Cursos de Liderança

Curso Desenvolvimento de Coordenadores e Supervisores

Há cargos que exigem muito, por eficiência técnica ou pela própria gestão. Desenvolva as 7 competências, ferramentas importantes que começam pela liderança e trabalham engajamento, comunicação, feedback, inteligência emocional e gestão do tempo, além do foco em resultados e alinhamento do líder ao ambiente.

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A quem se destina

Líderes, potenciais ou emergentes, que querem desenvolver a gestão, mobilizando a equipe e focando em resultados.

Duração

16 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Ligadas diretamente à execução de todas as atividades da empresa, coordenação e supervisão são funções que exigem muito de seus ocupantes. O programa desenvolve justamente as sete principais competências que o cargo enfrenta, aumentando as capacidades dos coordenadores e supervisores de interferir positivamente no ambiente. A interação é dinâmica e possibilita uma troca consistente entre os participantes e suas vivências em diferentes cenários de liderança.

Identificar a potencialidade de melhorias das sete competências do cargo a partir da abordagem prática e da utilização de ferramentas.

Desenvolver a capacidade de gerir a equipe com maestria, lidando com a diversidade de talentos e as demandas de trabalho.

Aprender a utilizar ferramentas práticas de apoio à liderança em comunicação e feedback, gestão do tempo e foco em resultados, conduzindo a equipe para a alta performance.

Conhecer e praticar ferramentas para influência e tomada de decisão, firmando-se na função de coordenador e supervisor.

Desenvolver a competência de delegação com o apoio de ferramentas práticas para utilização na rotina de trabalho.

Realizar trocas entre profissionais com vivências em diferentes cenários, ampliando seu olhar sobre o que é ser um líder.

Compreender exatamente o papel do cargo frente aos desafios da empresa, identificando as exigências e indicadores de desempenho para eficácia completa.

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1. O papel de coordenador e supervisor

  • Pipeline de liderança e a posição do coordenador e supervisor;
  • As expectativas das empresas e as competências necessárias à função;
  • Os sete maiores desafios enfrentados;
  • Perfil técnico versus perfil de gestão;
  • Posicionamento assertivo do cargo.

Ferramentas utilizadas:

Inventários de desafios do líder

Check-list da identidade da área

 

2. Gestão da equipe para alta performance

Equipes

  • O que é uma equipe e como fazer gestão;
  • Como um grupo torna-se uma equipe com ajuda do líder;
  • Essencial para o trabalho em equipe: alinhamento (objetivos e metas) e mobilização (comprometimento e motivação);
  • Liderança coach e o desenvolvimento da equipe;
  • Delegação como fator de produtividade e desenvolvimento da equipe.

Gestão de conflitos

  • Compreendendo os conflitos de uma equipe;
  • Como tirar proveito da diversidade de pensamentos;
  • Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento.

Clima de trabalho

  • Percepção da equipe sobre o clima e impacto na produtividade e no relacionamento;
  • Como criar um clima desafiador para resultados;
  • Estímulos da liderança para um clima de alto desempenho.

Motivação

  • O que é motivação e o que causa seu comportamento no trabalho;
  • Como criar um ambiente que estimula a produtividade;
  • Motivação e diferença nos resultados;
  • Como o líder deve trabalhar a motivação da equipe.

 

Ferramentas utilizadas:

Mosaico de ambiente e clima de trabalho

Radar de motivação

Mapa de proximidade psicológica da equipe

Autoanálise de delegação

 

3. Comunicação e feedback com a equipe, com pares e superiores

  • Fenômeno da comunicação objetiva e subjetiva no ambiente de trabalho;
  • Personalidade como fonte e instrumento da comunicação;
  • Diferença entre falar e comunicar para o cargo de supervisor e coordenador;
  • Assertividade para expressar ideias, opiniões e sentimentos;
  • Como construir interações produtivas;
  • Cultura de feedback de desempenho;
  • O que é feedback e impacto na produtividade;
  • Feedback como ferramenta de liderança;
  • Regras práticas para toda a equipe dar e receber feedback de desempenho.

 

Ferramentas utilizadas:

Guia de feedback assertivo

 

4. Relacionamento interpessoal

  • Como funcionam os relacionamentos e as diferenças individuais e grupais;
  • As habilidades sociais do supervisor e coordenador para se posicionar no trabalho;
  • Competências para administrar relacionamentos e criar redes de cooperação;
  • Aspectos técnicos e políticos dos relacionamentos de trabalho.

