensinar e aprender uns com os outros.
- Resolver os conflitos efetivamente.
- Admitir imposições de forma produtiva.
- Aceitar desafios de maneira empreendedora.
- Dividir as honras dos seus feitos.
- Celebrar seu sucesso.
Colocar tudo isso em prática é um desafio invencível para o líder? Keep calm, estamos falando de uma equipe dos sonhos. A liderança deve escolher as características mais importantes e trabalhar todas elas gradativamente, acompanhando a evolução. Construir uma equipe é um desafio permanente, tenha sempre isso em mente. O desempenho e os resultados mostram que vale a pena.
Fabio Eltz é professor da Integração Escola Negócios, onde ministra o curso PDL – Programa de Desenvolvimento de Liderança. Clique aqui e conheça o programa do curso.