Formação

Cursos Online de Recursos Humanos e Liderança

BP: Consultoria Interna de RH – Tornando sua Ação Estratégica como Business Partner – Online com Aulas ao Vivo

Conheça o papel estratégico e competitivo do modelo de Consultoria Interna de RH, os riscos e oportunidades de implantação, as interfaces com os demais subsistemas de RH e como a forma de atuação desse profissional impacta no apoio aos líderes e nos resultados das organizações.  Será abordado o passo a passo para quem deseja estruturar ou incrementar seu modelo atual de consultoria interna, indicando ferramentas práticas para melhorar o desempenho dos Consultores Internos.

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A quem se destina

Profissionais da área de consultoria interna que querem implementar o modelo ou avaliar se o seu é eficiente.

Duração

40horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Esse curso visa apresentar o conceito do modelo de consultoria interna, as melhores práticas de mercado e o passo a passo para quem deseja implementar ou mesmo avaliar se seu modelo está eficiente, trazendo ferramentas práticas para aumentar a performance dos atuais e futuros consultores internos de RH.

Nesse programa conheceremos os riscos e as oportunidades de implantar o modelo, as interfaces do papel do consultor interno com os demais subsistemas de RH e sua relação com os clientes internos, o que muda na forma de atuação e como isso impacta no papel dos líderes e, por fim, os principais indicadores de resultados.

  • Conceituar o modelo de consultoria interna, com as melhores práticas de mercado, direcionadores estratégicos, além do passo a passo para quem deseja implementar ou incrementar se o seu modelo
  • Reconhecer riscos e as oportunidades de implantar o modelo de consultoria interna, as interfaces do papel do consultor interno com os demais subsistemas de RH e sua relação com os clientes internos e o que muda na forma de atuação e como isso impacta no papel dos líderes e, por fim, nos principais indicadores de resultados.
  • Estabelecer a correlação entre estratégia de gestão de pessoas e a de negócios.
  • Desenvolver o perfil e as competências requeridas, visando aumentar a performance dos atuais e futuros Consultores Internos de RH, capacitando-os com ferramentas práticas para compreender os processos de gestão de pessoas como mobilizadores da Cultura e facilitadores da estratégia organizacional.
  • Discutir os desafios e dilemas vivenciados pelo Consultor Interno na prática da sua função, aprimorando sua postura na forma de atuação e condução dos processos.
  • Identificar e aplicar métodos e soluções, fornecendo ferramentas práticas para diagnósticos e intervenções.
  • Apresentar tendências em RH e oportunidades de ações de articulação estratégica e política, demonstrando as principais variáveis para a definição da estratégia de pessoas  que garantam a agregação de valor para o negócio.

1. A base de sustentação do modelo de BP: Negócios, competitividade, o RH e a Consultoria Interna

  • Mudança organizacional e resposta do RH. RH estratégico para dar suporte ao processo de competitividade da empresa;
  • Estratégia de negócios e desdobramento para o RH;
  • Competitividade e a necessária transformação na empresa;
  • Conceitos e definições fundamentais da consultoria interna de RH;
  • Análise de vantagens e desvantagens;
  • Desempenho humano e consultor de RH.

2. O perfil do BP e seu posicionamento como parceiro de negócios

  • O papel e o perfil do Consultor Interno de RH;
  • Interface com as áreas de especialistas;
  • atuação do BP junto aos líderes e aos pares;
  • Construção do modelo de competências para o BP: As competências fundamentais - exercícios de desenvolvimento + ferramentas (assertividade, resiliência, inteligência emocional, administração de conflitos, etc.);
  • Percepção e Modelo Mental.

3. O modelo Business Partner e o equilíbrio entre os papéis Generalista X Especialista

  • Quais são as principais atribuições dos BP’s em diferentes contextos organizacionais;
  • A atuação generalista e a importância de conhecer os diferentes subsistemas de Gestão de Pessoas e as premissas do negócio;
  • A proposição do Modelo de Atuação com os diferentes interfaces: Especialistas, Centro de Serviços, Liderança e Negócio;
  • Atuação do BP na prática;
  • Identificação e análise das situações problemas, ou de oportunidades, como um ponto crítico na atuação do BP;
  • Entendendo a demanda: do diagnóstico a mensuração de resultados.

4. A relação dos Consultores com os stakeholders

  • Quem são os clientes do Business Partner;
  • O BP atuando em diversas perspectivas de clientes;
  • Resistências oferecidas pelos interfaces, suas dimensões e tratativas;
  • Ferramentas de coach para o BP atuar junto aos líderes;
  • Identificação de obstáculos e transforma-los em recurso;
  • Buscar experiências e competências vivenciadas para execução futura (trazer soluções para o futuro e não ficar no passado).

5. O BP como agente de transformação: geração de valor do RH nas organizações

  • Entender a transformação do mundo do trabalho e o que impacta o seu dia a dia;
  • Resgatar o papel do BP como parceiro estratégico;
  • Discutir experiências práticas e ter uma visão do fluxo de implementação;
  • Conhecer novas tendências de RH.

