Formação em Metodologias de Aprendizagem em T&D
A sala de aula tradicional está sendo transformada em um ambiente interativo e centrado no aluno. Este curso aborda as bases conceituais da aprendizagem; as novas metodologias ativas e imersivas, que estimulam a experimentação; simulação de jogos, aliando realidade virtual, aumentada e gamificação e também trilhas de aprendizagem gerenciais e técnicas com inteligência artificial.
PARA QUEM É ESSE CURSO
Profissionais de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que tenham interesse em se aprimorar em metodologias de aprendizagem.
PRÓXIMAS DATAS
São Paulo - SP
- De 07 a 11 de abril de 2025
- De 20 a 24 de outubro de 2025
DURAÇÃO
Online ao vivo
40 horas
Presencial
40 horas
Para a realização do curso, pedimos que traga o seu notebook.
Receba por e-mail o prospecto do curso
Fácil de acessar, imprimir e compartilhar.O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO
Compreender os conceitos de diversas metodologias de aprendizagem;
O QUE VOCÊ
LEVA DO CURSO
Compreender os conceitos de diversas metodologias de aprendizagem;
Explorar os benefícios das metodologias ativas e imersivas, identificando seus desafios para aplicação no contexto dos participantes da turma;
Utilizar ferramentas e aplicativos para entender a operacionalização de algumas atividades;
Obter conceitos e analisar a metodologia para desenvolvimento e implantação de trilhas de aprendizagem com inteligência artificial.
CONTEÚDO
AS BASES CONCEITUAIS DO TREINAMENTO
- Como a área de treinamento agrega valor à organização;
- O modelo “supertraining”:
- Caminhos da aprendizagem, o cérebro e a aprendizagem: Contribuições da neurociência, cérebro trino, Estilos de aprendizagem: Visual, auditivo, cinestésico,
- Aceleração da aprendizagem: Os princípios fundamentais da aprendizagem acelerada
- Pedagogia x andragogia: Diferenças entre o aprendizado da criança e do adulto
- O que é o ciclo de aprendizagem vivencial de David Kolb: Vivência, relato, processamento, generalização e aplicação
- Metodologias de aprendizagem: O método de ensino tradicional x outras modalidades
- O modelo de aprendizagem 70:20:10
- 6D na prática.
APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (DINÂMICAS, GAME BASED LEARNING E GAMIFICAÇÃO)
- Antes de falar de jogos
- A caminhada do aprendizado até agora: gerações e suas características.
- Gerações de empresas e necessidades estratégicas.
- Conceitos e Definições
- Dinâmicas, jogos vivenciais, gamification e game Based Learning.
- Estrutura de jogos
- Jogos competitivos, colaborativos e coopetition.
- Elementos do jogo
- Briefing e Debriefing – Montando e fechando Jogos
- Colocando o desejo e necessidades do cliente no jogo.
- Reconhecendo e explorando: Trazendo os resultados do jogo para realidade dos participantes.
DESIGN INSTRUCIONAL PARA A CRIAÇÃO DE TREINAMENTOS CORPORATIVOS
1. Conceitos fundamentais
- O que é design instrucional e seus tipos.
- Modelo de ADDIE.
- Equipe em projeto de design instrucional.
- Como as pessoas aprendem.
2. Análise
- Tipos de análise (Contextual, dos aprendizes e da tarefa).
- Relatório de análise.
3. Planejamento
- A Matriz de Design Instrucional.
- Como definir objetivos de aprendizagem centrados no aprendiz.
- Modos de entrega de conteúdos Estratégias de aprendizagem.
4. Desenvolvimento
- Produção textual para o aprendizado na multimídia (cursos on-line).
- Storyboard.
- Os 9 eventos de instrução.
- Fundamentos para o design do aprendizado na mídia digital.
- Noções de design para designers instrucionais.
- Ferramentas de autoria.
5. Implementação
- Tecnologias para a criação de cursos e objetos de aprendizagem e tipos de tecnologia.
- Critérios de seleção.
- LMS.
6. Avaliação
- Tipo e ferramentas de avaliação.
- ROI e KPIs para e-learning
- Checklist de avaliação.
METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS NA APRENDIZAGEM CORPORATIVA
- Contextualização das Metodologias Ativas e Imersivas na Aprendizagem Corporativa:
- O que são e para que servem;
- Como estão sendo utilizadas na Aprendizagem Corporativa.
- Aprendizagem pelos Pares (Peer Classroom): Praticando: ferramentas para aplicação do peer classroom.
- Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos: Praticando: Desafio Investigativo (Problem Based Learning).
- Ambientes Virtuais Imersivos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Praticando: explorando exemplos práticos de realidade aumentada e realidade virtual na aprendizagem corporativa.
- Ensino Híbrido (blended learning) com foco na sala de aula invertida: Praticando: ferramentas do Google Education.
TRILHAS DE APRENDIZAGEM E CURADORIA DE CONTEÚDO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
1. Trilhas de aprendizagem: fundamentos e desdobramentos
- Porque utilizar trilhas (análise de casos).
- O que são e como podem ser estruturadas.
- Quando são recomendadas.
- Principais tipos e suas particularidades.
- Planejando a estruturação.
2. Curadoria de conteúdo no contexto das trilhas
- O que é curadoria de conteúdo.
- Qual seu papel no contexto de trilhas.
- Quem deve participar.
- Cuidados e recomendações para operacionalização.
PRATICANDO A METODOLOGIA DE ESTRUTURAÇÃO DE TRILHAS - “MÃOS À OBRA” OU “SUJANDO A MÃO DE GRAXA”
- Especificação da trilha.
- Planejamento e detalhamento.
- Desenvolvimento do “kit”.
- Implantação.
- Como a área de treinamento agrega valor à organização;
- O modelo “supertraining”:
- Caminhos da aprendizagem, o cérebro e a aprendizagem: Contribuições da neurociência, cérebro trino, Estilos de aprendizagem: Visual, auditivo, cinestésico,
- Aceleração da aprendizagem: Os princípios fundamentais da aprendizagem acelerada
- Pedagogia x andragogia: Diferenças entre o aprendizado da criança e do adulto
- O que é o ciclo de aprendizagem vivencial de David Kolb: Vivência, relato, processamento, generalização e aplicação
- Metodologias de aprendizagem: O método de ensino tradicional x outras modalidades
- O modelo de aprendizagem 70:20:10
- 6D na prática.
- Antes de falar de jogos
- A caminhada do aprendizado até agora: gerações e suas características.
- Gerações de empresas e necessidades estratégicas.
- Conceitos e Definições
- Dinâmicas, jogos vivenciais, gamification e game Based Learning.
- Estrutura de jogos
- Jogos competitivos, colaborativos e coopetition.
- Elementos do jogo
- Briefing e Debriefing – Montando e fechando Jogos
- Colocando o desejo e necessidades do cliente no jogo.
- Reconhecendo e explorando: Trazendo os resultados do jogo para realidade dos participantes.
1. Conceitos fundamentais
- O que é design instrucional e seus tipos.
- Modelo de ADDIE.
- Equipe em projeto de design instrucional.
- Como as pessoas aprendem.
2. Análise
- Tipos de análise (Contextual, dos aprendizes e da tarefa).
- Relatório de análise.
3. Planejamento
- A Matriz de Design Instrucional.
- Como definir objetivos de aprendizagem centrados no aprendiz.
- Modos de entrega de conteúdos Estratégias de aprendizagem.
4. Desenvolvimento
- Produção textual para o aprendizado na multimídia (cursos on-line).
- Storyboard.
- Os 9 eventos de instrução.
- Fundamentos para o design do aprendizado na mídia digital.
- Noções de design para designers instrucionais.
- Ferramentas de autoria.
5. Implementação
- Tecnologias para a criação de cursos e objetos de aprendizagem e tipos de tecnologia.
- Critérios de seleção.
- LMS.
6. Avaliação
- Tipo e ferramentas de avaliação.
- ROI e KPIs para e-learning
- Checklist de avaliação.
- Contextualização das Metodologias Ativas e Imersivas na Aprendizagem Corporativa:
- O que são e para que servem;
- Como estão sendo utilizadas na Aprendizagem Corporativa.
