Recursos Humanos

Formação em Metodologias de Aprendizagem em T&D

A sala de aula tradicional está sendo transformada em um ambiente interativo e centrado no aluno. Este curso enfoca as bases conceituais da aprendizagem, as novas metodologias ativas e imersivas, que focam a experimentação, com simulação de jogos, aliando realidade virtual, aumentada e gamificação e também trilhas de aprendizagem gerenciais e técnicas.

PARA QUEM É ESSE CURSO

Profissionais de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que tenham interesse em se aprimorar em metodologias de aprendizagem.

PRÓXIMAS DATAS

Online ao Vivo

  • De 11 a 28 de março de 2024
  • De 19 de agosto de 2024 a 05 de setembro de 2024

São Paulo - SP

  • De 03 a 07 de junho de 2024
  • De 28 de outubro de 2024 a 01 de novembro de 2024

DURAÇÃO

Online ao vivo
44 horas

Presencial
40 horas

Receba por e-mail o prospecto do curso

Fácil de acessar, imprimir e compartilhar.

O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO

Compreender os conceitos de diversas metodologias de aprendizagem;

O QUE VOCÊ
LEVA DO CURSO

Compreender os conceitos de diversas metodologias de aprendizagem;

Explorar os benefícios das metodologias ativas e imersivas, identificando seus desafios para aplicação no contexto dos participantes da turma;

Utilizar ferramentas e aplicativos para entender a operacionalização de algumas atividades;

Obter conceitos e analisar a metodologia para desenvolvimento e implantação de trilhas de aprendizagem.

CONTEÚDO

01

AS BASES CONCEITUAL DO TREINAMENTO

  • Como a área de treinamento agrega valor à organização;
  • O modelo “supertraining”:
    • Caminhos da aprendizagem,
    • O cérebro e a aprendizagem: Contribuições da neurociência, cérebro trino, Estilos de aprendizagem: Visual, auditivo, cinestésico,
    • Aceleração da aprendizagem: Os princípios fundamentais da aprendizagem acelerada
  • Pedagogia x andragogia: Diferenças entre o aprendizado da criança e do adulto
  • O que é o ciclo de aprendizagem vivencial de David Kolb:   Vivência, relato, processamento, generalização e aplicação
  • Metodologias de aprendizagem: O método de ensino tradicional x outras modalidades
  • O modelo de aprendizagem 70:20:10
02

METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS NA APRENDIZAGEM CORPORATIVA

  • Contextualização das Metodologias Ativas e Imersivas na Aprendizagem Corporativa:
    • O que são e para que servem;
    • Como estão sendo utilizadas na Aprendizagem Corporativa.
  • Aprendizagem pelos Pares (Peer Classroom): Praticando: ferramentas para aplicação do peer classroom.
  • Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos: Praticando: Desafio Investigativo (Problem Based Learning).
  • Ambientes Virtuais Imersivos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Praticando: explorando exemplos práticos de realidade aumentada e realidade virtual na aprendizagem corporativa.
  • Ensino Híbrido (blended learning) com foco na sala de aula invertida: Praticando: ferramentas do Google Education.
03

APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (DIN MICAS, GAME BASED LEARNING E GAMIFICAÇÃO)

  • Antes de falar de jogos
    • A caminhada do aprendizado até agora: gerações e suas características.
    • Gerações de empresas e necessidades estratégicas.
  • Conceitos e Definições
    • Dinâmicas, jogos vivenciais, gamification e game Based Learning.
  • Estrutura de jogos
    • Jogos competitivos, colaborativos e coopetition.
    • Elementos do jogo
  • Briefing e Debriefing – Montando e fechando Jogos
    • Colocando o desejo e necessidades do cliente no jogo
    • Reconhecendo e explorando: Trazendo os resultados do jogo para realidade dos participantes
04

TRILHAS DE APRENDIZAGEM E CURADORIA DE CONTEÚDO

Trilhas de aprendizagem: fundamentos e desdobramentos

  • Porque utilizar trilhas (análise de casos);
  • O que são e como podem ser estruturadas;
  • Quando são recomendadas;
  • Principais tipos e suas particularidades;
  • Planejando a estruturação.

2. Curadoria de conteúdo no contexto das trilhas

  • O que é curadoria de conteúdo;
  • Qual seu papel no contexto de trilhas;
  • Quem deve participar;
  • Cuidados e recomendações para operacionalização.

3. Praticando a metodologia de estruturação – “mãos à obra” ou “sujando a mão de graxa”

  • Especificação da trilha;
  • Planejamento e detalhamento;
  • Desenvolvimento do “kit”;
  • Implantação.

