Liderança

Ferramentas para gestão do ciclo do colaborador: da seleção ao desligamento

O curso proporciona ao líder conhecimento da importância e como realizar a gestão adequada do ciclo do colaborador, instrumentalizando-o para sua gestão adequada de sua equipe, da seleção ao desligamento. Este curso apresentará para o líder algumas das principais práticas do RH para liderança, otimizando a relação entre a liderança e o RH.

PARA QUEM É ESSE CURSO

O curso foi construído para os líderes que precisam se desenvolver na gestão do ciclo do colaborador, mobilizando os recursos disponíveis e levando o time ao êxito.

PRÓXIMAS DATAS

Online ao Vivo

  • De 08 a 09 de maio de 2024

São Paulo - SP

  • 22 de outubro de 2024

DURAÇÃO

Presencial
8 horas

Online ao vivo
8 horas

Receba por e-mail o prospecto do curso

Fácil de acessar, imprimir e compartilhar.

O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO

O QUE VOCÊ
LEVA DO CURSO

Será capaz de fazer a gestão do ciclo do colaborador dentro da organização, desde a elaboração do perfil adequado à necessidade da área, passando pela seleção, avaliação, retenção e desenvolvimento, indo até um correto processo de desligamento.

Aprenderá a conduzir as competências expressas por meio de comportamentos e indicadores do conceito C.H.A.V.E: Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valores e Entorno.

Irá praticar as ferramentas que compõem cada uma das etapas da gestão do ciclo do colaborador.

Terá condições de estruturar uma equipe de alta performance, utilizando as ferramentas do ciclo do colaborador.

CONTEÚDO

01

Atração e Seleção (1ª etapa)

  • A elaboração do perfil que se quer atrair, abrangendo o entendimento dos talentos e das possibilidades existentes na área para crescimento.
  • Benefícios da seleção por competências, com utilização do conceito C.H.A.V.E.
  • Roteiro de entrevista por competências e perguntas que facilitam a identificação de potencial.
02

Obtenção do Comprometimento (2ª etapa)

  • A importância do nível de comprometimento individual e da equipe com os objetivos e metas da área.
  • Como desafiar a equipe comprometer para resultados.
  • A condução das reuniões de alinhamento para se esclarecer o que se quer e o resultado esperado do colaborador através da ferramenta 5W2H.
03

Acompanhamento e Avaliação (3ª etapa)

  • A importância de acompanhar e avaliar o progresso do colaborador desde sua chegada à equipe.
  • Diferença entre potencial e desempenho.
  • A ferramenta NineBox como referência.
  • As diversas formas de acompanhar o desempenho da equipe.
04

Desenvolvimento (4ª etapa)

  • Competências essenciais da área e dos colaboradores.
  • Elaboração do Plano de Desenvolvimento do colaborador, utilizando a metodologia da Liderança Situacional (Hersey e Blanchard).
  • O desafio como acelerador do aprendizado.
05

Reconhecimento e Celebração (5ª etapa)

  • O reconhecimento como indicador dos comportamentos e atitudes que deve ser seguido.
  • Reconhecer e celebrar os resultados alcançados: retroalimentação.
06

Desligamento (6ª etapa)

  • Os cuidados necessários do gestor antes da decisão do desligamento.
  • Como fazer o desligamento com atitude e apoio.
  • A elaboração do perfil que se quer atrair, abrangendo o entendimento dos talentos e das possibilidades existentes na área para crescimento.
  • Benefícios da seleção por competências, com utilização do conceito C.H.A.V.E.
  • Roteiro de entrevista por competências e perguntas que facilitam a identificação de potencial.
  • A importância do nível de comprometimento individual e da equipe com os objetivos e metas da área.
  • Como desafiar a equipe comprometer para resultados.
  • A condução das reuniões de alinhamento para se esclarecer o que se quer e o resultado esperado do colaborador através da ferramenta 5W2H.
  • A importância de acompanhar e avaliar o progresso do colaborador desde sua chegada à equipe.
  • Diferença entre potencial e desempenho.
  • A ferramenta NineBox como referência.
  • As diversas formas de acompanhar o desempenho da equipe.
  • Competências essenciais da área e dos colaboradores.
  • Elaboração do Plano de Desenvolvimento do colaborador, utilizando a metodologia da Liderança Situacional (Hersey e Blanchard).
  • O desafio como acelerador do aprendizado.
  • O reconhecimento como indicador dos comportamentos e atitudes que deve ser seguido.
  • Reconhecer e celebrar os resultados alcançados: retroalimentação.
  • Os cuidados necessários do gestor antes da decisão do desligamento.
  • Como fazer o desligamento com atitude e apoio.

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Consultora de Carreira e Desenvolvimento há 21 anos com foco em Assessment Center, Coaching, Orientação de Carreira, Diagnóstico Organizacional e Hunting. Certificada Workplace Big Five, MBTI e DISK. Coach pelo ICI® com especialização em Coaching pelo Instituto Eco Social. Pós-Graduada em Administração de RH pela FAAP e em Consultoria de Carreira pela FIA/USP.

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