Saiba o que são Trilhas de Aprendizagem

Na integra

As Trilhas de Aprendizagem proporcionam um processo de formação que engloba desde conhecimentos básicos até os mais avançados

A vida é feita de escolhas. Seja em nossa trajetória pessoal ou profissional, estamos constantemente realizando manobras nessa ou naquela direção, descobrindo e construindo perspectivas. É possível nos imaginar metaforicamente caminhando por estradas que, vez ou outra, nos solicitam a tomada de decisões ou nos exigem novas habilidades. Mas e se, no lugar de estradas pavimentadas com pontos de checagem e bifurcações padrão, enxergarmos esse percurso como uma trilha? Algo que fosse mais complexo e pessoal, mais dotado de novas possibilidades, objetivos e paisagens? Da percepção de que o mundo atual se torna cada vez mais fluido e complexo – em termos de relações, fluxo de informação e, por consequência, no âmbito da construção de carreiras – a Integração aposta exatamente nessa possibilidade de aprimoramento profissional ao estruturar o programa Trilhas de Aprendizagem.

“Ao escolher as formas de direcionar e aprofundar os seus conhecimentos, o profissional em uma Trilha de Aprendizagem encontra opções que são flexíveis e ao mesmo tempo integradas. Esse cenário proporciona espaços mais precisos em momentos de necessidades específicas e também trajetos menos óbvios”, explica a professora Sônia Dutra, da equipe da Integração. Essa estratégia se diferencia também no que se refere aos métodos, que podem variar de curso para curso como de profissional para profissional. “Algumas pessoas necessitam da presença constante de um professor, enquanto outras preferem obter conhecimento de maneira mais autodidata ou com acompanhamento online. Isso deve ser levado em conta”, completa a especialista.

Processo de formação do básico ao avançado

O grande diferencial aqui está na maneira como um determinado conhecimento vai sendo construído junto ao desenvolvimento da carreira do profissional. Não se trata apenas de um cardápio de cursos, com uma linha de aprofundamento previamente estabelecida. Ainda no campo das metáforas, as trilhas podem até levar a paisagens não imaginadas no início da viagem e, ainda assim, construir experiências de crescimento e expansão.

Na prática, as Trilhas de Aprendizagem possibilitam um processo de formação em que o profissional busca desde conhecimentos básicos até os mais avançados. Ele passa por fases específicas e complementares, sempre observando as suas necessidades e interesses de forma transversal. “Para sentir-se feliz com sua trajetória, o indivíduo precisa primeiramente se conhecer. Só em seguida deve traçar metas claras sobre aonde deseja chegar. Essas ações nem sempre são simples. Mudanças ocorrerão com certeza forçando novas tomadas de decisão. Mas essas premissas formam a base da carreira a ser construída e das trilhas de aperfeiçoamento que se seguirão”, complementa Sônia Dutra. 

A busca por satisfação e por crescimento podem pedir uma série de novas condutas, exigir novas habilidades e visões. Essas nem sempre estão contempladas em estruturas de cursos e formações tradicionais. “Profissionais da área de RH, por exemplo, necessitam de uma série de conhecimentos básicos mas, com o tempo, irão aperfeiçoar-se de acordo com os campos de atuação que lhe forem mais convenientes. Enquanto um pode enveredar-se pelos caminhos do recrutamento e seleção, outro seguirá ramificações distintas. Esses dois indivíduos estarão aprofundando e avançando também em seus treinamentos e cursos. No entanto, dificilmente encontrarão uma única estrutura fixa que abarque as suas necessidades individuais. Aí entra as Trilhas de Aprendizagem. Ou seja, os conteúdos podem e devem seguir uma lógica coerente, mas de acordo com as demandas específicas de cada um”, explicita Sônia Dutra.

Autonomia para o profissional

O programa está adequado às políticas de treinamento de grandes e respeitadas empresas, conhecedoras dessa tendência contemporânea de transversalidade. O desenvolvimento de trilhas traz ainda um nível mais elevado de satisfação ao profissional, que se percebe mais autônomo dentro do processo de aperfeiçoamento e autor das linhas especiais de sua própria carreira. Em um mercado cada vez mais complexo, um gestor de finanças, em dado momento, pode desejar caminhar por paradas relacionadas à comunicação. Ele pode enxergar coerência na aquisição desse conhecimento, não apenas para seu momento na organização como também para as suas necessidades enquanto desenhista de uma trajetória profissional única. Essa liberdade com coerência, baseada no autoconhecimento, faz com se vislumbrem trilhas cada vez mais originais. E em consonância com um mundo onde a criatividade e a capacidade de escolha se tornam bens primordiais para qualquer carreira de sucesso.

Para saber mais sobre as Trilhas de Aprendizagem, fale com nossa Equipe de Relacionamento pelo telefone (11) 3046-7878 ou pelo e-mail [email protected] Peça uma proposta customizada para a sua empresa.

Conheça também o curso Trilhas de Aprendizagem e Curadoria de Conteúdo.