Os quatro tipos de entrevista

Na integra

Recrutamento e Seleção

As entrevistas fazem parte do cotidiano dos profissionais de Recursos Humanos, especialmente os responsáveis por recrutamento, mas já deixou de ser algo exclusivo da área. Atualmente, muitos líderes se interessam em aprender mais sobre os tipos de entrevista, como e quando aplicar cada um deles.

Maria Inês Felippe, consultora da Integração com mais de 27 anos de experiência em Recursos Humanos, explica a diferença entre os tipos:

Seleção

A entrevista de seleção por competências trata-se de uma das técnicas mais eficazes no processo seletivo. Ela é conduzida através de perguntas pontuais, objetivas e reveladoras, que são capazes de identificar as principais competências que os candidatos possuem, tanto para uma movimentação interna quanto para contratação externa. É importante ressaltar que a qualidade das perguntas interfere na obtenção do resultado desejado. Elas devem ser claras, objetivas e exploradoras, de forma a incentivar o candidato a desenvolver uma resposta detalhada.

Feedback

A entrevista de feedback é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento humano no contexto corporativo, no entanto, ela deve ser conduzida de forma eficiente e cuidadosa, para que possa provocar um sentimento de crescimento profissional, quebra de crenças limitantes e descoberta pessoal. Dica: inicie a conversa apontando algo positivo e só depois apresente os pontos a melhorar (ou seja, não criticar).

Solução

A entrevista de solução de problemas é uma técnica que deve ser aplicável no dia a dia, pois o grande desafio dos profissionais, atualmente, é buscar soluções dos problemas da rotina de trabalho. Entender o problema e buscar as melhores soluções, de maneira objetiva e alinhada às estratégias da empresa, é uma prática que minimiza conflitos e auxilia na produtividade dos colaboradores envolvidos.

Desligamento

A entrevista de desligamento é aplicável quando o colaborador não pertence mais ao quadro de funcionários. Nesse caso, é feita quase sempre por profissionais da área de Recursos Humanos e não por líderes, pois trata-se de uma entrevista delicada, cuidadosa e que deve ser conduzida com técnicas específicas, a fim de obter informações necessárias para o desenvolvimento da organização.

*Maria Inês é professora do curso Formação do Profissional Generalista de RH, que aborda os quatro tipos de entrevistas tratados acima. Para tirar suas dúvidas sobre o curso e se inscrever, fale conosco pelo (11) 3046-7878 ou atendimento@integracao.com.br

Cursosrelacionados

Newsletter

Mantenha-se informado com a nossa newsletter e ganhe o e-book

Loading
Não se preocupe: não vamos encher o seu e-mail de spam :)