Liderança

Administração de Conflitos e Negociação da Cooperação

Conflitos no ambiente de trabalho geram desgaste e consomem a energia que poderia ser direcionada aos resultados. Para a administração dessas situações, o líder precisa de uma habilidade muito importante: negociação. Faça a equipe crescer e se desenvolver como um verdadeiro time, amplie o ganha-ganha e a satisfação entre áreas.

Consultores: Edson Herrero

A quem se destina

Líderes e profissionais que enfrentam conflitos em sua rotina e precisam da cooperação para atingir resultados.

Duração

8 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 8 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Os conflitos no ambiente de trabalho geram desgaste nas equipes e consomem a energia que poderia ser direcionada aos resultados. Para a administração de conflitos, o líder precisa de uma das habilidades mais importantes ao seu papel: a negociação. 

O programa aborda os conflitos como forma de desacomodar, de fazer a equipe crescer e se desenvolver como um verdadeiro time. Fornece também práticas de negociação da cooperação, que amplia o ganha-ganha e a satisfação da equipe e na relação entre áreas. Tudo isso obtendo maior harmonia e cooperação coletiva na empresa.

Compreender o funcionamento dos conflitos nas equipes para, então, solucioná-los de modo produtivo.

Aprender a mapear os conflitos do ambiente de trabalho, evitando que causem danos e diminuam a produtividade.

Fornecer técnicas para aumentar a capacidade de conduzir a administração dos conflitos de maneira que sejam obtidos ganhos de relacionamento e cooperação.

Aprender a negociar o nível de cooperação, estimulando a ação em comum para resultados maiores.

1. Compreendendo os comportamentos e os conflitos

  • Conflito como natural do ambiente corporativo;
  • Visões positiva e negativa dos conflitos nas equipes;
  • Percepção individual determinante para olhar os fatos e as pessoas;
  • Os conflitos como estímulo à resolução de problemas.

2. O ambiente de trabalho

  • A equipe e suas tensões de relacionamento e resultados;
  • Emoções como impulsos para agir de imediato;
  • Conflitos pessoais, interpessoais e organizacionais;
  • Trabalho sob pressão e estresse nos conflitos.

3. Gestão dos conflitos

  • Habilidades sociais e comportamento assertivo;
  • Estilos de administração de conflitos: competição, acomodação, afastamento, acordo e colaboração;
  • Como tirar proveito da diversidade de pensamentos;
  • Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento;
  • A mediação da liderança.

4. Negociação da cooperação

  • Empenho para trabalhar juntos e encontrar soluções;
  • Interesses próprios versus interesses coletivos;
  • Aceitação dos diferentes perfis, pontos de vista e contribuições;
  • Clareza e foco em objetivos para mobilizar a cooperação;
  • Como estimular o agir em comum na equipe e entre as áreas de relacionamento;
  • Como estabelecer ganhos coletivos na cooperação.

O curso utiliza metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes praticam tarefas mentais, como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança.

Durante o curso, os exercícios são dinâmicos, interativos e dão oportunidade para discussão de situações práticas da rotina do líder.

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Valdeci de Oliveira - Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata

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Edson Herrero

Consultor desde: junho de 2011

Sociólogo e Psicólogo. Head das escolas de Secretariado e Assessment Center. Possui 15 anos de experiência em RH e hoje dedica-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental. Atua em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH,  processos seletivos.

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