Formação Recursos Humanos

BP: Formação em Consultoria Interna de RH – Tornando sua Ação Estratégica como Business Partner

Conheça o papel estratégico e competitivo do modelo de Consultoria Interna de RH, os riscos e oportunidades de implantação, as interfaces com os demais subsistemas de RH e como a forma de atuação desse profissional impacta no papel dos líderes e nos resultados das organizações. Será abordado o passo a passo para quem deseja implantar ou avaliar seu modelo de negócios atual, indicando ferramentas práticas para melhorar a performance de cada área da empresa.

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 40 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação) e ferramenta para levantamento de seu perfil, com 28 traços de personalidade, que deverá ser respondido online (somente para os que não fizeram o teste e não possuem o laudo dessa ferramenta).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Esse curso visa apresentar o conceito do modelo de consultoria interna, as melhores práticas de mercado e o passo a passo para quem deseja implementar ou mesmo avaliar se seu modelo está eficiente, trazendo ferramentas práticas para aumentar a performance dos atuais e futuros consultores internos de RH.

Nesse programa conheceremos os riscos e as oportunidades de implantar o modelo, as interfaces do papel do consultor interno com os demais subsistemas de RH e sua relação com os clientes internos, o que muda na forma de atuação e como isso impacta no papel dos líderes e, por fim, os principais indicadores de resultados.

Aprender conceitos, modelos e estratégias adotadas por organizações que implementaram o modelo de consultoria interna de RH com sucesso.

Obter ferramentas para a adequada elaboração do modelo de consultoria.

Desenvolver o perfil e as competências requeridas para atuar como consultor interno de RH organizacional.

Aprender a usar ferramentas para trabalhar as resistências dos clientes internos.

1. A base de sustentação do modelo de BP: Negócios competitividade, o RH e a Consultoria Interna

  • Mudança organizacional e resposta do RH. RH estratégico para dar suporte ao processo de competitividade da empresa;
  • Análise da empresa: produtos e serviços, processos produtivos, competitividade, planejamento estratégico e cultura;
  • Estratégia de negócios e desdobramento para o RH;
  • Competitividade e a necessária transformação na empresa;
  • Conceitos e definições fundamentais da consultoria interna de RH;
  • Análise de vantagens e desvantagens;
  • Desempenho humano e consultor de RH;
  • Produto: Mapa de análise da empresa e suas estratégias de negócios.

2. O perfil do BP e seu posicionamento como parceiro de negócios

  • O papel e o perfil do Consultor Interno de RH;
  • Interface com as áreas de especialistas;
  • atuação do BP junto aos líderes e aos pares;
  • Construção do modelo de competências para o BP: As competências fundamentais - exercícios de desenvolvimento + ferramentas (assertividade, resiliência, inteligência emocional, administração de conflitos, etc.);
  • Percepção e Modelo Mental;
  • Devolutiva Big5 + análise do perfil frente ao Modelo de Atuação (David Ulrich);
  • Produto: Análise do perfil Big5 + Perfil do Grupo + Plano de Desenvolvimento Individual.

3. O modelo Business Partner e o equilíbrio entre os papéis Generalista X Especialista

  • Quais são as principais atribuições dos BP’s em diferentes contextos organizacionais;
  • A atuação generalista e a importância de conhecer os diferentes subsistemas de Gestão de Pessoas e as premissas do negócio;
  • A proposição do Modelo de Atuação com os diferentes interfaces: Especialistas, Centro de Serviços, Liderança e Negócio;
  • Atuação do BP na prática;
  • Identificação e análise das situações problemas, ou de oportunidades, como um ponto crítico na atuação do BP;
  • Entendendo a demanda: do diagnóstico a mensuração de resultados;
  • Produto: Discussão de casos, Papéis de cada Interlocutor; Passo a passo para implementação do Modelo de atuação, Instrumentos de Diagnóstico, Indicadores de Resultados e Plano de Ação.

4. A relação dos Consultores com os stakeholders

  • Quem são os clientes do Business Partner;
  • O BP atuando em diversas perspectivas de clientes;
  • Resistências oferecidas pelos interfaces, suas dimensões e tratativas;
  • Relacionamento de confiança;
  • Transformando resistências em pontos de melhoria e construção do relacionamento;
  • Ferramentas de coach para o BP atuar junto aos líderes;
  • Comunicação e empatia;
  • Identificação de obstáculos e transforma-los em recurso;
  • Buscar experiências e competências vivenciadas para execução futura (trazer soluções para o futuro e não ficar no passado);
  • Produto:  Ferramentas de Coach e Estudo de caso: A ação do BP em um ambiente de mudança onde a resistência interna é intensa e limitante ao crescimento da empresa.

5. O BP como agente de transformação: geração de valor do RH nas organizações

  • Entender a transformação do mundo do trabalho e o que impacta o seu dia a dia;
  • Resgatar o papel do BP como parceiro estratégico;
  • Discutir experiências práticas e ter uma visão do fluxo de implementação;
  • Aprofundar nos principais desafios de ser BP;
  • Conhecer novas tendências de RH;
  • Produto: Plano de ação para colocar em prática tudo que foi discutido, com foco em ações no âmbito do desenvolvimento individual e organizacional.

Trabalhamos com a metodologia de aprendizagem de adultos (andragogia), em que a experiência do treinando é valorizada e aproveitada e sua atuação é estimulada por meio do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb (vivência, análise, conceituação, aplicação), bem como o modelo de sala de aula invertida (flipped classroom).

Utilizamos, ainda, cenas de filmes, dinâmicas, cases, exercícios práticos e jogos para definição de papéis de consultoria interna e áreas correlatas e etapas de implementação do processo.

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Psicóloga, professora, coach, holocoaching, mentora, escritora. 25 anos de experiência em Gestão de Pessoas e 14 como consultora. Especialista em T&D e em Business Partner. Mestranda em Gestão do Conhecimento pela Universidad de Léon-Espanha, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela PUC/RJ e pós-graduação em Gestão de Pessoas pela mesma instituição. 

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Consultora de Carreira e Desenvolvimento há 21 anos com foco em Assessment Center, Coaching, Orientação de Carreira, Diagnóstico Organizacional e Hunting. Certificada Workplace Big Five, MBTI e DISK. Coach pelo ICI® com especialização em Coaching pelo Instituto Eco Social. Pós-Graduada em Administração de RH pela FAAP e em Consultoria de Carreira pela FIA/USP.

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