- Aprendizagem pelos Pares (Peer Classroom): Praticando: ferramentas para aplicação do peer classroom.
- Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos: Praticando: Desafio Investigativo (Problem Based Learning).
- Ambientes Virtuais Imersivos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Praticando: explorando exemplos práticos de realidade aumentada e realidade virtual na aprendizagem corporativa.
- Ensino Híbrido (blended learning) com foco na sala de aula invertida: Praticando: ferramentas do Google Education.
1. Trilhas de aprendizagem: fundamentos e desdobramentos
- Porque utilizar trilhas (análise de casos).
- O que são e como podem ser estruturadas.
- Quando são recomendadas.
- Principais tipos e suas particularidades.
- Planejando a estruturação.
2. Curadoria de conteúdo no contexto das trilhas
- O que é curadoria de conteúdo.
- Qual seu papel no contexto de trilhas.
- Quem deve participar.
- Cuidados e recomendações para operacionalização.
- Especificação da trilha.
- Planejamento e detalhamento.
- Desenvolvimento do “kit”.
- Implantação.
DIFERENCIAIS DA SUA EXPERIÊNCIA
Ambiente Inspirador
Os ambientes interno e externo se completam. A Integração fica localizada em um bairro de SP rico em atrações e restaurantes: o Itaim Bibi. O almoço gourmet é uma oportunidade de troca e aprendizado em grupo.
Contatos e Aprendizagem Social
Cada curso é uma combinação única de alunos. Você fará conexões com pessoas da mesma área que você e a aprendizagem colaborativa gera valiosas lições: interesse, pensamento crítico e conexões profissionais.
A Experiência da Imersão
A versão presencial é uma imersão, o que propicia o melhor do aprendizado social, da troca entre alunos. Juntos, todos podem se afastar de suas rotinas, permitindo reflexões mais profundas.
Online ao vivo
Nos cursos online ao vivo, o aluno tem aula com os especialistas da Integração, os mesmos que ministram os cursos presenciais e possuem mais de 98% de aprovação. São experts, que realmente vivem o que ensinam.
Metodologia Ativa
Valorizamos a experiência prática, analisando cases, e contando com modelos que estruturam a maneira de pensar e implementar, facilitando a aplicação da aprendizagem já no dia seguinte.
Masterclass RH i+ e LIDERANÇA i+
São 2 séries de masterclasses online ao vivo, que abordam todo mês os temas mais atuais sobre RH e Liderança para quem quer manter viva a chama do aprendizado e se manter por dentro dos temas do momento. O conteúdo é complementar, já incluído na inscrição.
Acompanhe os dias e horários das aulas RH i+ e Liderança i+.
Professores
Time de professores especialistas, com importantes trajetórias profissionais. Cada um traz a experiência de ter vivenciado a realidade de diferentes empresas, aplicando conhecimentos atuais em suas áreas.
O QUE DIZEM NOSSOS ALUNOS
O QUE DIZEM
NOSSOS ALUNOS
UM LUGAR PARA FAZER CONEXÕES
Onde estão nossos alunos:
UM LUGAR PARA
FAZER CONEXÕES
Onde estão nossos alunos:
ESSA É A NOSSA MARCA
30 mil alunos
por ano prontos para transformar conhecimento em prática com 98% de aprovação.12 AUDITÓRIOS
em centro de treinamento no Itaim Bibi, polo cultural e corporativo de SP.+ de 23 mil empresas
atendidas em 30 anos de experiência em soluções de aprendizagem.+ de 200 JOGOS
da Conquistar representando da Catalyst, maior empresa de jogos corporativos do Brasil.CONTEÚDOS QUE CRIAMOS PARA VOCÊ
CONTEÚDOS QUE
CRIAMOS PARA
VOCÊ
VAMOS ILUMINAR CAMINHOS PARA SEU PLANO ANUAL DE T&D.
Faça o download da Edição 2022/2023 da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil. A maior pesquisa de T&D do mercado em primeira mão para você.
Descubra os indicadores que vão auxiliar o seu planejamento anual de T&D para 2023.
Multiplique o
aprendizado
e otimize o
investimento
por colaborador!
Conheça o
PACK CORPORATIVO
DESCONTO a partir de 5 inscrições
opções de