Formação

Recursos Humanos

Formação do Profissional Generalista de RH

Compreenda a área de gestão de pessoas a partir dos diversos subsistemas de RH, enxergando as interdependências no contexto empresarial, aperfeiçoando e ampliando a visão sistêmica da área e tornando-se mais versátil na otimização de investimentos e resultados.

A quem se destina

Analistas de RH que precisam compreender atividades relativas a cada subsistema e, assim, ampliar a visão sobre a área de gestão de pessoas.

Duração

40 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 40 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

A gestão de pessoas tem se destacado como uma das competências mais requeridas nas empresas na atualidade. O aperfeiçoamento do conhecimento e das práticas dos diversos subsistemas permite ao analista atuante na área ampliar sua visão sistêmica de RH, tornando-se mais versátil, capaz de explorar ao máximo as ações para otimizar investimentos e resultados.

Baseado em uma visão ampla e fundamental, o curso se propõe a contribuir como diferencial na performance dos participantes.

Obter referências conceituais que possibilitem ao profissional compreender a área de gestão de pessoas a partir dos diversos subsistemas de RH.

Incentivar a capacidade de analisar e avaliar os reflexos das atribuições específicas de cada subsistema, enxergando as interdependências no contexto empresarial e aperfeiçoando a visão sistêmica de RH.

Contribuir não só para a eficácia de seu segmento de atuação como também para os resultados desejados da área de RH como um todo.

1. Contexto global e o subsistema de recrutamento e seleção

  • As organizações no contexto das mudanças;
  •  Impacto na função recursos humanos;
  • Competências essenciais do profissional de RH;
  • Recrutamento;

    1.O que é?;

    2. Recrutamento interno x recrutamento externo;

    3. Prós e contras;

    4. Fontes e estratégias de recrutamento;

    5. Como e onde atrair profissionais.

  • Seleção;

    1. O que é?;

    2. Instrumentos estratégicos: o que e quando utilizá-los;

    3. Entrevista;

    4. Dinâmicas de grupo.

2. Administração de pessoal

  •  Contratação de serviços;
  •  Contrato de trabalho;
  •  Jornada de trabalho;
  •  Férias;
  •  Rescisões contratuais;
  •  Poder disciplinar do empregador.

3. Cargos e salários

  • Aspectos históricos da administração salarial;
  • Princípios e conceitos básicos da administração de salários;
  • A importância de uma estrutura salarial na empresa;
  • Analisando as políticas e práticas de recursos humanos e a estrutura organizacional;
  • Como “vender” e divulgar um plano e o projeto;
  • Levantamento de informações: sistemas e critérios
  • Análise e identificação de funções e cargos;
  • Descrição e especificação de cargos;
  • Sistemas de avaliação e classificação de cargos;
  • Aplicando a estatística na administração de salários;
  • Pesquisa salarial: critérios, análise e aplicabilidade;
  • Estrutura de cargos e salários: análise de curvas e montagem de tabelas;
  • Elaboração da política salarial;
  • Implantação e manutenção.

4. Benefícios

  • Definições;
  • Fatores higiênicos e motivacionais;
  • Benefícios higiênicos;
  • Benefícios ligados à saúde;
  • Outros benefícios utilizados;
  • Benefícios motivacionais;
  • Exemplos de benefícios motivacionais;
  • Benefícios flexíveis;
  • Qualidade de vida;
  • Alinhando os benefícios aos desejos das pessoas – o foco geracional;
  • Gestão de benefícios;
  • Alinhando os benefícios e recompensas à estratégia da empresa;
  • Implantação e divulgação dos planos de benefícios.

5. Treinamento e desenvolvimento

  • O papel estratégico da função T&D nas organizações: missão, função e paradigmas;
  • O processo de T&D: modelo tradicional e modelo por competências;
  • Novas abordagens de T&D; - Aprendizagem vivencial; - Educação a distância; - Universidade corporativa.

A metodologia é participativa, privilegia a correlação teoria/prática e o espaço para a troca de experiências.

Na oficina, que acontece no último dia do curso, estudos de caso servirão de suporte para a decisão das soluções cabíveis para os temas propostos.

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Quero dizer que de uma forma geral, o curso RH Conhecendo as áreas fundamentais não agregou apenas profissionalmente, mais também o meu lado pessoal.

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