Ao gerir pessoas e processos, como os líderes podem ser mais eficientes?

Na integra

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Conheça o treinamento totalmente customizado que auxiliou a liderança de uma grande empresa de logística a gerir pessoas e processos de maneira ainda mais proativa

Toda grande empresa sabe da importância de gerir pessoas e processos de maneira saudável. Para isso, é importante que líderes se relacionem bem com seus times, pares, superiores, fornecedores e clientes, se comunicando de maneira clara e objetiva. O sucesso da gestão e o adequado funcionamento dos processos começa por aí. 

A dificuldade, muitas vezes, é colocar em prática toda a teoria que embasa este entendimento. Quando falamos em relacionamento interpessoal e comunicação, principalmente no ambiente organizacional, estamos falando de uma grande diversidade de situações.

Ao gerir pessoas, o desafio de se comunicar bem se torna ainda maior

No caso de uma empresa de logística, o desafio é ainda maior. Afinal, toda empresa, independentemente de seu porte ou segmento, precisa de serviços de logística que sejam entregues de forma rápida e fluida – já que esses processos afetam diretamente todos os outros tipos de operações. Assim, a boa fluidez e assertividade ao gerir pessoas e processos – e fazer isso de maneira eficiente – , era uma das maiores preocupações da maior operadora de logística ferroviária independente do Brasil. 

Cruzando o país de Norte a Sul, e distribuída ao longo de 14 mil km de linhas, a empresa liga as principais regiões produtoras e, por isso, precisava urgentemente que seus grupos de média liderança fossem ainda mais ágeis e proativos para seguir trabalhando com primor. Isso porque, em uma operação desta magnitude, a média gestão ocupa um papel fundamental. Assim, os coordenadores, que se encontram muito próximos de onde o negócio acontece, precisavam estar preparados para estes desafios.

Processos sem comunicação clara e objetiva? Um problema sério

Afinal, qual seria o primeiro passo para uma empresa desse porte conseguir organizar ainda melhor as relações pessoais e os processos internos? Simples. Quando uma empresa valoriza o bom relacionamento e a comunicação, ela está pensando em como fazer os colaboradores entenderem e se engajarem na execução de seus processos. Se os profissionais de uma mesma empresa não dominam com excelência formas de simplificar os relacionamentos e a comunicação – seja através de reuniões, textos, e-mails ou relatórios – as coisas começam a sair dos eixos: relacionamentos passam a enfrentar ruídos, os processos não funcionam corretamente e os problemas aparecem. 

Para que nada disso aconteça, uma empresa precisa entender como organizar e desenvolver um sólido processo de interação. Como fazer isso? Primeiro, descobrindo o cerne da questão.

Eficiência operacional não é tudo

Já no começo da consultoria da Integração, identificamos um problema clássico. O grupo em questão, composto basicamente por coordenadores, enfrentava diariamente o desafio de persuadir e influenciar colaboradores pragmáticos e eficientes na execução de seus trabalhos, mostrando a eles quando ajustes devem ser feitos. Muitas vezes, esses gestores, peças essenciais em uma empresa por entenderem tudo do negócio e trabalharem no mesmo segmento há anos, deixam de lado as conversas, as trocas e, mais do que isso, os processos organizacionais e a importância de saber falar a língua de todos. Faltava lapidar sua habilidade de gerir pessoas e, assim, processos.

Outro ponto importante foi entender que, tanto os coordenadores, quanto seus times, precisavam de uma metodologia de ensino ativa para se engajarem no processo de aprendizagem.

O programa de desenvolvimento precisava ser customizado e bem diverso

Para resolver os gaps de conhecimento entre os coordenadores, elaboramos um programa de desenvolvimento totalmente customizado. Para isso, analisamos todas as questões levantadas, destrinchamos o perfil dos funcionários, das lideranças da empresa, e só então selecionamos a melhor metodologia, estruturando as aulas de modo a deixar todo o processo de ensino claro, objetivo e dinâmico.

Para isso, o programa criado continha 10 módulos com temas bastante diversos. Entre eles:
– Team Building
– Gestão de Projetos
– Finanças para Não Financistas.

Detalhes que fazem a diferença

Além de pensar em uma grade de aulas completamente voltada para o problema em questão e com foco total nos alunos, o corpo docente foi escolhido priorizando professores com perfil semelhante ao da turma. Além disso, as metodologias ativas de aprendizagem davam o tom para as aulas. Atividades intermodulares complementaram a entrega.

Entre os diferenciais, podemos citar a sala de aula invertida, que consistia em diminuir a exposição de conteúdo e aumentar – e muito – as discussões entre alunos (afinal, para melhorar a forma de gerir pessoas é fundamental melhorar também suas habilidades de comunicação). Além disso, colocamos todo mundo para trabalhar e executar o que estavam aprendendo. 

O uso de simuladores e, sempre que possível, projetos, cases e contextualizações próprias da empresa, colaboraram para cativar os alunos e, com isso, atingir excelente avaliação do programa. Certamente um programa de desenvolvimento divertido – e muito produtivo!

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