Como o ChatGPT pode ser útil no dia a dia do RH

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É inevitável que profissionais e empresas, das mais diversas áreas, não falem sobre ChatGPT. Afinal, dos receios de substituição de trabalhadores aos elogios às maneiras em que pode aumentar a produtividade, a ferramenta de inteligência artificial (IA) pode ser o maior avanço tecnológico desde a invenção do computador pessoal, há várias décadas.

Ele certamente irá mudar a forma como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm cuidados de saúde e se comunicam umas com as outras. Indústrias inteiras serão orientadas em torno de suas possibilidades e empresas se distinguirão pela forma como o utilizam.

Inclusive, algumas já começaram. Morgan Stanley, PwC e Stripe já estão testando chatbots de IA para tornar os processos de trabalho mais eficientes. Sem contar o número de funcionários em milhares de empresas que já usam o ChatGPT com ou sem o conhecimento do chefe.

Se você é da área de RH e, ou resistiu ao uso do ChatGPT ou já o experimentou avidamente em sua função, neste artigo trazemos uma visão aprofundada de como ele pode agilizar tarefas repetitivas – e quais riscos você pode correr se depender demais dele, além das questões éticas de seu uso.

 

O que é ChatGPT?

ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem impulsionada por tecnologia de IA que permite que você tenha conversas semelhantes às humanas e muito mais com o chatbot. O modelo de linguagem pode responder perguntas e ajudá-lo em tarefas, como redigir e-mails, redações e códigos.

ChatGPT foi criado pela OpenAI, uma empresa de IA e pesquisa que lançou o ChatGPT em 30 de novembro de 2022. A organização também é responsável pela criação do DALL-E 2, um popular gerador de arte de IA, e do Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala.

 

Como funciona o ChatGPT?

ChatGPT é executado em uma arquitetura de modelo de linguagem criada pela OpenAI chamada Generative Pre-trained Transformer (GPT). 

Modelos generativos de IA desse tipo são treinados em grandes quantidades de informações da Internet, incluindo sites, livros, artigos de notícias e muito mais. Além disso, este modelo de linguagem foi ajustado usando aprendizagem supervisionada e também aprendizagem por reforço. O uso de Aprendizado por Reforço com Feedback Humano (RLHF) é o que torna o ChatGPT especialmente único.

 

O que o ChatGPT pode fazer pelo RH?

Não é nenhum segredo que a IA se tornará parte das funções da área de Recursos Humanos. Inclusive, o aumento contínuo e a implementação de RH algorítmico para contratação, demissão e treinamento de funcionários segue sendo uma tendência.

Aqui, algumas vantagens que a IA pode trazer para os profissionais de RH, se usada corretamente:

 

Eliminação de tarefas repetitivas
Os profissionais de RH muitas vezes lidam com tarefas administrativas repetitivas, como responder a dúvidas comuns dos funcionários, agendar entrevistas ou atualizar registros de funcionários. O ChatGPT pode atender consultas de rotina, fornecendo informações aos profissionais e também aos funcionários de RH para que a área possa se concentrar em atividades mais estratégicas.

 

Melhorar o envolvimento dos funcionários
O ChatGPT pode fornecer respostas personalizadas às perguntas dos funcionários, oferecer orientações sobre políticas e benefícios da empresa e facilitar a comunicação entre o RH e os colaboradores. O ChatGPT também pode auxiliar no desenvolvimento pesquisas dentro de iniciativas de engajamento dos funcionários.

 

Ajudar na redução da rotatividade
O ChatGPT pode ajudar a identificar possíveis motivos para a rotatividade de funcionários, analisando dados quantitativos de RH, como entrevistas de desligamento, pesquisas com funcionários ou feedback. Ele pode identificar padrões, detectar temas comuns e destacar áreas potenciais para melhoria. Esta análise pode ajudar os profissionais de RH a tomar medidas proativas para resolver problemas, melhorar a satisfação dos funcionários e reduzir a rotatividade.

 

Aceleração a busca por talentos
O ChatGPT pode ajudar na aquisição de talentos, selecionando e avaliando currículos ou inscrições de candidatos. Ele pode analisar descrições de cargos e combiná-las com candidatos relevantes, economizando tempo e esforço dos profissionais de RH. Também pode ajudar na formulação de perguntas de triagem e entrevista.

 

Análise de dados qualitativos de RH para identificar tendências e oportunidades
Os departamentos de RH geralmente coletam dados qualitativos por meio de feedback dos funcionários, análises de desempenho ou avaliações culturais. Assim, o ChatGPT pode analisar esses dados para identificar tendências, padrões e oportunidades potenciais de melhoria. Além disso, o ChatGPT pode fornecer aos profissionais de RH insights valiosos e permitir a tomada de decisões baseada em dados, processando e resumindo rapidamente grandes quantidades de dados.

Em resumo, o ChatGPT pode oferecer múltiplas (e potencialmente inexploradas) oportunidades de aplicação para RH em recrutamento, integração, treinamento, chatbots de RH, gerenciamento de desempenho e conformidade.

 

3 exemplos de como o ChatGPT pode ajudar o RH no dia a dia

 

Aqui estão alguns exemplos de consultas que você pode experimentar no ChatGPT:

 

Descrição do cargo: Escreva uma descrição para um cargo de consultoria interna de RH. A descrição do trabalho deve incluir uma lista de responsabilidades e uma de qualificações necessárias, além de remuneração e benefícios.

