Em 2019, o setor de treinamento & desenvolvimento (T&D) teve uma média de investimentos de R$ 652 por colaborador nas empresas instaladas no Brasil. É o que aponta a 14ª edição do Panorama de Treinamento no Brasil. O estudo tem como foco investigar os principais indicadores da gestão de T&D nas companhias estabelecidas no Brasil. A pesquisa, ferramenta para o planejamento de T&D, mostra que, no quesito de investimento por colaborador, a indústria foi o setor que mais investiu em treinar e desenvolver seus colaboradores no ano passado (R$ 754). Em seguida, vem a área de serviços (R$ 690). O comércio, por fim, fica na lanterna, com apenas R$ 357 – quase metade da média nacional.
Como está a distribuição dos recursos por tipo de público
No que tange à distribuição dos recursos por tipo de público, a nova edição do Panorama demonstra um equilíbrio ainda maior nessa relação. Em 2018, a proporção era de 52% do total de recursos reservados a T&D direcionados à formação de colaboradores contra 48% destinados ao desenvolvimento das lideranças; em 2019, o equilíbrio é absoluto: 50% para colaboradores e 50% para lideranças (20% para alta liderança e 30% para gerência e supervisão). Uma das novidades na pesquisa, o quadro de distribuição dos investimentos em T&D mostra que as empresas investem 53% no desenvolvimento de habilidades comportamentais para líderes. Já a formação de colaboradores prioriza conhecimentos técnicos/industriais (45%) ou treinamentos de compliance ou obrigatórios (29%).
Os meios mais utilizados, segundo o Panorama
Quanto às formas de entrega das capacitações, o investimento em e-learning ou educação a distância (EAD) ficou em 19% (13% de autotreinamento + 6% de aulas expositivas via webinars) contra 71% em treinamentos presenciais. Já os treinamentos por meio de tecnologias móveis, como celulares e tablets, representam 4% dos investimentos. Enquanto isso, os treinamentos que não utilizam tecnologia receberam apenas 6% de recursos. Em 2019, as empresas preferiram investir em treinamentos de processos, inovação e vendas, e a tendência para 2020 será a comunicação, fator unânime entre todos os setores.
“Nessa nova edição da pesquisa, houve um incremento de 31% no número de empresas que se disponibilizaram a participar do Panorama. Isso indica, portanto, que o mercado reconhece o valor da ferramenta para a definição de estratégias de T&D”, explica Fernando Cardoso, sócio-diretor da Integração. “Esse aumento também nos ajuda a perceber que as empresas continuam a investir em T&D, mesmo em momentos de recessão econômica. Ou seja, há uma solidificação da área”, finaliza.
Como o Panorama é desenvolvido
Para apurar os resultados apresentados, a pesquisa analisou dados de empresas de diferentes segmentos, portes e origens. A amostra contou com 73% de empresas nacionais e 27% de multinacionais – 29% das companhias respondentes representam o segmento da indústria, 11% do comércio e 43% o setor de serviços. Ainda foram ouvidos representantes da administração pública (13%) e do terceiro setor (4%). Avaliaram-se dados como investimentos, alocação de recursos, estratégias e tendências, entre outros, o que permite que as informações sejam analisadas de forma segmentada. O estudo é fruto da parceria entre a Integração, a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional.