Formação Recursos Humanos

Formação do Profissional de T&D

A área de educação corporativa ou treinamento e desenvolvimento possui um grande impacto na estratégia organizacional, na medida que capacita os profissionais para as suas atribuições atuais e para atividades mais complexas e sucessivas, gerando melhores resultados em seus processos. Neste sentido, a área possui desafios que vão desde o preciso diagnóstico de necessidades, mapeamento das demandas, planejamento e desenho da experiência completa de aprendizagem, até a avaliação de resultados.

PARA QUEM É ESSE CURSO

Profissionais de treinamento e outros que precisam se aprofundar no tema para conduzir os processos de T&D em sua organização.

PRÓXIMAS DATAS

+
Próximas datas e locais

Online - ON

  • De 22 de agosto de 2022 a 08 de setembro de 2022

São Paulo - SP

  • De 17 a 21 de outubro de 2022

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São Paulo - SP

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DURAÇÃO

Presencial
44 horas

Online ao vivo 
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O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO

O QUE VOCÊ
LEVA DO CURSO

Reflexões sobre o atual cenário de desenvolvimento organizacional e seus impactos nas ações específicas de treinamento e desenvolvimento das instituições.

Definições quanto aos indicadores de T&D que apresentam um maior grau de contribuição para os resultados.

Identificação das competências exigidas do profissional de T&D para o aprimoramento de seu papel.

Metodologias de ensino e aprendizagem no contexto de educação para adultos (andragogia) e das metodologias ativas de aprendizagem.

Técnicas e ferramentas para condução dos processos de T&D desde o diagnóstico até a avaliação de resultados das ações de treinamento e desenvolvimento.

Um Plano Estratégico de T&D elaborado ao final do curso.

CONTEÚDO

01

TENDÊNCIAS EM T&D E APRENDIZADO CORPORATIVO

  • O processo de ensino-aprendizagem de adultos: andragogia e o ciclo de aprendizagem
  • Os diferentes tipos de ações de aprendizagem: instrução, treinamento, desenvolvimento e educação
  • O verdadeiro aprendizado híbrido: integração de estratégias formais (presenciais e online) e informais (redes de relacionamento, on-the-job, mentoria, etc).
02

DIMENSÃO “DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES (ESCOPO)”

  • Visão geral de um Plano Estratégico de T&D
  • Dimensões para estruturação de uma ação de aprendizagem
  • Fontes para identificação das necessidades de T&D
  • O diagnóstico de necessidades de treinamento: do LNT para o diagnóstico de necessidades de melhoria de performance
  • Objetivos de negócio X objetivos de aprendizagem
  • Demandas pontuais: como dialogar com as áreas de negócio para um diagnóstico preciso;
03

DIMENSÃO “PLANEJAMENTO (ESPECIFICAÇÃO)”

  • Público-alvo
  • Objetivos de aprendizagem (melhoria de performance em termos de comportamentos observáveis)
  • Definição dos temas
  • Metodologias (sala de aula, online, on-the-job, etc).
04

DIMENSÃO “DESENVOLVIMENTO (PROJETO)”

  • Modelos de referência p/ desenvolvimento de soluções: 6Ds e i+5
  • Escolha da(s) modalidade(s) de entrega considerando as ações formais e informais (modelo 70-20-10)
  • Seleção das estratégias privilegiando o uso das metodologias ativas de aprendizagem: As principais metodologias ativas e imersivas; vantagens e desvantagens de cada uma; a mágica está no “mix”;
    • Desenvolvimento da solução de aprendizagem.
05

DIMENSÃO “IMPLEMENTAÇÃO (ENTREGA)”

  •  Os três pilares da implementação: conteúdo, tecnologia e gestão;
  • Características e tendências atuais das plataformas para gestão da aprendizagem (do LMS- Learning Management System para o LXO- Learning eXperience Plataform);
  • Aspectos operacionais da implantação: pessoas, processos e infraestrutura.
06

DIMENSÃO “AVALIAÇÃO DE RESULTADOS”: Indicadores de T&D

  • Indicadores de resultados em treinamento;
  • Como utilizar cada um dos 4 níveis de avaliação de resultados (Kirkpatrick);
  • ROI: indo além dos 4 níveis: -o 5º nível (Jack Philips).
07

PESQUISA “O PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL”: INDICADORES DE GESTÃO DO T&D INVESTIMENTOS E EFICÁCIA DA ÁREA

  • Apresentação da pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil
  • Apresentação dos indicadores de mercado para a gestão do T&D
  • Olhar estratégico para a área, métricas e prioridades na gestão do T&D.
08

