Faltava clareza, assertividade. Mas como transformar a forma como o time de gestão de riscos e compliance estrutura seus relatórios empresariais? Com uma experiência totalmente personalizada, focada em melhorar a comunicação da área como um todo.
A área de gestão de riscos e compliance de uma empresa tem nas mãos o desafio constante e delicado de estar sempre buscando maneiras de garantir a integridade e continuidade das operações de uma empresa. Suas funções incluem acompanhar e lidar com as oscilações de um negócio, além de observar, planejar e organizar vários setores da companhia, sempre visando os valores da empresa.
Neste contexto, se comunicar bem e saber falar de maneira clara e objetiva com as mais diversas áreas é essencial. Com isso em mente, o RH de uma grande farmacêutica nos procurou em 2020 com a seguinte demanda: diretrizes e um direcionamento adequado para que a área de gestão de riscos e compliance da empresa conseguisse elaborar relatórios empresariais mais claros e funcionais, além de implementar melhorias na comunicação do time como um todo. Estava lançado o desafio!
O treinamento presencial virou 100% digital
Em um primeiro momento, a intenção do cliente era investir em um curso presencial. O problema, claro, era a pandemia. Funcionando e operando em um contexto de distanciamento social, sugerimos migrar a experiência para o ambiente on-line. Havia, no entanto, um receio de que a entrega no digital não se equiparasse aos resultados do curso presencial. Assim, nosso desafio era, além de entregar a solução desejada pelo cliente, montar uma experiência on-line totalmente personalizada para um público não habituado a treinamentos virtuais.
Como transformar a comunicação escrita de uma empresa?
Depois de muitas conversas e alinhamentos para criar um produto personalizado e com a cara do cliente, chegamos a uma conclusão: o ideal seria customizar nosso curso online de Redação Empresarial para atender às necessidades específicas de todo o time da área de gestão de riscos e compliance. Para nós, era essencial, antes de tudo, mostrar e provar ao cliente a importância de se ter bons comunicadores na empresa.
O problema específico do cliente
As áreas de risco e compliance de uma empresa lidam o tempo todo com desafios de comunicação e é essencial que os relatórios empresariais tenham uma linguagem clara, simples e direta. Mais do que isso, havia a necessidade de padronizar minimamente a comunicação escrita entre os vários colaboradores da área, muito diversos entre si.
De um lado, pessoas jovens acabam se comunicando de maneira informal demais, com gírias e muitos erros de português e, do outro, profissionais de outras áreas como, por exemplo, do direito ou de tecnologia, lançam mão de um uma escrita complicada, técnica e prolixa, que quase ninguém entende. Com isso, inúmeros relatórios eram reescritos e, mesmo assim, acabavam não comunicando o necessário.
Um trabalho cocriado entre nós, o cliente, e uma professora superstar
Ao entender toda a problemática da empresa, foi importante mostrar para o cliente que o bom comunicador não pode dar margem à dúvida, tem que ser claro, conciso e direto. Para resolver esse desafio e quebrar essas barreiras entre áreas, a farmacêutica precisava de um time treinado e capacitado para se comunicar por e-mail, textos em geral e com plena capacidade de produzir relatórios empresariais efetivamente úteis, diminuindo o número de edições, retrabalhos e otimizando o dia a dia de todos.
Para isso, estruturamos toda uma trajetória de aprendizagem para os alunos, a partir do nosso curso de redação, que foi redesenhado para atender as necessidades específicas do cliente.
E, para fechar o projeto com chave de ouro, trouxemos Vivien Chivalski para o nosso time. A redatora, que também é consultora empresarial e coaching em comunicação, ações de transição e mudanças, nos ajudou a elaborar uma experiência totalmente exclusiva, trazendo elementos essenciais para dialogar justamente com a dificuldade da elaboração de relatórios empresariais mais claros e objetivos.
Nos encontros online, não só mostramos aos alunos como redigir relatórios empresariais com mais clareza, assertividade e força narrativa, mas também acrescentamos ao escopo uma aula inteira com dicas para escrever corretamente.
O resultado?
Definitivamente um case de sucesso. A praça de aprendizagem e as aulas ao vivo foram essenciais para estreitar o contato com os alunos e entender todos os pontos de atenção. Depois de 20 dias, realizamos mais uma sessão de duas horas para resgatar os últimos pontos importantes, analisar textos propostos e tirar as dúvidas finais dos participantes, que puderam aplicar na prática os conceitos aprendidos.
Com isso, concluímos o treinamento e vamos mais um grupo de profissionais prontos para se comunicarem ainda melhor – o que fará a diferença não só nos relatórios empresariais que produzirem, mas em toda a sua carreira daqui para a frente.
E nosso cliente pôde comprovar o que já suspeitava: a chave do sucesso está mesmo na boa comunicação.
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