Ebook traz os tipos de estratégias de negociação

Na integra

Existe um tipo de estratégia a ser usada em cada momento de uma negociação. Então, para ajudá-lo a entender melhor o tema, preparamos um ebook que explica os 9 tipos de estratégias de negociação. São eles:

Cooperativa

Essa estratégia é aplicada nas situações em que as partes envolvidas na negociação acreditam que a soma de esforços vai trazer ótimos resultados para todos. Ou seja, ela se baseia no ganha-ganha.

Institucional

Nessa estratégia, o negociador não é uma pessoa física. Isto é, ele representa alguma instituição, como uma empresa, por exemplo, um papel social (pai ou não, professor, cidadão, consumidor, juiz, chefe etc) ou uma organização (como um condomínio, associação ou partido).

Pessoal

Envolver-se pessoalmente na busca de possibilidades de acordo para atender às necessidades de todos os lados faz parte da estratégia pessoal da negociação.

Competitiva

Essa estratégia se aplica a situações em que definitivamente apenas uma das partes pode ganhar. Ou seja, aqui o ganha-ganha não tem vez.

Impacto

Já essa estratégia consiste em colocar logo no começo da negociação uma série de demandas muito elevadas ou propostas ousadas, inéditas, surpreendentes.

Grupal

Negociar em grupo pode ser uma estratégia muito eficaz quando a complexidade do tema exige uma equipe de especialistas em várias áreas. Por exemplo, especialistas em finanças, produção, legislação, marketing, recursos humanos, contabilidade, economia e outras.

Gradual

Nessa estratégia, avançamos aos poucos, mas com grande determinação, visando alcançar objetivos muito ambiciosos.

Acomodação

Entrar na negociação com a perspectiva de acomodar as coisas é próprio de situações em que o negociador não tem objetivos e metas claras. Ou está tentando um primeiro contato, investindo nas possibilidades futuras, ou ainda, está apenas buscando mais informações sobre a outra parte, explorando alternativas.

Vantagem

Buscar levar vantagem em tudo ainda é uma estratégia bastante empregada por negociadores que esperam apenas resultados imediatos, sem qualquer interesse ou preocupação com o longo prazo.