Spin Selling
A complexidade das vendas B2B modernas, impulsionada pela era da "Venda de Soluções", exige uma transformação radical no perfil do profissional. Para superar a Armadilha da Comoditização e impulsionar as vendas, é preciso dominar a arte de vender valor e gerar demanda.
PARA QUEM É ESSE CURSO
Profissionais que atuam em ambientes de venda B2B que sofrem a pressão dos clientes barganhando preço menores e prazos de pagamentos maiores.
PRÓXIMAS DATAS
São Paulo - SP
- 13 de abril de 2026
Online ao Vivo
- De 19 a 20 de outubro de 2026
DURAÇÃO
Presencial
08 horas
Online ao vivo
08 horas
Receba por e-mail o prospecto do curso
Fácil de acessar, imprimir e compartilhar.O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO
Este curso entrega a metodologia SPIN Selling, comprovada cientificamente, para transformar insatisfações (Necessidades Implícitas) em vontade de agir (Necessidades Explícitas), garantindo seu sucesso em vendas complexas.
O QUE VOCÊ
LEVA DO CURSO
Este curso entrega a metodologia SPIN Selling, comprovada cientificamente, para transformar insatisfações (Necessidades Implícitas) em vontade de agir (Necessidades Explícitas), garantindo seu sucesso em vendas complexas.
Investigação Estratégica: Você dominará as 4 sequências de perguntas S.P.I.N. para mapear o cenário, diagnosticar problemas, gerar urgência ao explorar as consequências (Perguntas de Implicação, o “coração da metodologia”) e fazer o cliente vender a solução para si mesmo (Perguntas de Necessidade de Solução).
Criação de Valor: Você aprenderá a diferenciar Características, Vantagens e Benefícios, focando apenas no que gera valor real. Isso garante que sua apresentação atenda diretamente a uma Necessidade Explícita, elevando o valor percebido e superando a objeção de preço.
Fechamento Científico: Abandone o fechamento agressivo. Seu foco será obter Avanços (próximos passos específicos) em vez de continuações (elogios vagos). Você aprenderá a prevenir objeções, tratando-as como sintoma de valor subdesenvolvido.
Maestria e Planejamento: Você terá as 4 Regras de Ouro para praticar e internalizar o método, além de um framework para mapear as sequências S.P.I.N. e planejar o “tema central” de cada visita antes de entrar na sala.
Benefício Imediato: Você será reconhecido como um Consultor Estratégico, capaz de elevar o valor de sua solução, vender com menos pressão e fechar negócios de forma mais previsível e lucrativa.
CONTEÚDO
Bases Científicas e o Paradigma da Venda Complexa
A Ciência da Venda B2B:
A Nova Psicologia da Venda B2B.
Diferenciação entre Vendas Simples (baixo valor) e Vendas Grandes (complexas, várias reuniões).
Ineficácia das táticas de fechamento agressivo em vendas complexas.
Os dois grandes motivadores da compra: o medo das consequências e o desejo da solução.
Os Estágios Críticos da Venda:
A Investigação (Sondagem) como o estágio mais crucial para o sucesso da visita.
Abertura: Estabelecimento de rapport e obtenção de autorização para investigar.
Investigação: Foco no diagnóstico de necessidades.
Demonstração de Capacidade: Apresentação de valor e Benefícios.
Obtenção de Compromisso: Fechamento orientado a ações (Avanços).
A Estrutura Avançada de Investigação: O S.P.I.N.
Desenvolvimento de Necessidades:
Necessidades Implícitas: Problemas e insatisfações do cliente.
Necessidades Explícitas: Desejos, intenções ou vontade de agir.
A importância de transformar Necessidades Implícitas em Explícitas para garantir a venda complexa.
A importância das perguntas abertas para investigação e como elaborá-las.
Prática: Mapeando as necessidades dos seus clientes.
PRIMEIRA FASE: O “S” – PERGUNTAS DE SITUAÇÃO:
Qual o objetivo desta fase?
Como Mapear o contexto, fatos e dados?
Qual a estrutura das perguntas de situação? Quantas perguntas posso fazer?
A importância da preparação das visitas com antecedência e quais informações buscar.
Prática: Desenvolver perguntas de Situação para a sua realidade.
A Estrutura Avançada de Investigação: O S.P.I.N.
SEGUNDA FASE – O “P” – PERGUNTAS DE PROBLEMA:
Qual o objetivo desta fase?
Como explorar dificuldades, revelando a Necessidade Implícita.
A importância da aplicação da escuta ativa para identificar insights e confirmar a insatisfação.
Qual a estrutura das perguntas de Problema? Quantas perguntas posso fazer?
Prática: Desenvolver perguntas de Problema para a sua realidade.
Prática: Roleplay de perguntas de Problema.
TERCEIRA FASE: O “I” – PERGUNTAS DE IMPLICAÇÃO:
Qual o objetivo desta fase?
Por que as perguntas de Implicação são consideradas o coração da metodologia?
Qual a importância de explorar as consequências do(s) problema(s)?
