O cliente queria relatórios empresariais mais claros. Nós melhoramos a comunicação da área como um todo

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Redação Empresarial

Faltava clareza, assertividade. Mas como transformar a forma como o time de gestão de riscos e compliance estrutura seus relatórios empresariais? Com uma experiência totalmente personalizada, focada em melhorar a comunicação da área como um todo.

A área de gestão de riscos e compliance de uma empresa tem nas mãos o desafio constante e delicado de estar sempre buscando maneiras de garantir a integridade e continuidade das operações de uma empresa. Suas funções incluem acompanhar e lidar com as oscilações de um negócio, além de observar, planejar e organizar vários setores da companhia, sempre visando os valores da empresa.

Neste contexto, se comunicar bem e saber falar de maneira clara e objetiva com as mais diversas áreas é essencial. Com isso em mente, o RH de uma grande farmacêutica nos procurou em 2020 com a seguinte demanda: diretrizes e um direcionamento adequado para que a área de gestão de riscos e compliance da empresa conseguisse elaborar relatórios empresariais mais claros e funcionais, além de implementar melhorias na comunicação do time como um todo. Estava lançado o desafio!

O treinamento presencial virou 100% digital

Em um primeiro momento, a intenção do cliente era investir em um curso presencial. O problema, claro, era a pandemia.  Funcionando e operando em um contexto de distanciamento social, sugerimos migrar a experiência para o ambiente on-line. Havia, no entanto, um receio de que a entrega no digital não se equiparasse aos resultados do curso presencial. Assim, nosso desafio era, além de entregar a solução desejada pelo cliente, montar uma experiência on-line totalmente personalizada para um público não habituado a treinamentos virtuais.

Como transformar a comunicação escrita de uma empresa?

Depois de muitas conversas e alinhamentos para criar um produto personalizado e com a cara do cliente, chegamos a uma conclusão: o ideal seria customizar nosso curso online de Redação Empresarial para atender às necessidades específicas de todo o time da área de gestão de riscos e compliance. Para nós, era essencial, antes de tudo, mostrar e provar ao cliente a importância de se ter bons comunicadores na empresa.

O problema específico do cliente 

As áreas de risco e compliance de uma empresa lidam o tempo todo com desafios de comunicação e é essencial que os relatórios empresariais tenham uma linguagem clara, simples e direta. Mais do que isso, havia a necessidade de padronizar minimamente a comunicação escrita entre os vários colaboradores da área, muito diversos entre si. 

pessoa com pilha de papeis

De um lado, pessoas jovens acabam se comunicando de maneira informal demais, com gírias e muitos erros de português e, do outro, profissionais de outras áreas como, por exemplo, do direito ou de tecnologia, lançam mão de um uma escrita complicada, técnica e prolixa, que quase ninguém entende. Com isso, inúmeros relatórios eram reescritos e, mesmo assim, acabavam não comunicando o necessário.

Um trabalho cocriado entre nós, o cliente, e uma professora superstar

Ao entender toda a problemática da empresa, foi importante mostrar para o cliente que o bom comunicador não pode dar margem à dúvida, tem que ser claro, conciso e direto. Para resolver esse desafio e quebrar essas barreiras entre áreas, a farmacêutica precisava de um time treinado e capacitado para se comunicar por e-mail, textos em geral e com plena capacidade de produzir relatórios empresariais efetivamente úteis, diminuindo o número de edições, retrabalhos e otimizando o dia a dia de todos.

pessoas no computador em vídeo chamada

Para isso, estruturamos toda uma trajetória de aprendizagem para os alunos, a partir do nosso curso de redação, que foi redesenhado para atender as necessidades específicas do cliente.

E, para fechar o projeto com chave de ouro, trouxemos Vivien Chivalski para o nosso time. A redatora, que também é consultora empresarial e coaching em comunicação, ações de transição e mudanças, nos ajudou a elaborar uma experiência totalmente exclusiva, trazendo elementos essenciais para dialogar justamente com a dificuldade da elaboração de relatórios empresariais mais claros e objetivos. 

Nos encontros online, não só mostramos aos alunos como redigir relatórios empresariais com mais clareza, assertividade e força narrativa, mas também acrescentamos ao escopo uma aula inteira com dicas para escrever corretamente. 

O resultado?

Definitivamente um case de sucesso. A praça de aprendizagem e as aulas ao vivo foram essenciais para estreitar o contato com os alunos e entender todos os pontos de atenção. Depois de 20 dias, realizamos mais uma sessão de duas horas para resgatar os últimos pontos importantes, analisar textos propostos e tirar as dúvidas finais dos participantes, que puderam aplicar na prática os conceitos aprendidos.

Com isso, concluímos o treinamento e vamos mais um grupo de profissionais prontos para se comunicarem ainda melhor – o que fará a diferença  não só nos relatórios empresariais que produzirem, mas em toda a sua carreira daqui para a frente.

E nosso cliente pôde comprovar o que já suspeitava: a chave do sucesso está mesmo na boa comunicação.

Para saber mais sobre o tema, inscreva-se no curso Redação Comercial. Em nosso Perfil no Instagram oferecemos vários conteúdos relacionados com Comunicação.  

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