 

  • Como a área de treinamento agrega valor à organização;
  • O modelo “supertraining”:
    • Caminhos da aprendizagem,
    • O cérebro e a aprendizagem: Contribuições da neurociência, cérebro trino, Estilos de aprendizagem: Visual, auditivo, cinestésico,
    • Aceleração da aprendizagem: Os princípios fundamentais da aprendizagem acelerada
  • Pedagogia x andragogia: Diferenças entre o aprendizado da criança e do adulto
  • O que é o ciclo de aprendizagem vivencial de David Kolb:   Vivência, relato, processamento, generalização e aplicação
  • Metodologias de aprendizagem: O método de ensino tradicional x outras modalidades
  • O modelo de aprendizagem 70:20:10
  • Contextualização das Metodologias Ativas e Imersivas na Aprendizagem Corporativa:
    • O que são e para que servem;
    • Como estão sendo utilizadas na Aprendizagem Corporativa.
  • Aprendizagem pelos Pares (Peer Classroom): Praticando: ferramentas para aplicação do peer classroom.
  • Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos: Praticando: Desafio Investigativo (Problem Based Learning).
  • Ambientes Virtuais Imersivos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Praticando: explorando exemplos práticos de realidade aumentada e realidade virtual na aprendizagem corporativa.
  • Ensino Híbrido (blended learning) com foco na sala de aula invertida: Praticando: ferramentas do Google Education.
  • Antes de falar de jogos
    • A caminhada do aprendizado até agora: gerações e suas características.
    • Gerações de empresas e necessidades estratégicas.
  • Conceitos e Definições
    • Dinâmicas, jogos vivenciais, gamification e game Based Learning.
  • Estrutura de jogos
    • Jogos competitivos, colaborativos e coopetition.
    • Elementos do jogo
  • Briefing e Debriefing – Montando e fechando Jogos
    • Colocando o desejo e necessidades do cliente no jogo
    • Reconhecendo e explorando: Trazendo os resultados do jogo para realidade dos participantes

Trilhas de aprendizagem: fundamentos e desdobramentos

  • Porque utilizar trilhas (análise de casos);
  • O que são e como podem ser estruturadas;
  • Quando são recomendadas;
  • Principais tipos e suas particularidades;
  • Planejando a estruturação.

2. Curadoria de conteúdo no contexto das trilhas

  • O que é curadoria de conteúdo;
  • Qual seu papel no contexto de trilhas;
  • Quem deve participar;
  • Cuidados e recomendações para operacionalização.

3. Praticando a metodologia de estruturação – “mãos à obra” ou “sujando a mão de graxa”

  • Especificação da trilha;
  • Planejamento e detalhamento;
  • Desenvolvimento do “kit”;
  • Implantação.

 

DIFERENCIAIS DA SUA EXPERIÊNCIA


Ambiente Inspirador 

Os ambientes interno e externo se completam. A Integração fica localizada em um bairro de SP rico em atrações e restaurantes: o Itaim Bibi. O almoço gourmet é uma oportunidade de troca e aprendizado em grupo.


Contatos e Aprendizagem Social
 

Cada curso é uma combinação única de alunos. Você fará conexões com pessoas da mesma área que você e a aprendizagem colaborativa gera valiosas lições: interesse, pensamento crítico e conexões profissionais.


A Experiência da Imersão

A versão presencial é uma imersão, o que propicia o melhor do aprendizado social, da troca entre alunos. Juntos, todos podem se afastar de suas rotinas, permitindo reflexões mais profundas.


Online ao vivo 

Nos cursos online ao vivo, o aluno tem aula com os especialistas da Integração, os mesmos que ministram os cursos presenciais e possuem mais de 98% de aprovação. São experts, que realmente vivem o que ensinam.


Metodologia Ativa

Valorizamos a experiência prática, analisando cases, e contando com modelos que estruturam a maneira de pensar e implementar, facilitando a aplicação da aprendizagem já no dia seguinte.

Masterclass RH i+ e LIDERANÇA i+

São 2 séries de masterclasses online ao vivo, que abordam todo mês os temas mais atuais sobre RH e Liderança para quem quer manter viva a chama do aprendizado e se manter por dentro dos temas do momento. O conteúdo é complementar, já incluído na inscrição.

Acompanhe os dias e horários das aulas RH i+ e Liderança i+.


Professores

Time de professores especialistas, com importantes trajetórias profissionais. Cada um traz a experiência de ter vivenciado a realidade de diferentes empresas, aplicando conhecimentos atuais em suas áreas.

Novos conhecimentos para colocar em prática na sua empresa


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Adriana Clementino

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação. Especialista em Tecnologia. Bacharel em Administração de Empresas. Coordenadora e docente nos cursos de pós-graduação Lato Sensu a distância em Design Instrucional e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Centro Universitário Senac-SP.

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Luis Zanin

Mestre e Doutor em Administração de Empresas. Sócio da Conquistar – Jogos Vivenciais Corporativos, coordenou e participou da criação e entrega de mais de 1.000 jogos para as principais empresas do Brasil e do Mundo. Atua também como professor e consultor da Integração Escola de Negócios, em cursos de MBA e como pesquisador nas áreas de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo.

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Mestre em Instructional Systems pela University of Central Florida. É professor em cursos de MBA e especialização. Exerce as funções de consultor, gestor e articulista em temas como trilhas de aprendizagem, formação de formadores, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento.

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Consultor em Desenvolvimento Humano com mais de 20 anos de experiência. Foi professor de pós-graduação em RH da FAAP. Life and Executive Coach pelo ICI. Certificado Workplace Big Five. Qualificado no instrumento de Preferências Psicológicas - MBTI. Possui cursos de Administração de Conflitos e Andragogia.

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