Accountability está em seu comportamento?

Na integra

Accountability

Realize o teste de Accountability e descubra se a transparência, o senso de responsabilidade e o comprometimento fazem parte da sua forma de liderar 

Por Fabio Eltz, psicólogo e head das Escolas de Liderança e Comunicação da Integração

Se você pensa no termo accountability apenas como um meio relacionado à prestação de contas dos funcionários e de controle interno da empresa, precisa rever e atualizar urgentemente seus conceitos. Gestores bem-sucedidos já têm uma visão muito mais ampla e moderna sobre esse conteúdo. Um líder com accountability no comportamento, entre tantas missões, está focado na execução transparente de tarefas, metas e objetivos, se preocupa em responsabilizar todos os liderados pelos resultados alcançados, incentiva a proatividade e, claro, também presta contas.

Essas características fazem parte da sua liderança? Fabio Eltz, psicólogo e head das Escolas de Liderança e Comunicação da Integração, desenvolveu um teste para você descobrir se accountability está em seu comportamento.

Responda às perguntas abaixo, some o número de acertos e confira o resultado. Se descobrir que ainda precisa evoluir no quesito accountability, pense na possibilidade de se inscrever no curso Coordenadores e Supervisores: Vencendo Desafios da Primeira Liderança.

1. Naqueles dias complicados em que as coisas dão errado ou não saem como o planejado, você…

a) … identifica o que estava fora de seu controle como problemas da equipe, os processos da empresa, a economia ou o país, para depois arrumar as coisas. 

b) … associa os resultados insatisfatórios e os problemas com algumas pessoas ao seu redor, como o diretor, os colegas, a equipe e até os clientes.  

c) … assume que perdeu o controle e falhou, buscando logo descobrir o que fazer para agir corretamente na próxima vez. 

2. Ao analisar a própria carreira, você pensa mais…

a) … na sua reação diante dos desafios e em como reverteu situações desfavoráveis para positivas. 

b) … nas oportunidades que teve – incluindo as que aproveitou e perdeu, mapeando as circunstâncias e dificuldades. 

c) … nas dificuldades para alcançar cada um dos patamares que atingiu e nos grandes impedimentos de progresso. 

3. Quando avaliam você como líder, você…

a) … recebe a avaliação com serenidade. E, depois, filtra somente os aspectos que fazem sentido para você. 

b) … pensa em todos os aspectos que acredita serem dignos de avaliação e procura melhorá-los antes mesmo de receber feedback do superior. 

c) … identifica os motivos pelos quais teve determinado desempenho. 

4. Como enxerga a área ou atividade que está sob sua responsabilidade? 

a) Como um trabalho que deve ser realizado, considerando as dificuldades da empresa e do mercado. 

b) Como uma parte da empresa em que você trabalha, sendo que os resultados estão vinculados a diversos fatores que fogem de seu controle. 

c) Como um negócio que está sob sua responsabilidade e que você deve fazer atingir as metas esperadas da melhor maneira possível. 

5. Sobre a visibilidade de desempenho e resultados na liderança, como costuma agir?

a) Você enfatiza os acertos e sucessos obtidos, divulgando uma imagem de desempenho a seu favor.

b) Você assume os erros e as medidas tomadas para resolvê-los, dando ênfase ao aprendizado. 

c) Você procura justificativas para os problemas que ocorreram enquanto destaca os pontos positivos de seu desempenho.

Confira as respostas dadas por alguém com accountability no comportamento. Em seguida, some os acertos e veja o feedback:

Pergunta 1: letra C

Pergunta 2: letra A

Pergunta 3: letra B

Pergunta 4: letra C

Pergunta 5: letra B

FEEDBACK PARA RESULTADOS COM ACCOUNTABILITY

Até 2 acertos. 

Você precisa assumir mais responsabilidade e se comprometer mais pelas consequências. Caso contrário, você terá dificuldades em crescer na carreira. O curso Coordenadores e Supervisores: Vencendo Desafios da Primeira Liderança pode ajudar você a melhorar esse feedback.

3 acertos

Parece que você está no caminho certo para ser um profissional com accountability. Lembre que o mercado valoriza muito esta característica e que você pode se desenvolver ainda mais. 

4 ou mais acertos.

Parabéns! Você tem a disposição para aceitar responsabilidade e dar conta de suas ações. Este posicionamento firme valoriza todo seu conhecimento e experiência. Em nosso Perfil no Instagram oferecemos diversas dicas para líderes.  

Cursosrelacionados

  • Coordenadores e Supervisores: Vencendo Desafios da Primeira Liderança

    Há cargos que exigem muito, por eficiência técnica ou pela própria gestão. Desenvolva as 7 competências, ferramentas importantes que começam pela liderança e trabalham engajamento, comunicação, feedback, inteligência emocional e gestão do tempo, além do foco em resultados e alinhamento do líder ao ambiente.

    Leia mais sobre o tema no blog

    Saiba mais