Como realizar uma brilhante gestão de equipes remotas

Na integra

Gestão de equipes remotas

Por Fabio Eltz, psicólogo e head das Escolas de Liderança e Comunicação da Integração.

Conheça as sete práticas de gestão que vão garantir a produtividade de equipes remotas.

No artigo O Futuro de Nosso Trabalho Remoto, Prithwiraj (Raj) Choudhury, professor da Harvard Business School, prestigiada universidade norte-americana, defende que: “A tecnologia pessoal e a conectividade digital avançaram tanto e tão rapidamente que as pessoas começaram a se perguntar se, de fato, precisavam trabalhar juntas em um escritório. A resposta veio durante os lockdowns da pandemia. A grande maioria de nós, na verdade, não precisa trabalhar lado a lado com os colegas no mesmo local. Funcionários, equipes, forças de trabalho inteiras podem ter bom desempenho e, ao mesmo tempo, estarem completamente espalhados — e estão”. 

Diante de afirmações como a do parágrafo acima, uma pergunta é constantemente lançada aos líderes: qual a melhor forma de realizar a gestão de equipes remotas? Fabio Eltz, psicólogo, head das Escolas de Liderança e de Comunicação da Integração aponta alguns caminhos. E se você quer aprender ainda mais, inscreva-se no nosso curso de Gestão e Produtividade de Equipes Remotas.

Alinhe as expectativas com a equipe

Todo gestor de equipe remota deve negociar muito bem com os colaboradores para evitar conflitos. Então, combine com cada profissional tudo que ele deve executar, em quanto tempo, quais são as prioridades do trabalho e a qualidade que você espera dessa entrega. Quanto mais bem amarradas estiverem todas as negociações, menores são os riscos de frustrações dos dois lados.

Esqueça os velhos hábitos

Reuniões presenciais, deslocamento até a baia ao lado para tirar dúvida, ligações telefônicas frequentes… Enfim, tudo aquilo que se costumava fazer no escritório deve ficar no… escritório. Então, vale a pena investir em um treinamento de “boas maneiras” do home office para incentivar as novas práticas profissionais, como agendamento de reuniões online e definição clara de horário de trabalho.

Estabeleça uma rotina de atualização

Defina qual será o método de comunicação com a equipe e avise-os. Isso inclui definir quantas vezes se falarão ao dia – ou na semana – e de que maneira isso ocorrerá: e-mails, reuniões online… Se você ainda tem dúvida sobre qual a maneira mais produtiva de atuar com o time, teste formas de estabelecer essa rotina e descubra qual funciona melhor para para você e seus colaboradores.

Aposte em um guia do trabalho

Aquele pulinho no RH, na sala do chefe ou até na mesa do colega para tirar uma dúvida não cabe mais no trabalho remoto. A solução para evitar o excesso de ligações ou e-mails para resolver toda e qualquer questão pode estar em um guia do trabalho. Se achar a ideia interessante, a empresa pode investir em uma espécie de manual acessível com textos e vídeos com as dúvidas mais comuns sobre os processos da empresa. E todos podem ser convidados a colaborar e atualizar esse conteúdo.

Comunique-se com toda a equipe

Como gestor de um time remoto, você não pode esquecer de nenhum colaborador. Então, ao se comunicar com a equipe, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, certifique-se de que todos os funcionários foram acionados e estão cientes de tudo que os inclui.

Combata o isolamento social

Muita gente teme que o trabalho à distância possa acabar com a interação entre os colegas e tornar a empresa um ambiente frio. Enfim, seria o fim do happy hour? Não necessariamente. Para aproximar os colegas, o gestor pode investir em maneiras de socialização, criando, por exemplo, encontros virtuais que não estejam relacionados à execução de tarefas profissionais. As empresas que tiverem condições, também podem investir em viagens curtas de confraternização ao longo do ano. A companhia, claro, deve se responsabilizar por todos os custos.

Empatia sempre

Por se tratar de um modelo de trabalho relativamente novo, cada pessoa da equipe reagirá de uma forma ao home office. O gestor, então, deve prestar atenção em cada estilo para identificar quem se vira melhor sozinho e quem precisa de mais auxílio. Ao identificar as diferentes realidades, o líder descobrirá qual a melhor forma de orientar essa pessoa e mantê-la sempre produtiva. 

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