OFICINA: ELABORANDO SEU PLANO ESTRATÉGICO DE T&D

  • Apresentação da ferramenta “Canvas para Planejamento de T&D”
  • Elaboração do Plano Estratégico de T&D com aplicação da ferramenta (Canvas) pelos participantes, a partir dos desafios do negócio de suas organizações: Mapa de demandas, público-alvo, orçamento (logística e custos), ferramentas para priorização das demandas, seleção e definição dos indicadores de T&D, condução da implementação das ações, acompanhamento de custos,  resultados e mensuração dos resultados.
  • Dinâmica de “Consultoria Colaborativa” para complementação e refinamento dos Planos Estratégicos de T&D elaborados por cada grupo.
  • O processo de ensino-aprendizagem de adultos: andragogia e o ciclo de aprendizagem
  • Os diferentes tipos de ações de aprendizagem: instrução, treinamento, desenvolvimento e educação
  • O verdadeiro aprendizado híbrido: integração de estratégias formais (presenciais e online) e informais (redes de relacionamento, on-the-job, mentoria, etc).
  • Visão geral de um Plano Estratégico de T&D
  • Dimensões para estruturação de uma ação de aprendizagem
  • Fontes para identificação das necessidades de T&D
  • O diagnóstico de necessidades de treinamento: do LNT para o diagnóstico de necessidades de melhoria de performance
  • Objetivos de negócio X objetivos de aprendizagem
  • Demandas pontuais: como dialogar com as áreas de negócio para um diagnóstico preciso;
  • Público-alvo
  • Objetivos de aprendizagem (melhoria de performance em termos de comportamentos observáveis)
  • Definição dos temas
  • Metodologias (sala de aula, online, on-the-job, etc).
  • Modelos de referência p/ desenvolvimento de soluções: 6Ds e i+5
  • Escolha da(s) modalidade(s) de entrega considerando as ações formais e informais (modelo 70-20-10)
  • Seleção das estratégias privilegiando o uso das metodologias ativas de aprendizagem: As principais metodologias ativas e imersivas; vantagens e desvantagens de cada uma; a mágica está no “mix”;
    • Desenvolvimento da solução de aprendizagem.
  •  Os três pilares da implementação: conteúdo, tecnologia e gestão;
  • Características e tendências atuais das plataformas para gestão da aprendizagem (do LMS- Learning Management System para o LXO- Learning eXperience Plataform);
  • Aspectos operacionais da implantação: pessoas, processos e infraestrutura.
  • Indicadores de resultados em treinamento;
  • Como utilizar cada um dos 4 níveis de avaliação de resultados (Kirkpatrick);
  • ROI: indo além dos 4 níveis: -o 5º nível (Jack Philips).
  • Apresentação da pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil
  • Apresentação dos indicadores de mercado para a gestão do T&D
  • Olhar estratégico para a área, métricas e prioridades na gestão do T&D.
  • Apresentação da ferramenta “Canvas para Planejamento de T&D”
  • Elaboração do Plano Estratégico de T&D com aplicação da ferramenta (Canvas) pelos participantes, a partir dos desafios do negócio de suas organizações: Mapa de demandas, público-alvo, orçamento (logística e custos), ferramentas para priorização das demandas, seleção e definição dos indicadores de T&D, condução da implementação das ações, acompanhamento de custos,  resultados e mensuração dos resultados.
  • Dinâmica de “Consultoria Colaborativa” para complementação e refinamento dos Planos Estratégicos de T&D elaborados por cada grupo.

DIFERENCIAIS
DA SUA
EXPE
RIÊNCIA


Ambiente Inspirador 

Os ambientes interno e externo se completam. A Integração fica localizada em um bairro de SP rico em atrações e restaurantes: o Itaim Bibi. O almoço gourmet é uma oportunidade de troca e aprendizado em grupo.


Contatos e Aprendizagem Social 

Cada curso é uma combinação única de alunos. Você fará conexões com pessoas da mesma área que você e a aprendizagem colaborativa gera valiosas lições: interesse, pensamento crítico e conexões profissionais.


A Experiência da Imersão

A versão presencial é uma imersão de uma semana, o que propicia o melhor do aprendizado social, da troca entre alunos. Juntos, todos podem se afastar de suas rotinas, permitindo reflexões mais profundas.


Online ao vivo 

Nos cursos online ao vivo, o aluno tem aula com os especialistas da Integração, os mesmos que ministram os cursos presenciais e possuem mais de 98% de aprovação. São experts, que realmente vivem o que ensinam.