Quais emoções as perguntas de Implicação devem provocar?
Geração de urgência e aumento do custo da inação.
O poder das Implicações como a linguagem dos tomadores de decisão (custo, rentabilidade, turnover).
Prática: Desenvolver perguntas de Implicação para a sua realidade.
Prática: Roleplay de perguntas de Implicação.
QUARTA FASE O “N” – PERGUNTAS DE NECESSIDADE DE SOLUÇÃO:
Qual o objetivo desta fase?
Como focar no valor e utilidade da solução, fazendo o cliente descrever os benefícios?
Quais emoções as perguntas de Implicação devem provocar?
Como criar entusiasmo e desejo (o cenário ideal).
Prática: Desenvolver perguntas de Necessidade de Solução para a sua realidade.
Prática: Roleplay de perguntas de Necessidade de Solução.
Valor, Objeções e Maestria de Habilidades
VALOR, CAPACIDADE E OBJEÇÕES AVANÇADAS:
A Hierarquia da Capacidade:
Características: Fatos e dados neutros aumentam a sensibilidade ao preço.
Vantagens: Declarações de como o produto pode ajudar; são ineficazes na venda grande.
Benefícios: Declarações que atendem a uma Necessidade Explícita; essencial para o sucesso.
Prática: Quais as Vantagens dos seus produtos/serviços? Quais os benefícios para os clientes? Quais dores essas vantagens resolvem?
Criação e Prevenção de Objeções:
Objeções como um sintoma de valor subdesenvolvido.
A Prevenção da Objeção (através do SPIN) é uma estratégia superior ao Manejo de Objeções.
Estratégias de Obtenção de Compromisso:
Fechamento focado em Avanços (próximos passos específicos e acionáveis).
Evitar continuações (elogios vagos sem compromisso de ação).
As quatro ações para obter compromisso: Concentrar na Investigação, checar preocupações, resumir Benefícios e propor o próximo passo mais realista.
O Processo de Venda Interna:
Uso estratégico das perguntas N-P para ensinar o cliente (prepará-lo para vender a solução a outros stakeholders).
Garantir que o valor percebido pelo cliente seja maior que o custo (Equação de Valor).
MAESTRIA DE HABILIDADES E IMPLANTAÇÃO ESTRATÉGICA:
O Caminho da Maestria: A importância de implementar um método de treinamento rigoroso e desafiador. O vendedor como atleta de alta performance.
Planejamento de Perguntas: Utilizar planilhas ou mapas mentais para mapear as sequências S-P-I-N e definir um “tema central” para cada sequência de sondagem.
As Quatro Regras de Ouro para o Aprendizado: Praticar apenas um comportamento por vez; experimentar pelo menos três vezes; focar na Quantidade antes da Qualidade; Praticar em situações seguras (role-play).
Métricas e Avaliação: Avaliação Pós-Visita (dissecando o que foi aprendido) e mensuração do sucesso através do aumento no número de Avanços e no volume de vendas.
A Ciência da Venda B2B:
A Nova Psicologia da Venda B2B.
Diferenciação entre Vendas Simples (baixo valor) e Vendas Grandes (complexas, várias reuniões).
Ineficácia das táticas de fechamento agressivo em vendas complexas.
Os dois grandes motivadores da compra: o medo das consequências e o desejo da solução.
Os Estágios Críticos da Venda:
A Investigação (Sondagem) como o estágio mais crucial para o sucesso da visita.
Abertura: Estabelecimento de rapport e obtenção de autorização para investigar.
Investigação: Foco no diagnóstico de necessidades.
Demonstração de Capacidade: Apresentação de valor e Benefícios.
Obtenção de Compromisso: Fechamento orientado a ações (Avanços).
Desenvolvimento de Necessidades:
Necessidades Implícitas: Problemas e insatisfações do cliente.
Necessidades Explícitas: Desejos, intenções ou vontade de agir.
A importância de transformar Necessidades Implícitas em Explícitas para garantir a venda complexa.
A importância das perguntas abertas para investigação e como elaborá-las.
Prática: Mapeando as necessidades dos seus clientes.
PRIMEIRA FASE: O “S” – PERGUNTAS DE SITUAÇÃO:
Qual o objetivo desta fase?
Como Mapear o contexto, fatos e dados?
Qual a estrutura das perguntas de situação? Quantas perguntas posso fazer?
A importância da preparação das visitas com antecedência e quais informações buscar.
Prática: Desenvolver perguntas de Situação para a sua realidade.
SEGUNDA FASE – O “P” – PERGUNTAS DE PROBLEMA:
Qual o objetivo desta fase?
Como explorar dificuldades, revelando a Necessidade Implícita.
A importância da aplicação da escuta ativa para identificar insights e confirmar a insatisfação.
Qual a estrutura das perguntas de Problema? Quantas perguntas posso fazer?
Prática: Desenvolver perguntas de Problema para a sua realidade.
Prática: Roleplay de perguntas de Problema.
