O que é força mental e como desenvolver a sua

Na integra

Existem muitas teorias sobre como alguém se torna um líder de sucesso. De enfrentar mudanças com tranquilidade a ter fortes habilidades de comunicação ou inteligência emocional, o que vemos em líderes eficazes são diversas qualidades distintas, que de alguma forma reforçam um claro poder de influência e impulsionam seu sucesso.

Quando não conseguimos articular claramente essas qualidades, muitas vezes falamos em “algo a mais”. No entanto, poderíamos tranquilamente dizer que esses líderes, que exibem uma mentalidade acima da média, juntamente com força de vontade e capacidade de transcender probabilidades intransponíveis, têm… força mental.

Afinal, a força mental é a capacidade de trabalhar duro e responder com resiliência ao fracasso e à adversidade. Mas também é mais do que isso. E é este o tema deste artigo.

O que é força mental?

A força mental é a habilidade cognitiva e emocional de reformular pensamentos negativos e circunstâncias adversas. Ser mentalmente forte, ou mentalmente resistente, ajuda-nos a resistir às influências internas e externas que enfraquecem a nossa autoconfiança e bem-estar.

Podemos usar a metáfora da saúde física para compreender a força mental. Assim como a força física é um componente da aptidão física, a força mental faz parte da aptidão mental.

A aptidão mental é o conjunto completo de práticas que permitem manter e melhorar seu estado mental. Dessa forma, a força mental ajuda você a manter o foco em momentos cruciais – por exemplo, o atleta que precisa abafar a multidão para marcar um gol da vitória. 

Em outras palavras, a força mental é a nossa capacidade de funcionar de forma eficaz e sustentável face aos desafios e ao stress – sem sacrificar a nossa própria saúde, identidade e bem-estar mental. Por isso, está intimamente relacionada à resiliência. 

 

Por que todo bom líder precisa de força mental?

Cada vez mais, no ambiente profissional, precisamos lidar com questões que vão além da parte técnica da nossa função. Para os líderes, isso é ainda mais necessário, afinal, devem não só obter resultados, mas inspirar pessoas a trabalharem da melhor forma possível. Assim, é fundamental que desenvolvam força mental, em especial para:

 

  • Criar uma mentalidade vencedora

Embora a força mental esteja ainda muito ligada a potencializar o desempenho, especialmente nos esportes, ela vai muito além disso. 

O primeiro filtro pelo qual passamos qualquer experiência que vivemos é o pensamento. Ou seja, se seu pensamento for “fraco”, provavelmente gerará um padrão igualmente baixo de desempenho e resultados. Por sua vez, uma mentalidade vencedora pode desbloquear o potencial ilimitado para criar, influenciar e gerar resultados que ativam o sucesso.

Por isso, não se engane: o sucesso da liderança depende da capacidade de adquirir uma mentalidade profundamente poderosa – a mentalidade de um campeão.

 

  • Fortalecer caráter e resistência

A liderança não é feita apenas de grandes vitórias e um bom líder sabe disso. Erguer as mangas, enfrentar dificuldades e fazer o que for preciso para transpor desafios faz parte do “pacote”. Assim, líderes que são mentalmente fortes não desviam, mas abraçam obstáculos e incertezas, por entenderem seu potencial de torná-los mais inteligentes, ágeis e resilientes.

Além disso, uma das marcas excepcionais da força mental é que ela ajuda os líderes a buscar seu “porquê”. Isso é especialmente importante em tempos difíceis – quando o comprometimento pode aumentar ou diminuir. Por isso, o impulso interno para atingir metas, apesar dos contratempos, é uma das coisas que distingue um bom líder.

 

  • Ter coragem para desafiar o status quo

Em vez de um compromisso arbitrário com princípios e práticas do passado, as lideranças de hoje têm seus olhos focados na inovação. Assim, como toda a premissa de força mental é construída sobre a vontade de enfrentar o medo, agir e prosperar em meio à adversidade, a coragem é um imperativo de liderança. Seria difícil, talvez até impossível, liderar sem a disposição de enfrentar turbulências e lidar com o desconhecido.

A coragem permite que os líderes floresçam em ambientes que mudam constantemente. Também os encoraja a assumir novas oportunidades de aprendizado e crescimento. Além disso, a coragem funciona como um catalisador para uma auto-estima saudável, o que também ajuda os líderes a navegar com eficácia pelo estresse, crises e conflitos. 

 

Como desenvolver sua força mental: 7 dicas práticas

Aqui estão sete ações que você pode começar a praticar hoje mesmo para melhorar sua força mental:

 

  1. Resista ao impulso de desejar que a vida fosse mais fácil

Todos nós passamos por isso e são muitas as vezes que desejamos que houvesse uma versão mais fácil da vida do que a que estamos vivendo atualmente. Mas, esse tipo de fantasia pode paralisar nossa força mental. Para ser fácil a vida primeiro deve ser difícil. Pense em um bebê: o quanto é desafiador para ele conseguir algo tão banal como andar? No entanto, com o tempo, essa criança logo está correndo, saltando, escalando – e muitas vezes sem medo. 

Aprender qualquer habilidade é difícil no começo, mas fica mais fácil com o tempo e quase tudo no mundo segue esse mesmo padrão. Portanto, se pretendemos viver uma vida que melhora constantemente, devemos sempre estar em um estado em que estamos aprendendo ou tentando algo novo. Inclusive, podemos até estar num lugar onde duvidamos de nós mesmos, onde não temos certeza, onde parece que não conseguiremos – pois é aí que começa o verdadeiro progresso.

 

  1. Investigue cada pensamento

Existem várias maneiras pelas quais nossa força mental pode ser desafiada como líderes. Mas, não importa quais sejam, elas começam como pensamentos simples. Assim, procure investigar seus pensamentos, em especial os negativos. Pergunte-se:

  • “Por que será que estou me sentindo assim?”
  • “Quão emocionante essa história soaria quando eu finalmente superasse isso?”
  • “O que eu poderia aprender com essa situação negativa?”

Perceba que, como líderes, você invariavelmente entrará em situações aparentemente impossíveis, em algum momento sentirá que sua confiança foi traída e certamente se decepcionará, com os outros e com você mesmo. Mas, lembre-se: o que importa não é o que acontece com você, mas como você reage. Assim, investigue cada pensamento antes de permitir que ele entre no seu subconsciente e controle a situação.

 

  1. Mantenha um diário

Se você deseja verificar sua força mental regularmente, manter um diário é uma ótima ideia. Afinal, acompanhar seu crescimento pessoal ao longo do tempo é importante para dar perspectiva quando as coisas parecerem fora de controle e aumentar sua auto-estima.

Não há regras para o que você coloca em seu diário. Tente escrever livremente por vários minutos, estabelecer metas ou fazer anotações de situações estressantes que parecem particularmente desafiadoras. Às vezes, o ato de escrever ajuda nosso cérebro a começar a lidar com nossas dificuldades. É um pequeno passo para tentarmos acalmar nossa mente e nos sentirmos novamente no controle.

 

  1. Pratique a autocompaixão

Muitos de nós pensamos que seremos de alguma forma mais produtivos se nos punirmos, mas esse não é o caso. Praticar autocompaixão na verdade nos ajuda a construir resiliência. Afinal, quando nos concentramos no que fazemos bem – em vez de em todos os nossos fracassos – mantemos uma mentalidade construtiva, ao mesmo tempo que evitamos a espiral descendente. Assim, procure desenvolver pensamentos como: “Tudo bem, isso não deu muito certo, mas aqui está o que aprendi – e como posso fazer melhor na próxima vez”.

Veja, toda situação tem um cenário pior do que o que vivemos atualmente. Se abordarmos nossa situação atual com gratidão, podemos ativar esse poder de encontrar aprendizado na adversidade, ganhando energia para melhorar nossa força mental.

 

  1. Saia da sua zona de conforto

Quer saber se desenvolveu as habilidades básicas de força mental? Então saia da sua zona de conforto. Como muitas habilidades, a força mental não pode ser dominada sem prática. Em algum momento, você poderá ter que fazer algo novo, desconhecido ou assustador – e isso é uma coisa boa.

Comece pequeno ou grande – não importa. Inscreva-se em uma aula, tome um café com alguém que o intimida ou candidate-se ao emprego dos seus sonhos. Seja o que for, preste atenção em como você reage quando os sentimentos assustadores surgem. Em seguida, escreva tais emoções em seu diário e comente-as, como faria com um bom amigo. Você aprenderá que é capaz de fazer coisas difíceis – e pode até gostar delas.

 

  1. Desenvolva uma rotina diária

Para ganhar força física é preciso uma rotina de exercícios, certo? Ninguém ganha uma barriga “tanquinho” fazendo uma abdominal a cada 15 dias. Assim, para construir força mental, você deve construir rotinas diárias que reforcem as novas habilidades que você está praticando.

Escrever um diário, praticar a atenção plena e se conectar com seus pensamentos podem fazer parte dessa rotina. Ou seja, priorize ações que incentive você a parar, refletir e questionar, escolhendo pensamentos e comportamentos que fortaleçam sua confiança.

Certifique-se de que sua rotina diária também inclua práticas de autocuidado. Muitas vezes, quando as pessoas estão num processo de desenvolvimento pessoal, acabam deixando outras áreas em segundo plano, afinal, o tempo deve ser otimizado. No entanto, não deixe de priorizar seu bem-estar básico, como descansar o suficiente, fazer atividade física e estar atento ao que você come.

 

  1. Mantenha suas conexões fortes

Um dos indicadores mais fortes de satisfação com a vida são nossos relacionamentos com os outros. Assim, não tente fazer tudo sozinho. Precisamos ter pessoas queridas por perto, para nos ajudar a celebrar vitórias, nos impulsionar e nos confortar em tempos difíceis.

Pense que sua rede de apoio (ou seja, seus amigos e familiares) é tão importante quanto seu coach ou mentor, caso tenha alguém o guiando neste desenvolvimento de sua força mental. Assim, divirta-se, passe tempo com as pessoas que você ama e faça coisas que te deixem feliz. Afinal, a alegria frequentemente nos isola do estresse e nos faz continuar quando queremos desistir.

 

Lembre-se:

Nossa força mental nos ajuda a resistir quando somos tomados por pensamentos negativos. Quando estamos mentalmente fortes, lidamos melhor com os altos e baixos da vida, dia após dia. E – tal como a força física – é uma espécie de músculo mental que podemos desenvolver para melhorar o nosso bem-estar geral.

E, para saber mais sobre liderança e todas as capacidades necessárias para se tornar um bom líder, inscreva-se no nosso PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES (PDL), clicando aqui.

Cursosrelacionados

  • Curso de Liderança: PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes

    Pensar e agir como um verdadeiro líder é a proposta do curso de liderança PDL. Por isso, em cada etapa, você contará com o apoio de especialistas e mentores com experiência de mercado. Dessa forma, será capaz de não só fortalecer seu papel como líder, mas também de reconhecer seu estilo de liderança. Com esta formação, ficará mais fácil se comunicar e engajar o time, utilizando as ferramentas de coaching apresentadas no curso para desenvolver talentos na equipe. Por fim, o processo de tomada de decisão e sua visão de negócios serão instigadas e lapidadas com o business game, que fechará este curso de liderança com uma atividade “mão na massa”.

    Saiba mais