Pessoas não são todas iguais. O RH também não

Na integra

Gestão de Pessoas é uma associação de diversas ferramentas, habilidades, metodologias, políticas, técnicas e práticas  com o objetivo de administrar colaboradores em uma empresa tendo como foco o comportamento e desempenho. É selecionar, gerir, desenvolver e orientar  essas pessoas na direção das necessidades de crescimento e perpetuação do negócio. Mas será que sempre foi assim?

“O RH mudou”, diz o professor Tommaso Russo, da Integração Escola de Negócios. ” Hoje, as organizações esperam que o RH atue com forte ênfase nos assuntos estratégicos envolvendo sua competitividade edesempenho, e não só nas atividades administrativas e de cumprimento da legislação”, continua.

Para Tommaso, a Gestão de RH deve englobar diversas iniciativas e estratégias de atuação. Para exemplificar, ele cita um estudo do consultor de negócios americano Dave Ulrich, que apresenta 4 funções distintas para as organizações atingirem seus objetivos através das pessoas:  

O RH Parceiro de Negócio:

  • Influencia a organização das pessoas; descobre e desenvolve os talentos; identifica os detentores do conhecimento e dissemina esse conhecimento na organização.
  • Seleciona os melhores candidatos para as vagas abertas e apoia a diversidade.
  • Divulga as metas do negócio com seus clientes internos.
  • Executa projetos que aumentam a produtividade da força de trabalho e a inovação.
  • Age como mediador em momentos difíceis, buscando soluções do tipo ganha-ganha.

O RH Agente das Mudanças:

  • Participa em equipes de Change Management e assume a responsabilidade de comunicar internamente as mudanças, para conquistar a confiança dos colaboradores e preparar a todos para viverem em uma nova realidade.
  • Desenvolve os colaboradores na aquisição de novas habilidades e competências necessárias para seus novos papéis.
  • Apoia as mudanças na organização e lidera as iniciativas para facilitar as transformações para os colaboradores.

O RH Especialista em Administração:

  • Tem conhecimento profundo da legislação trabalhista, negociação sindical, manutenção atualizada e correta dos dados dos colaboradores.
  • Introduz sistemas automatizados de Gestão de Pessoas, eliminando trabalhos manuais e repetitivos.
  • Implementa os requisitos definidos pelas mudanças de legislação, regulamentos, ações de saúde e segurança do trabalho, etc.

O RH Campeão dos Empregados:

  • Representa os colaboradores, protege seus interesses e assegura que as iniciativas estratégicas estejam equilibradas.
  • Obtém dados nas pesquisas de satisfação para identificar falhas na cultura da organização e nas práticas de gestão e de HR.
  • Verifica se os colaboradores recebem tratamento adequado por parte das chefias.
  • Assegura que os colaboradores tenham oportunidades justas de desenvolvimento de carreira.

As ações decorrentes dessas funções devem ser implementadas e geridas pelo RH obedecendo à estratégia e objetivos de cada empresa, segundo Tommaso. Essa gestão baseia-se em processos, cujo resultados esperados devem ser controlados e compartilhados com a alta administração, corrigindo-se aqueles que não apresentem os resultados esperados.

Para finalizar, Tommaso dá uma dica aos gestores de RH:

Use estas 4 funções para avaliar e construir os processos de gestão de pessoas. Busque cada vez mais se tornar um profissional completo. Porque a visão do RH evoluiu da organização do negócio para o negócio da organização.

Tommaso Russo Neto é professor da Integração Escola Negócios, onde ministra vários cursos nas áreas de RH, como People Analytics e Indicadores de RH, e Liderança: Como Gerenciar, Processos Indicadores e Resultados.

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