Metodologia Ativa

Valorizamos a experiência prática, analisando cases, e contando com modelos que estruturam a maneira de pensar e implementar, facilitando a aplicação da aprendizagem já no dia seguinte.


Mentoria Online em grupo

Une pessoas com diferentes vivências de carreira e possibilita o aconselhamento e troca de experiências. Tudo isso abordando os desafios, dilemas e as atitudes no trabalho. Serão duas sessões de 2 horas online.


Nivelamento de Conhecimento

Acesso ao curso “Treinamento & Desenvolvimento – Conceitos Fundamentais”, para quem quiser aprender o essencial antes das aulas, potencializando o aprendizado. São 4 horas de conteúdo para assistir a qualquer hora do dia.


Masterclass RH I+

Série de masterclasses online ao vivo com especialistas, que abordam todo mês um tema atual sobre transformação digital do RH para você acompanhar tendências. Um conteúdo complementar, já incluído na inscrição.

 


Professores

Time de professores especialistas, com importantes trajetórias profissionais. Cada um traz a experiência de ter vivenciado a realidade de diferentes empresas e desenvolvido projetos relativos à T&D.


Programa consolidado 

Centenas de profissionais de diferentes empresas já participaram deste curso, que foi arquitetado por um comitê técnico especializado, trazendo o que há de mais moderno sobre o tema.

Novos conhecimentos para colocar em prática na sua empresa


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Marcelo Porto Fernandes
Ana Paula Arbache
Consultores Consultores
especialistas

Fernando Cardoso

Sócio-diretor da Integração Escola de Negócios e Conquistar Jogos Vivenciais Corporativos, conselheiro do CRA, atua com Treinamento e Desenvolvimento desde 1991. Administrador, Mestre em Semiótica e Inteligência Digital. Palestrante, autor, coach e consultor com vasta experiência em T&D e Liderança. 

Consultores Consultores
especialistas

Rosana Citro Nucci

Graduada em Matemática pela USP, com certificação em Aprendizagem de Adultos e Treinamento de Professores e Facilitadores pela Universidade de Cambridge. Consultora, desenvolvedora e facilitadora bilíngue. Autoconhecimento, Liderança, Gestão de Pessoas, Influência, Execução e Gestão de Mudança.

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Marcelo Porto Fernandes

Mestre em Instructional Systems pela University of Central Florida. É professor em cursos de MBA e especialização. Exerce as funções de consultor, gestor e articulista em temas como trilhas de aprendizagem, formação de formadores, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento.

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Ana Paula Arbache

Pós-doutoranda em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams. Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da FGV. Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP.

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O QUE DIZEM NOSSOS ALUNOS

O QUE DIZEM
NOSSOS ALUNOS

O curso contribuiu para ampliar meus conhecimentos na área. Tenho certeza que colocarei em prática todo aprendizado.

Sara Oliveira de Souza Ribeiro

O curso Coordenadores de T&D é bastante direcionado a uma atuação estratégica de T&D e permite que cada profissional reflita sobre sua postura/conhecimentos.

Claudia Cristina Generoso Ribeiro

Curso muito bom, não tenho nenhuma crítica. O treinamento excedeu as expectativas.

Victória Carvalho

Que aula incrível, inspiradora e cheia de novidades! A consultora Ana Paula é ótima!

Marceli Migliatti - Tecbem

Aula com muitos insights e reflexões.

Pedro Roberto - Adimax Industria e Comercio de Alimentos Ltda

Temas excelentes! Permitiu importantes reflexões.

Adriano Gonçalves

Aula excelente, com bom aproveitamento do tempo e utilização de atividades e materiais atualizados.

Anelize Acco - Cotrijal Cooperativa Agropecuaria e Industrial

Aula perfeita. Muito interessante e útil!

Manuela Antoniol - Mrs Logística S.A.

O treinamento foi maravilhoso. Essa visão de RH estratégico precisa ser a realidade de todas as organizações.

Letícia Borges - HPE Automotores do Brasil LTDA

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30 mil alunos

por ano prontos para transformar conhecimento em prática com 95% de aprovação.

12  AUDITÓRIOS

em centro de treinamento no Itaim Bibi, polo cultural e corporativo de SP.

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atendidas em 30 anos de experiência em soluções de aprendizagem.

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  • Almoço Gourmet
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  • Suporte ao aluno
  • Materiais para download
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FORMAS DE PAGAMENTO

Pessoa Física

Cartão de crédito em até 6 parcelas sem juros. (Visa, Diners e Master)

Pessoa Jurídica

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Empresa Pública

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