O que é liderança situacional e como aplicá-la

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Basta olhar ao redor na empresa onde você trabalha para perceber que existem muitos tipos de líderes. Você verá, por exemplo, líderes que orientam com instruções detalhadas e acompanham os processos de perto; líderes que preferem observar de longe, fomentando autonomia; líderes que literalmente arregaçam as mangas e trabalham junto com sua equipe e líderes com uma abordagem mais tradicional, delegando tarefas e exigindo o máximo do time, sempre com foco nos resultados. 

Esses são tipos bem definidos de liderança. Mas, se olhar mais atentamente, encontrará um tipo de líder que se adapta aos seus liderados. Quando precisa ser mais duro, fala firme; quando sente que o caminho é a paciência, dedica-se a orientar com tranquilidade. Pois esse é o chamado líder situacional.

Os líderes situacionais avaliam a situação e os indivíduos envolvidos para só então definir sua abordagem. Escolhem o tipo de estilo de liderança mais apropriado para cada circunstância. Em vez de ficarem presos a um único tipo de liderança, incorporam todos os estilos, adaptando-os estrategicamente.

 

O que é liderança situacional?

Liderança situacional é um estilo de liderança adaptável. Trata-se de uma estratégia que incentiva os líderes a olharem para as características dos membros de sua equipe, avaliar as muitas variáveis que influenciam seu ambiente de trabalho e escolher o estilo de liderança que melhor se adapta aos seus objetivos e circunstâncias. 

Como disse Ken Blanchard, autor e consultor americano e um dos criadores do conceito de liderança situacional: “Se no passado um líder era um chefe, hoje os líderes não podem mais liderar apenas com base em seu poder posicional”. 

As constantes mudanças no mundo de hoje exigem que líderes adotem uma abordagem ágil e situacional para seja qual for o desafio enfrentado:

  • Por sua equipe
  • Em seu ambiente de trabalho
  • Na sua organização

Esse é o objetivo do modelo de liderança situacional.

 

5 principais habilidades de um líder situacional

Todo líder tem uma tendência natural para um determinado estilo de gestão, que costuma se tornar sua “zona de conforto”. Assim, migrar para a liderança situacional pode ser um desafio. 

É importante que os líderes se esforcem nesse sentido, no entanto. Diferentes situações exigem diferentes estilos de liderança para trazer os melhores resultados. Assim como precisamos de muitas ferramentas para construir uma casa, precisamos de várias abordagens de liderança para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho de hoje. Muitas vezes é preciso um esforço consciente para desenvolver essas habilidades, que vai de mudanças planejadas de comportamento ao investimento em cursos específicos.

Dito isso, em sua essência, os melhores líderes situacionais compartilham algumas qualidades comuns:

 

  1. Flexibilidade

Um líder situacional presta muita atenção às necessidades de mudança – em uma pessoa, em uma tarefa ou mesmo na organização. Eles ajustam seu estilo de liderança conforme necessário para extrair o melhor dos membros da equipe e garantir resultados bem-sucedidos.

 

  1. Escuta ativa

Para entender o que está acontecendo e atender às necessidades de sua equipe, um líder situacional deve alavancar suas habilidades de escuta ativa. Ele deve ser paciente e dedicar o tempo necessário para entender e conhecer completamente sua equipe.

 

  1. Um claro senso de direção

A liderança situacional presume eficácia em fornecer o nível de apoio e orientação que os membros da equipe precisam. Um bom líder situacional deve saber para onde a equipe precisa ir e qual é o próximo passo para chegar lá.

 

  1. A capacidade de incentivar a participação

Na liderança situacional, o gestor deve adotar certos comportamentos que criam segurança psicológica. Ele oferece oportunidades para os membros da equipe compartilharem seus pensamentos, experiências e contribuições. Ele também tem as habilidades necessárias para delegar autoridade efetivamente aos membros da equipe, conforme apropriado.

 

  1. Habilidades de coaching

Para serem mais eficazes, os líderes situacionais precisam desenvolver sua capacidade de treinar pessoas em uma ampla gama de níveis de desenvolvimento. Essa habilidade permite que eles encontrem os membros da equipe onde eles estão e os apoiem para chegar onde precisam estar.

 

Como a liderança situacional funciona na prática?

A liderança situacional pode ajudar os líderes a se adaptarem melhor ao seu ambiente de trabalho e às pessoas que lideram. A capacidade de adaptar seu estilo de liderança é uma habilidade vital que todo profissional deve dominar em sua jornada como líder.

O modelo de liderança situacional considera os níveis de competência e comprometimento dos funcionários. Estes podem variar em diferentes desafios e áreas de desempenho. Também considera a complexidade da tarefa e o nível de direção e apoio exigido do líder.

