Entenda o que é psicodinâmica do trabalho

Na integra

Psicodinâmica
Em entrevista, o professor Edson Herrero fala sobre como a Psicodinâmica está presente nas relações e sua importância na saúde e equilíbrio da empresa.
BLOG: Professor Edson, explique para nós: o que é Psicodinâmica do trabalho?

EDSON HERRERO: De acordo com Dejours (2004), a Psicodinâmica do trabalho é uma disciplina clínica que se apoia na descrição e no conhecimento das relações entre trabalho e saúde mental. Uma disciplina teórica que se esforça para registrar os resultados da investigação clínica da relação com o trabalho numa teoria que prioriza a pessoa. E que engloba, ao mesmo tempo, a psicanálise e a teoria social.

BLOG: Como funciona essa relação pessoa-trabalho?

EDSON HERRERO: A disciplina estuda exatamente a saúde existente ou não nessa relação. A Psicodinâmica sempre vai existir, independentemente de ser saudável ou não, de provocar prazer ou desprazer. É claro que todos nós esperamos ter prazer quando trabalhamos com pessoas, processos, métodos ou sistemas. No entanto, é muito comum encontrarmos situações de desprazer em toda e qualquer relação de trabalho, seja com pessoas, seja com os elementos desse trabalho. Sobretudo porque as pessoas (muitas vezes) não se identificam com aquilo que fazem, o que gera dor e sofrimento psíquico. Para Melanie Klein, a identificação com o trabalho escolhido gera reparação de decepções e traumas.

BLOG: A Psicodinâmica é muito usada nas empresas aqui no Brasil? Quais as suas vantagens?

EDSON HERRERO: A Psicodinâmica se estabelece em toda formação de equipe, livremente e de forma autônoma. É inerente a toda e qualquer relação humana, desde que haja mais de uma pessoa. Na família também encontramos a psicodinâmica familiar, ou seja, como as relações familiares são travadas em sua privacidade, intimidade e particularidades. Portanto, não se trata da Psicodinâmica ser mais ou menos utilizada. Ela está presente, em vários níveis, em toda e qualquer relação humana de grupo.

BLOG: Você pode dar algumas dicas sobre a melhor maneira de implementar a Psicodinâmica no ambiente empresarial?

EDSON HERRERO: A questão não é implementar a Psicodinâmica nas organizações, mas cuidar da saúde e do equilíbrio da empresa, uma vez que ela ocorre independentemente da nossa vontade. Essa é a melhor dica que posso dar.

Edosn Herrero é professor da Integração Escola Negócios, onde ministra o curso Administração de Conflitos e Negociação da Cooperação. Clique aqui e conheça o programa do curso.