TERCEIRA FASE: O “I” – PERGUNTAS DE IMPLICAÇÃO:
Qual o objetivo desta fase?
Por que as perguntas de Implicação são consideradas o coração da metodologia?
Qual a importância de explorar as consequências do(s) problema(s)?
Quais emoções as perguntas de Implicação devem provocar?
Geração de urgência e aumento do custo da inação.
O poder das Implicações como a linguagem dos tomadores de decisão (custo, rentabilidade, turnover).
Prática: Desenvolver perguntas de Implicação para a sua realidade.
Prática: Roleplay de perguntas de Implicação.
QUARTA FASE O “N” – PERGUNTAS DE NECESSIDADE DE SOLUÇÃO:
Qual o objetivo desta fase?
Como focar no valor e utilidade da solução, fazendo o cliente descrever os benefícios?
Quais emoções as perguntas de Implicação devem provocar?
Como criar entusiasmo e desejo (o cenário ideal).
Prática: Desenvolver perguntas de Necessidade de Solução para a sua realidade.
Prática: Roleplay de perguntas de Necessidade de Solução.
VALOR, CAPACIDADE E OBJEÇÕES AVANÇADAS:
A Hierarquia da Capacidade:
Características: Fatos e dados neutros aumentam a sensibilidade ao preço.
Vantagens: Declarações de como o produto pode ajudar; são ineficazes na venda grande.
Benefícios: Declarações que atendem a uma Necessidade Explícita; essencial para o sucesso.
Prática: Quais as Vantagens dos seus produtos/serviços? Quais os benefícios para os clientes? Quais dores essas vantagens resolvem?
Criação e Prevenção de Objeções:
Objeções como um sintoma de valor subdesenvolvido.
A Prevenção da Objeção (através do SPIN) é uma estratégia superior ao Manejo de Objeções.
Estratégias de Obtenção de Compromisso:
Fechamento focado em Avanços (próximos passos específicos e acionáveis).
Evitar continuações (elogios vagos sem compromisso de ação).
As quatro ações para obter compromisso: Concentrar na Investigação, checar preocupações, resumir Benefícios e propor o próximo passo mais realista.
O Processo de Venda Interna:
Uso estratégico das perguntas N-P para ensinar o cliente (prepará-lo para vender a solução a outros stakeholders).
Garantir que o valor percebido pelo cliente seja maior que o custo (Equação de Valor).
MAESTRIA DE HABILIDADES E IMPLANTAÇÃO ESTRATÉGICA:
O Caminho da Maestria: A importância de implementar um método de treinamento rigoroso e desafiador. O vendedor como atleta de alta performance.
Planejamento de Perguntas: Utilizar planilhas ou mapas mentais para mapear as sequências S-P-I-N e definir um “tema central” para cada sequência de sondagem.
As Quatro Regras de Ouro para o Aprendizado: Praticar apenas um comportamento por vez; experimentar pelo menos três vezes; focar na Quantidade antes da Qualidade; Praticar em situações seguras (role-play).
Métricas e Avaliação: Avaliação Pós-Visita (dissecando o que foi aprendido) e mensuração do sucesso através do aumento no número de Avanços e no volume de vendas.
DIFERENCIAIS DA SUA EXPERIÊNCIA
Ambiente Inspirador
Os ambientes interno e externo se completam. A Integração fica localizada em um bairro de SP rico em atrações e restaurantes: o Itaim Bibi. O almoço gourmet é uma oportunidade de troca e aprendizado em grupo.
Contatos e Aprendizagem Social
Cada curso é uma combinação única de alunos. Você fará conexões com pessoas da mesma área que você e a aprendizagem colaborativa gera valiosas lições: interesse, pensamento crítico e conexões profissionais.
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Nos cursos online ao vivo, o aluno tem aula com os especialistas da Integração, os mesmos que ministram os cursos presenciais e possuem mais de 98% de aprovação. São experts, que realmente vivem o que ensinam.
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Valorizamos a experiência prática, analisando cases, e contando com modelos que estruturam a maneira de pensar e implementar, facilitando a aplicação da aprendizagem já no dia seguinte.
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No curso online ao vivo, a mentoria em grupo une pessoas com diferentes vivências de carreira e possibilita o aconselhamento e troca de experiências. Tudo isso abordando os desafios, dilemas e as atitudes no trabalho. Será uma sessão de 2 horas online.
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Acompanhe os dias e horários das aulas aqui!
Professor
Consultor especialista com importante trajetória profissional, trazendo a experiência de ter vivenciado a realidade de diferentes empresas, aplicando conhecimentos atuais em suas áreas.
UM LUGAR PARA FAZER CONEXÕES
Onde estão nossos alunos:
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ESSA É A NOSSA MARCA
30 mil alunos
por ano prontos para transformar conhecimento em prática com 98% de aprovação.12 AUDITÓRIOS
em centro de treinamento no Itaim Bibi, polo cultural e corporativo de SP.+ de 23 mil empresas
atendidas em 30 anos de experiência em soluções de aprendizagem.+ de 200 JOGOS
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