Aprenda a administrar os conflitos e a negociar para a cooperação

Na integra

administrar conflitos

Conflitos nem sempre são negativos. Eles podem servir de estímulo para a busca de soluções de problemas e o crescimento pessoal e profissional. Mas a não resolução deles causa desgaste e perda de energia, que poderia ser utilizada de maneira mais proveitosa. “Saber negociar é muito importante tanto para resolver conflitos familiares quanto para solucionar os que surgem no ambiente de trabalho. É possível entender a maneira como negociamos e aprender técnicas que nos auxiliem nessa tarefa”, afirma Edson Herrero, head da Escola de Secretariado e do Assessment Center da Integração. 

Edson fala com conhecimento de causa. Na Integração, ele ministra o curso Administração de Conflitos e Negociação da Cooperação. Com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, o curso propõe exercícios dinâmicos e interativos que abrem a possibilidade de discussão de situações práticas da rotina de liderança. “Proponho aos participantes uma dramatização que permite que eles verifiquem as reações diante de um conflito e como surgem as resoluções”, explica. 

No curso, os participantes têm a oportunidade de descobrir qual seu estilo de negociação:

  • Apoiador: aquele que sabe ouvir, mas quer agradar a todos. 
  • Analítico: essa pessoa quer ter todos os dados e pontos de vista para tomar uma decisão. 
  • Controlador: perfil de quem quer se sair bem em todas as negociações e não aceita perder em nenhuma hipótese. Isso provoca uma situação em que ele ganha tudo em detrimento do outro que só perde.
  • Catalisador: alguém que é influenciador e pensa de maneira empreendedora, mas tem tantas ideias que nem sempre tem a possibilidade de operacionalizar tudo o que imagina. 

Qual é o perfil ideal? Edson diz que o negociador que se sai melhor é o que reúne aspectos dos quatro tipos. “Quem consegue transitar entre os quatro estilos é o que mais atinge o ganha-ganha nas negociações e resolução de conflitos”, afirma. 

Além de conhecer o perfil de negociação, os participantes aprendem sobre gestão de conflitos, como tirar proveito da diversidade de pensamentos e como estabelecer ganhos coletivos na cooperação. “Esse é um curso que beneficia profissionais de todos os níveis, sejam eles lideranças ou não. Afinal, todos estão sujeitos aos conflitos que surgem no dia a dia, e o importante é saber tirar proveito das situações para atingir ótimos resultados”, finaliza Edson. 

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    Conflitos no ambiente de trabalho geram desgaste e consomem a energia que poderia ser direcionada aos resultados. Para a administração dessas situações, o líder precisa de uma habilidade muito importante: negociação. Faça a equipe crescer e se desenvolver como um verdadeiro time, amplie o ganha-ganha e a satisfação entre áreas.

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