7 dicas para dar más notícias ao seu chefe

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Veja como dar más notícias ao seu chefe e ainda sair da situação como um profissional sério, eficiente e competente

Dar más notícias ao chefe não é divertido. Não importa se você é um CEO entregando uma previsão revisada “não tão boa” ao Conselho, ou um gerente de projeto dizendo ao seu chefe que a data de lançamento do projeto está atrasada… de novo. Momentos como esses nunca serão as experiências mais agradáveis de sua vida profissional. Mas é possível tornar a tarefa menos difícil com um pouco de habilidade. 

Veja aqui como dar más notícias ao seu chefe e ainda sair da situação como um profissional competente, eficiente e com instinto de liderança.

1- Encare a bronca e não adie o inevitável

Sua maior vontade é enfiar a cabeça na areia e fazer como uma avestruz? Pois sua atitude deve ir exatamente no caminho oposto!

Atrasar o inevitável apenas aumenta as chances de a situação ficar ainda pior. Será bem menos bonito para você se o chefe descobrir as más notícias por outra pessoa (especialmente uma sem qualquer jogo de cintura para lidar com uma situação como essa). E então o problema, independentemente do tamanho dele, ficará ainda maior – podendo se transformar em algo que, sem o tempo hábil necessário, seu chefe não conseguirá resolver. Imagina como ele ficará feliz?

Portanto, assim que você perceber que as coisas não estão caminhando como deveriam, comece a formular um bom canal de comunicação com a liderança.

Ao mesmo tempo…

2. Planeje sua comunicação e ofereça soluções em potencial

Para elaborar a melhor maneira de dar más notícias e, junto com elas, entregar também possíveis soluções para o problema, tenha em mente três perguntas:

  • Qual é exatamente o problema? Descreva os fatos, os impactos e as implicações. Coloque tudo num papel, se achar mais fácil. Isso porque posicionar o problema de maneira concisa e eficaz ajuda a estruturar a conversa que terá sobre a questão.
  • Qual é a melhor hora para fazer isso? Puxar sua chefe de lado quando ela está prestes a entrar em uma reunião com um cliente altamente estressante ou poucos minutos antes da reunião do Conselho pode não ser o melhor momento. Seja calculista e estratégico, pensando no melhor dia, hora e local para essa conversa.
  • Vale dar um “pré-aviso” ou alerta? Um curto e-mail pedindo um momento para conversar, seja pessoalmente, por telefone ou videoconferência pode deixar a liderança já alerta sobre a chegada de más notícias, o que a ajuda a se preparar para recebê-las. Isso significa que, ao conversarem, a pessoa não será pega totalmente de surpresa, podendo estar melhor preparada, inclusive emocionalmente, para receber as más notícias. 
3. Assuma a responsabilidade

Aceitar responsabilidades é uma parte crucial de ser um bom líder. Se isso aconteceu sob sua direção, não jogue outras pessoas (especialmente sua equipe) sob o ônibus.

4. Foque nas soluções, mais do que nas más notícias

Nenhum líder gosta de saber sobre um problema sem ouvir, pelo menos, uma possível maneira de avançar. Portanto, encontre soluções em potencial, opções para as próximas etapas, e não esqueça de listar (mesmo que mentalmente) as implicações, riscos e benefícios de cada uma. 

Evite soluções binárias e amplie as opções para pelo menos três caminhos. No livro “Decisive“, Chip Heath e Dan Heath descrevem pesquisas que mostram que, quando ampliamos nossas opções para além das decisões binárias, isso melhora nossa tomada de decisões.

No mínimo, descreva os principais aprendizados.

5. Coloque-se no lugar de quem vai receber as más notícias

A maneira como seu ou sua chefe gosta de se comunicar pode ser diferente da forma como você prefere se comunicar. 

Trata-se de uma pessoa com foco no objetivo final que aprecia comunicações curtas, claras e diretas? Ou de alguém que gosta de entender os processos e conhecer os detalhes? Em geral, seu ou sua gerente se preocupa mais com as pessoas ou com a tarefa? Tenha tudo isso em mente para procurar se comunicar de uma maneira que faça sentido para quem vai receber a mensagem.

Esse também é um bom motivo pelo qual sempre vale a pena entender as prioridades de seus líderes imediatos e dos líderes deles!

6. Crie mecanismos de relatórios regulares e antecipados

Esta é uma dica a adotar antes que a… chegue ao ventilador. Crie ferramentas de relatório para acompanhar os principais fatores de sucesso do projeto ou tarefa e assim poderá contar com sinais antecipados de quando as coisas estão saindo da linha. Dessa forma, estará mais propenso a corrigir o curso antes que um contratempo vire um monte de más notícias. 

E, se algo já se tornou um problema, certifique-se de fazer isso antes de prosseguir com o projeto.

7. Não se desespere

Não raro, temos uma certa tendência à catástrofe. Especialmente quando menos experientes, tendemos a ver erros como vulnerabilidades e vulnerabilidades como sentenças de morte na carreira. Eles não são. A verdade é que, mais do que os sucessos, são os erros que oferecem os verdadeiros aprendizados.

Ser o portador de más notícias pode não ser a parte mais agradável de suas experiências de liderança. Mas, ao adotar essas dicas, você pode sair do outro lado como um líder mais sábio e competente. Quem sabe, pode até ganhar ainda mais respeito de seu ou sua chefe do que antes de dar as más notícias.

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