Nesta semana, vamos falar aqui no blog de um assunto diferente. A parceria que a Integração desenvolveu com o Buscapé Company, a única empresa de internet brasileira que é líder mundial em seu setor: a comparação de preços. Contando com mais de 20 áreas de negócios e cerca de 1.000 colaboradores espalhados pelo Brasil, África do Sul, Itália, República Tcheca e diversos países da Europa, o Buscapé sempre apoiou o empreendedorismo e é uma das organizações mais inovadoras do Brasil.
Para ajudar a gente nesta tarefa, convidamos Helen Prezotto, da Integração Escola de Negócios, e Marianne Herrero, do Buscapé. Leia e faça suas comparações.
Blog: “Como se desenvolveu esta parceria?
Marianne: Em julho de 2014 tínhamos uma demanda aqui no Buscapé: desenvolver e capacitar colaboradores de média liderança. Como já conhecíamos o trabalho de consultoria da Integração, conversamos e fechamos a parceria.”
Blog: “Por que o treinamento escolhido foi baseado no PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes? ”
Marianne: “Realizamos Assessment com mais de 50 líderes. De acordo com essas conversas, os GAP´s de liderança identificados estavam totalmente alinhados com a proposta de competências e temas a desenvolver no PDL.”
Blog: “Como a pesquisa oficial da Great Place to Work ajudou no Treinamento? “
Helen: ” O PDL no Buscapé Company começou em setembro de 2014, há um mês da pesquisa oficial Great Place to Work. Esta pesquisa mostrou como os colaboradores avaliavam a empresa nos mínimos detalhes até aquele momento, em itens como: Comunicação, feedback, relacionamento, reconhecimento e desenvolvimento.
O PDL envolve 5 módulos. Às vésperas do 4º módulo, a organização aplicou nova pesquisa, desta vez interna, não- oficial, mas tão ética e profissional quanto a anterior. Nesta pesquisa, as questões relacionadas com os temas citados acima ganharam percentuais de satisfação excepcionais: de 56% para 71%. Quando recebemos esta notícia, ficamos muito felizes em fazer parte desse resultado. Afinal, nosso objetivo foi cumprido. Além disso, identificamos o quanto valeria a pena investir ainda mais naquele público. A parceria foi perfeita!”
Marianne: “A maioria das questões do GPTW com nota abaixo de 70 são relacionadas à liderança e à gestão de pessoas. Esse indicador foi crucial para definirmos o foco do nosso trabalho em 2014: desenvolver este público para termos êxito no clima dos colaboradores.”
Blog: ” O foco do treinamento foi trabalhar os desafios e competências dos líderes. Como isso foi feito? “
Helen: “O Programa envolveu 5 módulos: O papel do líder de pessoas, processos e metas; autoconhecimento e desenvolvimento; comunicação e feedback; Líder coaching; Planejamento e foco para resultados. Todos com o objetivo de desenvolver líderes, mesmo que alguns colaboradores sejam líderes de processos e não de pessoas, a partir das competências Buscapé. Também trabalhamos para criar uma cultura de feedback, identificação e desenvolvimento de talentos, valorizando o melhor de cada um. “
Marianne: “Customizando o treinamento. Trazendo práticas de mercado para fazermos um “de para”. Com exercícios de reflexão, discussões e compartilhamento de conceitos e ferramentas que sejam aplicáveis no dia a dia. “
Blog: “Quais as conclusões e resultados?”
Helen: “Acredito que este PDL foi o primeiro passo, concluído com muito sucesso, para a caminhada que a empresa iniciou em 2014. Os participantes foram ótimos! Envolveram-se em todos os módulos, com excelência! Agora é preciso manter esse “gás”! “
Marianne: “O nível de satisfação dos cargos de coordenação e gerência subiu de 56 (GPTW 2013) para 71 (pesquisa de clima parcial interna). Notamos que muitas questões relacionadas à comunicação, feedback, relacionamento, reconhecimento e desenvolvimento melhoraram substancialmente. Foi um programa que teve resultados excelentes! Uma parceria super bem sucedida! “
Para saber mais sobre o PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes clique aqui.