Depois de receber a resposta da IA com a descrição do trabalho, acrescente:

 

Mídia social: escreva uma postagem nas redes sociais resumindo a descrição do trabalho para o Facebook. Torne-o interessante e direcionado a profissionais de RH em nível sênior.

 

Perguntas da entrevista: crie uma lista de perguntas da entrevista. O gerente de contratação está entrevistando candidatos para um cargo que exige cinco anos de experiência no setor de serviços.

 

Preparação para entrevista: atue como candidato a emprego em uma entrevista. Eu sou o entrevistador e farei perguntas relacionadas à posição generalista de RH. Você responde como candidato. Responda apenas uma pergunta por vez (faça as perguntas indicadas na consulta anterior).

Este é apenas um possível uso do ChatGPT no RH. Mas, vale ressaltar: toda e qualquer resposta a qualquer solicitação exige uma revisão humana e não deve ser considerada exatamente como é apresentada. Na verdade, deve-se sempre presumir que uma certa quantidade de revisões serão necessárias até chegar a um tom que corresponda à marca da sua organização. Além disso, o olhar humano garante que detalhes específicos da situação sejam colocados e erros sejam corrigir.

 

Como usar o ChatGPT de forma ética e segura no RH

Ao decidir quais informações você deve usar para solicitar o ChatGPT, tenha uma premissão sempre em mente: não compartilhe nada que você não compartilharia publicamente.

Isso inclui qualquer informação sensível ou confidencial. Ou seja, tudo bem pedir ao ChatGPT para escrever uma descrição de cargo, mas fornecer detalhes sobre uma alegação de assédio ou informações sobre a licença de um colaborador devido a um problema médico, talvez seja melhor não colocar no sistema.

Assim, compartilhar com o ChatGPT informações regulamentadas, como detalhes pessoais, de saúde ou de pagamento pode violar os regulamentos de conformidade. Isso porque o chatbot aprende com informações digitadas, copiadas e coladas na caixa de prompt. Dessa forma, as informações são armazenadas como parte do processo de aprendizagem do ChatGPT, o que significa que ele pode expor informações confidenciais mesmo que a cópia original seja excluída.

Isso significa que se alguém inserir informações confidenciais – incluindo segredos comerciais, planos de fusão ou demissão ou problemas específicos de desempenho de funcionários – qualquer pessoa poderá perguntar ao ChatGPT sobre isso, e a IA poderá usar essas informações em suas respostas.

Assim, é importantíssimos que o RH crie uma política ChatGPT para funcionários. Considerando que cada vez mais colaboradores usam o ChatGPT – muitos secretamente -, é importante desenvolver uma política sobre, por exemplo, “como usar o ChatGPT com segurança”, vvoltada para os colaboradores. 

Por fim, para garantir mais ética e segurança no uso do ChatGPT, o RH deve consultar o departamento jurídico e de TI (ou um especialista externo em segurança cibernética). Afinal, trata-se de um território desconhecido, o que pede assessoria de pessoas que entendem dos riscos e dos protocolos de segurança.

 

Empregos de RH que o ChatGPT não poderá substituir

Por mais que o ChatGPT e outras aplicações de IA possam facilitar a vida dos profissionais de RH, há certas coisas que ele não conseguirá absorver. Aqui estão alguns exemplos:

 

Fornecer suporte emocional aos funcionários
ChatGPT é adequado para assumir o suporte operacional. No entanto, nunca será capaz de substituir o toque humano ou proporcionar compaixão. Nem será capaz de dar apoio emocional ou ter empatia. Por exemplo, quando um funcionário tem um problema com um colega de trabalho ou gerente, ou quando é preciso intervir para ajudar colaboradores a manterem um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

 

Desenvolver estratégias e impulsionar mudanças
Embora a ferramenta orientada por IA possa ajudar a escrever (partes de) uma estratégia, ela não será capaz de criar e implementar uma. Isto também é verdade quando se trata de promover mudanças. Dessa forma, o ChatGPT pode desempenhar um papel de apoio na criação de mudanças organizacionais, mas a mudança ainda precisará ser implementada pela equipe.

 

Moldar a cultura organizacional
O RH é fundamental para moldar a cultura da empresa e influenciar a liderança. Como tal, são responsáveis por alinhar gestores e colaboradores com a cultura, promover um sentido de propriedade e manter a responsabilidade em todos os níveis da empresa. Assim, várias outras atividades continuarão a ser da responsabilidade do RH, como a gestão de ecossistemas de força de trabalho, a redefinição de estratégias de trabalho remoto e híbrido, a criação de organizações orientadas para um propósito e a remodelação da aprendizagem no local de trabalho.

 

Em resumo

Os profissionais de RH devem considerar três fatores ao determinar o que o ChatGPT pode ou não fazer: conhecimento, contexto e formato. Ou seja, embora a IA tenha uma enorme quantidade de conhecimento à sua disposição, falta-lhe contexto. Como tal, qualquer coisa que exija uma compreensão profunda do contexto (estratégia e cultura, por exemplo) está além de suas capacidades.

No entanto, para tarefas repetitivas – que roubam tempo precioso que poderia ser dedicado a questões estratégicas -, análise de dados e compartilhamento de informações, o ChatGPT pode ser um grande aliado no dia a dia do profissional do RH.