Como desenvolver habilidades de liderança em gestores, supervisores e coordenadores

Na integra

Veja como criamos programas personalizados e ajudamos a desenvolver habilidades de liderança em gestores, supervisores e coordenadores de uma grande empresa.

Líderes precisam saber liderar. A afirmação parece óbvia, mas desenvolver habilidades de liderança pode ser um grande desafio, afinal, esses chefes precisam ser capazes de influenciar pessoas de maneira direta, fluida e objetiva. Foi esse o pensamento que começou a surgir na FRONIUS, ainda em 2019. Na época, a empresa, que atua nas áreas de tecnologia de soldagem, energia fotovoltaica e tecnologia de carregamento de baterias, percebeu que era hora de desenvolver habilidades de liderança de seus gerentes. Logo na sequência, constataram que precisavam ir além, capacitando, também, coordenadores e supervisores. A partir dessa percepção, a Integração Escola de Negócios entrou no jogo e, junto ao cliente, começamos a construir cursos e programas que mudariam a forma da empresa de lidar com gestão de pessoas.

Programas personalizados, focados nas principais habilidades de liderança

Em 2020, a ideia inicial era criar programas de gestão presenciais. Com a pandemia, a estratégia precisou ser reavaliada e, depois de muita análise, dois tipos de programas online foram criados. O primeiro deles, desenvolvido especialmente para a média liderança, foi construído para ser entregue em 12 meses e contemplava 12 diferentes módulos. Temas como autoconhecimento, o papel do líder e estilos de liderança foram abordados e discutidos de maneira profunda e complexa ao longo de todo o processo. Além disso, a gestão de indicadores, de processos e de pessoas foi um tema altamente discutido e avaliado. Ao final, organizamos um encontro para que os participantes pudessem apresentar seus projetos, os resultados obtidos e as melhorias práticas implementadas. Esse contato com o resultado e a discussão de transformações reais fizeram toda a diferença e estimularam os participantes a buscar, cada vez mais, constantes melhorias.

E a alta liderança?

Com os resultados positivos dessa capacitação, tornou-se clara a necessidade de falar, também, com a alta liderança. Neste contexto, o desafio foi ainda maior. Com ajuda da Integração, a Fronius construiu uma visão de futuro e se preparou para responder a pergunta “Como será a Fronius em 2030?”

Para esse programa, criamos 3 módulos, de 16 horas cada um.  Após um diagnóstico detalhado, identificamos os objetivos, desafios e o perfil do público-alvo. A partir disso, desenvolvemos o programa da alta liderança com os seguintes eixos:

1 – Análise de Cenários

2 – Inovação e Futuro

3 – Business Game

Cada eixo contemplava dois dias repletos de discussões, dinâmicas diferentes e desafios. Ao final dos três dias, a visão macro, o pensamento analítico e a importância de entender o perfil das outras pessoas foram alguns dos pontos de aprendizado de todos. Como destaque, percebemos que o trabalho valorizou o multiculturalismo presente nas pessoas. A dinâmica também levou os líderes a entender, avaliar e a respeitar todas as diferenças encontradas no ambiente de trabalho. Foi um sucesso!

Cursosrelacionados

  • Coordenadores e Supervisores: Vencendo Desafios da Primeira Liderança

    Há cargos que exigem muito, por eficiência técnica ou pela própria gestão. Desenvolva as 7 competências, ferramentas importantes que começam pela liderança e trabalham engajamento, comunicação, feedback, inteligência emocional e gestão do tempo, além do foco em resultados e alinhamento do líder ao ambiente.

    Leia mais sobre o tema no blog

    Saiba mais