Formação Online

BP: Consultoria Interna de RH – Tornando sua Ação Estratégica como Business Partner – Online ao Vivo

Conheça o papel estratégico e competitivo do modelo de Consultoria Interna de RH, os riscos e oportunidades de implantação, as interfaces com os demais subsistemas de RH e como a forma de atuação desse profissional impacta no papel dos líderes e nos resultados das organizações. Será abordado o passo a passo para quem deseja implantar ou avaliar seu modelo de negócios atual, indicando ferramentas práticas para melhorar a performance de cada área da empresa.

A quem se destina

Profissionais da área de consultoria interna que querem implementar o modelo ou avaliar se o seu é eficiente.

Duração

24 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 24 horas (8 encontros ao vivo de 2 a 3 horas e 4 horas de atividades homework)

Acesso: após a confirmação de compra, você receberá um e-mail em até 24 horas com as informações para acessar o curso. Você ainda terá acesso ao conteúdo por 60 dias.

Aulas ao vivo:

  • 24/08 - 14h a 16h
  • 25/08 - 14h a 16h
  • 26/08 - 13h a 16h
  • 27/08 - 13h a 16h
  • 28/08 - 13h a 16h
  • 31/08 - 14h a 16h
  • 01/09 - 13h a 16h
  • 02/09 - 13h a 15h
  • 4 horas de atividades home

Inclui: certificado (liberado no ambiente virtual para impressão, automaticamente após a avaliação e conclusão do curso).

Forma de pagamento: 

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.  Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Perguntas Frequentes

Esse curso visa apresentar o conceito do modelo de consultoria interna, as melhores práticas de mercado e o passo a passo para quem deseja implementar ou mesmo avaliar se seu modelo está eficiente, trazendo ferramentas práticas para aumentar a performance dos atuais e futuros consultores internos de RH.

Nesse programa conheceremos os riscos e as oportunidades de implantar o modelo, as interfaces do papel do consultor interno com os demais subsistemas de RH e sua relação com os clientes internos, o que muda na forma de atuação e como isso impacta no papel dos líderes e, por fim, os principais indicadores de resultados.

Aprender conceitos, modelos e estratégias adotadas por organizações que implementaram o modelo de consultoria interna de RH com sucesso.

Obter ferramentas para a adequada elaboração do modelo de consultoria.

Desenvolver o perfil e as competências requeridas para atuar como consultor interno de RH organizacional.

Aprender a usar ferramentas para trabalhar as resistências dos clientes internos.

1. A base de sustentação do modelo de BP: Negócios, competitividade, o RH e a Consultoria Interna

  • Mudança organizacional e resposta do RH. RH estratégico para dar suporte ao processo de competitividade da empresa;
  • Estratégia de negócios e desdobramento para o RH;
  • Competitividade e a necessária transformação na empresa;
  • Conceitos e definições fundamentais da consultoria interna de RH;
  • Análise de vantagens e desvantagens;
  • Desempenho humano e consultor de RH.

2. O perfil do BP e seu posicionamento como parceiro de negócios

  • O papel e o perfil do Consultor Interno de RH;
  • Interface com as áreas de especialistas;
  • atuação do BP junto aos líderes e aos pares;
  • Construção do modelo de competências para o BP: As competências fundamentais - exercícios de desenvolvimento + ferramentas (assertividade, resiliência, inteligência emocional, administração de conflitos, etc.);
  • Percepção e Modelo Mental.

3. O modelo Business Partner e o equilíbrio entre os papéis Generalista X Especialista

  • Quais são as principais atribuições dos BP’s em diferentes contextos organizacionais;
  • A atuação generalista e a importância de conhecer os diferentes subsistemas de Gestão de Pessoas e as premissas do negócio;
  • A proposição do Modelo de Atuação com os diferentes interfaces: Especialistas, Centro de Serviços, Liderança e Negócio;
  • Atuação do BP na prática;
  • Identificação e análise das situações problemas, ou de oportunidades, como um ponto crítico na atuação do BP;
  • Entendendo a demanda: do diagnóstico a mensuração de resultados.

4. A relação dos Consultores com os stakeholders

  • Quem são os clientes do Business Partner;
  • O BP atuando em diversas perspectivas de clientes;
  • Resistências oferecidas pelos interfaces, suas dimensões e tratativas;
  • Ferramentas de coach para o BP atuar junto aos líderes;
  • Identificação de obstáculos e transforma-los em recurso;
  • Buscar experiências e competências vivenciadas para execução futura (trazer soluções para o futuro e não ficar no passado).

5. O BP como agente de transformação: geração de valor do RH nas organizações

  • Entender a transformação do mundo do trabalho e o que impacta o seu dia a dia;
  • Resgatar o papel do BP como parceiro estratégico;
  • Discutir experiências práticas e ter uma visão do fluxo de implementação;
  • Conhecer novas tendências de RH.

Trabalhamos com a metodologia de aprendizagem de adultos (andragogia), em que a experiência do treinando é valorizada e aproveitada e sua atuação é estimulada por meio do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb (vivência, análise, conceituação, aplicação), bem como o modelo de sala de aula invertida (flipped classroom).

Utilizamos, ainda, cenas de filmes, dinâmicas, cases, exercícios práticos e jogos para definição de papéis de consultoria interna e áreas correlatas e etapas de implementação do processo.

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Benefícios do Modelo BP

Meg Chiaramelli

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Salim Georges Khouri Neto

Mais de 15 anos de experiência atuando na gestão das áreas de recursos humanos, educação corporativa, comunicação Interna, eventos, marketing e comercial. Graduado em Administração e Comunicação Social, MBA em Gestão de Pessoas, é Mestre em Estratégia. Profissional com atuação nos principais subsistemas de RH.

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Monica Esteves

Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Atua como docente de pós-graduação e graduação em diversas universidades. É Coach Sênior com certificação pela SBC. Habilitada em DISC e Wokplace Big Five. Atua como Consultora e Coach em programas de desenvolvimento humano e desenvolve projetos de Gestão de Pessoas.

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Jaqueline Arruda

Professora e consultora. Mestre em Sistemas de Gestão (Latec-UFF). Mais de 20 anos de carreira desenvolvida na área de Recursos Humanos em grandes empresas, nos segmentos de varejo e distribuição com ênfase em Captação e Retenção de Talentos, Treinamento e Desenvolvimento, Recompensa, Consultoria Interna e Programas de Estágio e Trainees. 

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Edson Herrero

Consultor desde: junho de 2011

Sociólogo e Psicólogo. Head das escolas de Secretariado e Assessment Center. Possui 15 anos de experiência em RH e hoje dedica-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental. Atua em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH,  processos seletivos.

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Fabio Eltz

Consultor desde: fevereiro de 2002

Psicólogo. Head das Escolas de Liderança e de Comunicação da Integração. Autor dos livros “Qualidade na Comunicação" e  "Sua Comunicação”. Coautor dos livros “Consultoria Interna” e “Gerenciamento de Contratos”. Desenvolveu projeto educacional para a ONU (United Nations Development Programme). Apresenta vídeos sobre liderança disponíveis no site da Exame.com.

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