Curso foca na formação estratégica do consultor de RH

Na integra

Nesta semana, a Integração recebe a penúltima turma de 2019 do curso de Formação em Consultoria Interna de RH – Tornando sua Ação Estratégica como Business Partner. Um dos mais procurados e bem avaliados da Integração, o curso tem como objetivo a formação estratégica do consultor de RH. Quase 800 profissionais já fizeram o curso desde 2011. 

O modelo de consultoria interna surgiu nos anos 1990. Com os negócios globais e a aceleração da tecnologia, veio a necessidade do consultor interno de RH. Ele tem o duplo papel de assessorar e garantir o alcance dos objetivos estratégicos do negócio, atuando como business partner. O curso da Integração prepara o profissional de RH para esse papel. “O RH precisa entender o negócio no qual está inserido, estabelecer uma relação com seus clientes internos e, dessa forma, mostrar sua importância estratégica para a empresa. Ou seja, ao se tornar o elo entre as áreas de negócios e os especialistas em gestão de pessoas, o consultor interno auxilia a organização a ser competitiva”, explica Meg Chiaramelli, head das escolas de RH e do Núcleo de Coaching da Integração. 

O curso tem cinco módulos

A Formação em Consultoria Interna de RH ocorre durante uma semana, com carga de 40 horas. “Quando o treinamento começou, ele contava com três dias. Mudamos para quatro porque sentimos que havia conteúdo que os alunos precisariam receber. Mais recentemente, vimos que faltava um dia para a discussão de um case prático e uma atividade de fechamento. Dessa forma, completamos o programa para a formação estratégica do consultor de RH”, conta Meg. 

  • No primeiro dia, os alunos aprendem sobre a base de sustentação do modelo de business partners, a competitividade e a necessária transformação da empresa. Eles também são introduzidos aos conceitos que envolvem a consultoria interna de RH. 
  • No segundo módulo, os profissionais entendem melhor qual é o perfil do business partner e seu posicionamento como parceiro de negócios.
  • O professor explica, no terceiro módulo, como ocorre o equilíbrio entre os papéis generalista e especialista no modelo business partner.
  • Já no módulo quatro, os profissionais aprofundam sobre a relação dos consultores internos de RH e os stakeholders. 
  • O último dia do curso é dedicado ao entendimento de como o consultor interno gera valor para o RH das organizações. Nesse dia, os profissionais têm a chance de conhecer tendências da área de RH e discutir sobre os principais desafios de ser um business partner.

“O curso é bastante completo para quem tem interesse em estruturar o modelo de atendimento do seu RH. Mas também é voltado para os profissionais que querem aperfeiçoar técnicas e conhecimentos sobre o tema”, afirma Meg.

O curso Formação em Consultoria Interna de RH – Tornando sua Ação Estratégica como Business Partner tem também a versão online com aulas ao vivo. Clique aqui e saiba mais.

Ebook exclusivo sobre o modelo de BP

Quer saber mais sobre o modelo de BP? Baixe gratuitamente o ebook Os Benefícios do Modelo de Business Partner para o RH e saiba, portanto, qual é o diferencial competitivo do modelo de BP.

Cursosrelacionados

  • Formação em Consultoria Interna de RH – Curso de Business Partner de RH

    Apresentando o modelo de Consultoria Interna, o Curso de Business Partner de RH tem como objetivo consolidar a ação estratégica do BP na área. Assim, aborda os riscos e oportunidades da implantação do modelo, além de suas interfaces com os demais subsistemas de RH. Principalmente, mostra técnicas de atuação no papel do BP, estratégias de influência, conexão com seus clientes internos e como a forma de atuação do Business Partner tem impacto direto no apoio aos líderes e nos resultados das organizações. O curso traz um passo a passo tanto para quem deseja estruturar o modelo de Consultoria Interna em sua organização, quanto para aqueles que pretendem incrementar seu modelo atual. Além disso, agrega apresentando ferramentas práticas para que os profissionais da área possam melhorar seu desempenho e potencializar ações propostas.

    Saiba mais