 

Ferramentas utilizadas:

Autodiagnóstico de estilos de relacionamentos

 

5. Influência

  • Influência para efetividade na empresa;
  • Princípios universais e técnicas de influência;
  • Utilização da influência para mobilizar equipes e colaboração interna;
  • Persuasão para conquistar a adesão dos superiores;
  • Articulação de ideias e soluções por meio da influência;
  • Características de um persuasor excelente.

 

Ferramentas utilizadas:

Guia de influência

 

6. Inteligência emocional

  • Como o comportamento assumiu importância na vida do coordenador e supervisor;
  • O que são emoções e como afetam a vida pessoal e profissional;
  • Pressão e emoção como fator de estresse no cargo;
  • Conceitos e aplicabilidade da inteligência emocional na prática;
  • Competências da IE: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia, sociabilidade;
  • Como aplicar a IE no trabalho de coordenação e supervisão;
  • Gestão emocional para garantir equilíbrio na função.

 

Ferramentas utilizadas:

Inventário de autoconhecimento e emoções.

 

7. Gestão do tempo e tomada de decisão

  • O processo de tomada de decisão sob os aspectos lógicos e emocionais;
  • O sistema de apoio à decisão para facilitar a coordenação e supervisão;
  • Os desperdiçadores de tempo na função: excesso de tarefas, mudanças de prioridades, maus hábitos;
  • Solução GTD para administrar o tempo;
  • Técnicas de priorização de atividades.

 

Ferramentas utilizadas:

Guia de tomada de decisão

Matriz GUT

Guia de gestão do tempo

 

8. Foco em resultados

  • Ferramentas de planejamento e ampliação da efetividade;
  • Produtividade planejada e controlada: planos, metas, indicadores;
  • Construção da cultura da melhoria de desempenho e resultados da área;
  • O processo de entrega de resultados da equipe;
  • Monitoramento e avaliação do desempenho em conjunto com a equipe;
  • Metas e determinação: transformando intenção em planejamento concreto.

 

Ferramentas utilizadas:

Análise de produtividade

Métrica SMART

O programa utiliza metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes praticam tarefas mentais, como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança.

Os exercícios são dinâmicos, interativos e dão oportunidades para discutir situações práticas da rotina da liderança.

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

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AlgunsClientesatendidos

Recomendo o curso "Coordenadores e Supervisores" como um momento destinado especificamente ao líder para reflexão e aprendizado fora do ambiente de trabalho.

Andréa Possato Previatto Silva - SESI

O Curso Foi Muito Importante Para o Meu Direcionamento Profissional .O Conteúdo é Excelente e a Instrutora Maravilhosa.

Lorena Ferreira - Engelux Construtora Ltda

Curso maravilhoso para todos que querem crescer e aperfeiçoar-se no trabalho de gestão.

Luiza Rozante - Serviço Social da Indústria - SESI

Ótimo curso, abre o nosso conhecimento de como administrar pessoas dentro do nosso setor, direcionado para novos líderes com certeza.

Lidia Ribeiro novembro de 2020

O curso Coordenadores e Supervisores foi ótimo com foco na nossa rotina, foi muito proveitoso para os gestores da minha empresa. A Beth com certeza faz o curso ser muito leve e admirável.

Ricardo Duarte - Cil Construtora Icec Ltda

O melhor curso que já participei. A Instrutora demonstrou total domínio e trouxe a teoria para o meu dia a dia, com exemplos ou estudo de casos."

Milton Teotônio - Coats Corrente Ltda

Os conteúdos aplicados foram essenciais para o meu aprendizado! Amei a metodologia para análise de motivação, sempre me perguntei como engajar pessoas, e com certeza usarei esta metodologia!

Monique de Almeida Magalhães

Tive dois dias incríveis e com certeza voltarei a fazer cursos. Obrigada!

Thais Caroline Garcia - Highland Comercio e Importação Ltda

Recomendo o curso de Coordenadores e Supervisores! Foram dois dias dedicados a reflexão e muito aprendizado! Um curso dinâmico com muitas atividades, exemplos e partilha de experiências.

Kelly Zeferino Belinelli - Ansell Brazil Ltda

Benefícios-

Material impresso

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Meg Chiaramelli

Executiva com sólida experiência nas áreas de gestão de pessoas. Foi Reitora da Universidade Corporativa Sadia, a qual fundou e dirigiu por aproximadamente 15 anos. Head das escolas de RH, Vendas e Marketing e do Núcleo de Coaching da Integração. Também é consultora em temas relacionados à liderança e gestão de processos, em cursos abertos e in company.

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Edson Herrero

Consultor desde: maio de 2011

Sociólogo e Psicólogo. Head das escolas de Secretariado e Assessment Center. Possui 15 anos de experiência em RH e hoje dedica-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental. Atua em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH,  processos seletivos.

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