6. Business Game - O RH entendendo do negócio

O business game é um jogo global realizado em uma plataforma interativa, excelente para desenvolver uma visão sistêmica sobre as organizações, demonstrando o quanto a decisão de uma área impacta nos resultados do negócio. O RH precisa desenvolver esta visão para poder compreender o impacto e suas ações. É focado em desenvolver ou aprimorar a capacidade de análise e tomada de decisão, propiciando a simulação de hipóteses e aprender com suas escolhas e erros, pois terá a oportunidade de corrigi-los. O grupo é dividido em equipes que serão responsáveis por algumas áreas estratégicas da organização.                                                                                                                         Esta simulação proporciona uma experiência multifuncional a partir das seguintes práticas:

  • Relacionamento entre contabilidade e produção;
  • Integração entre marketing e pesquisa e desenvolvimento;
  • Impacto da previsão de vendas nos processos operacionais;
  • Avaliação de relatórios financeiros e seus indicadores;
  • Análises de produtividade dos colaboradores e trabalho em equipe;
  • Ciclo de vida dos produtos e inovação.
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O curso será online, o que permite ao participante fazê-lo no local que desejar, com aulas online ao vivo (síncronas) e assíncronas (autoestudo na plataforma online). Os conteúdos do curso são trabalhados de forma interativa, despertando o interesse e atenção do participante. São utilizados diversos recursos de aprendizagem, como vídeos, dinâmicas, cases, testes e exercícios diversos, que facilitam a assimilação dos conteúdos e sua transposição para a prática.

Trabalhamos com a metodologia de aprendizagem de adultos (andragogia), em que a experiência do treinando é valorizada e aproveitada e sua atuação é estimulada por meio do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb (vivência, análise, conceituação, aplicação), bem como o modelo de sala de aula invertida (flipped classroom).

Como diferencial deste curso temos a aplicação de uma ferramenta de assessment - Workplace Big Five, que é um importante instrumento para análise de personalidade, 2 sessões de mentoria em grupo, oportunidade ímpar para esclarecer dúvidas e aprender com a transferência de conhecimento de profissionais experientes, um jogo de negócios que impacta fortemente na visão e mentalidade estratégica e 6 fast learnings com temas para autoestudo fundamentais para a formação do consultor interno, que serao disponibilizados online em nossa plataforma de aprendizagem.

Carga Horária: 40 horas (20 horas de aula ao vivo, 4 horas de mentoria em grupos ao vivo, 6 horas para autoestudo e 8 para jogo online)

Acesso: após a confirmação de compra, você receberá um e-mail em até 24 horas com as informações para acessar o curso. Você ainda terá acesso ao conteúdo por 60 dias.

Aulas ao vivo:

  • 1/12 - 13h a 14h
  • 2/12 - 9h a 13h
  • 3/12 - 13h a 16h
  • 4/12 - 13h a 16h
  • 8/12 - 9h a 13h
  • 9/12 - 12h30 a 15h30
  • 10/12 - 9h a 13h
  • 11/12 - 9h a 13h
  • 14/12 - 9h a 13h
  • 16/12 - 13h a 13h
  • 6 horas de atividades home

Mentoria:

  • 8/12 - 14h a 16h
  • 15/12 - 8h30 a 10h30
  • 15/12 - 11h a 13h
  • 15/12 - 13h a 15h

Inclui: certificado (liberado no ambiente virtual para impressão, automaticamente após a avaliação e conclusão do curso).

Forma de pagamento: 

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.  Valor da inscrição para residentes no Brasil.

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Benefícios do Modelo BP

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Fabio Eltz
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Salim Georges Khouri Neto

Mais de 15 anos de experiência atuando na gestão das áreas de recursos humanos, educação corporativa, comunicação Interna, eventos, marketing e comercial. Graduado em Administração e Comunicação Social, MBA em Gestão de Pessoas, é Mestre em Estratégia. Profissional com atuação nos principais subsistemas de RH.

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Jane Teixeira

Administradora de Empresas com MBA Executivo em Negócios pela Fundação Dom Cabral, MBA Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV. Especialização em Educação Corporativa e em Psicodrama. Possui mais de 30 anos de experiência em Desenvolvimento Humano e Organizacional. Atua como Consultora, facilitadora e coach de executivos.

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Fernando Cardoso

Sócio-diretor da Integração Escola de Negócios e Conquistar Jogos Vivenciais Corporativos, conselheiro do CRA, atua com Treinamento e Desenvolvimento desde 1991. Administrador, Mestre em Semiótica e Inteligência Digital. Palestrante, autor, coach e consultor com vasta experiência em T&D e Liderança. 

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Monica Esteves

Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Atua como docente de pós-graduação e graduação em diversas universidades. É Coach Sênior com certificação pela SBC. Habilitada em DISC e Wokplace Big Five. Atua como Consultora e Coach em programas de desenvolvimento humano e desenvolve projetos de Gestão de Pessoas.

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Fabio Eltz

Consultor desde: fevereiro de 2002

Psicólogo. Head das Escolas de Liderança e de Comunicação da Integração. Autor dos livros “Qualidade na Comunicação" e  "Sua Comunicação”. Coautor dos livros “Consultoria Interna” e “Gerenciamento de Contratos”. Desenvolveu projeto educacional para a ONU (United Nations Development Programme). Apresenta vídeos sobre liderança disponíveis no site da Exame.com.

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