Essa flexibilidade permite que os líderes atendam a cada situação com o estilo de liderança que melhor capacitará seus funcionários para darem o melhor de si. Afinal, como todo bom líder sabe, há muitas variáveis a serem consideradas quando você trabalha com uma equipe. Cada indivíduo tem o seu:

  • Histórico
  • Tipo de personalidade
  • Estilo de aprendizagem
  • Currículo (experiência)
  • Ego
  • Objetivo (motivadores)

Aqui, um exemplo de como a liderança situacional pode ser aplicada no dia a dia:

Digamos que você tenha um funcionário que é novo na empresa. Você conclui que ele tem pouca experiência ou conhecimento. Em resposta a isso, adapta seu estilo de liderança de acordo. Ou seja, procura liderá-lo de uma maneira que o deixa à vontade para tirar dúvidas e que o ajude a fortalecer sua confiança.

Por exemplo, em vez de simplesmente delegar tarefas, você reserva um tempo para mostrar a ele como realizar o trabalho. Você também vai querer supervisioná-lo mais de perto para garantir que ele esteja no caminho certo. 

À medida que o tempo passa e esse funcionário ganha experiência, se mostrando capaz de executar as tarefas intrínsecas ao cargo, você provavelmente não precisará mais acompanhá-lo tão de perto. Além disso, conhecerá melhor a personalidade, necessidades e motivações desse profissional. Vai então mudar seu estilo de liderança.

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Vantagens da liderança situacional

  1. Reconhece e valoriza a diversidade 

Mesmo que possamos encontrar pontos em comum com outras pessoas em algum nível, os humanos são indivíduos únicos. Experiências de vida e visões diferentes criam diversidade, algo extremamente positivo. Em vez de tratar todos igualmente a partir de uma perspectiva singular, o líder situacional reconhece a necessidade de ser flexível. Eles não insistem em um conjunto específico de regras que devem ser seguidas por todos. Em vez disso, criam um ambiente onde as pessoas são encorajadas a se posicionarem e compartilharem ideias. Isso aumenta engajamento e inovação.

 

  1. Cria um ambiente confortável e de união

Na liderança situacional o líder atua a partir das necessidades de sua equipe. Isso faz com que as pessoas se sintam à vontade para executar suas tarefas e também motivadas. Isso faz com que se tornem mais produtivos, impactando positivamente os resultados do negócio. Além disso, em um ambiente em que todos se sentem contemplados, os riscos de desenvolvimento de conflitos internos são reduzidos. 

 

  1. Considera as diferentes fases de desenvolvimento do profissional

Em vez de agrupar todos os funcionários em uma categoria genérica, na liderança situacional situações individuais são consideradas. O objetivo do líder situacional é avaliar a competência de cada funcionário e, em seguida, aumentar os níveis de motivação com base no estilo que melhor funciona para essa pessoa. Essa abordagem melhora a eficácia de uma equipe e maximiza o desempenho de cada membro individualmente. 

 

  1. Aumenta a eficácia dos treinamentos

Os líderes situacionais se concentram nas necessidades de curto prazo. Isso permite que eles personalizem cenários de treinamento para novos funcionários, que podem ser rapidamente atualizados. Essa vantagem permite que o líder encontre oportunidades educacionais também para toda a equipe de modo geral. Ou seja, as escolhas de treinamentos e cursos de desenvolvimento para o time se tornam muito mais acertadas.

 

Desvantagens da liderança situacional

  1. Pode ser ineficaz em ambientes com diretrizes muito rígidas

Os gestores que se encontram em uma posição em que tarefas devem ser concluídas de maneiras específicas acharão a flexibilidade da liderança situacional uma desvantagem em muitas circunstâncias. Isso ocorre porque eles estão sendo solicitados a seguir um conjunto específico de regras, políticas ou regulamentos que são inflexíveis. Quando o líder situacional não pode ser flexível, seus pontos fortes são retirados dele. Ele passa a ocupar um espaço muito mais de fala do que de escuta, o que significa estar preso a um estilo de liderança mais diretivo.

 

  1. Pode gerar mal-entendidos nas relações

Por mais contraditório que possa ser, enquanto a liderança situacional tende a reduzir conflitos na equipe, pode produzir conflitos em relação ao líder em si. Por exemplo, quando um colaborador precisa de mais atenção que outros, o time pode perceber esse tempo dedicado como favoritismo. Por isso, é especialmente importante que o líder situacional esteja atento também às emoções e ao “clima” da equipe e de cada indivíduo.

 

  1. Depende de um determinado conjunto de habilidades 

Ao optar pela liderança situacional, o profissional precisa ter um determinado conjunto de habilidades. Assim, se o líder consegue ler facilmente situações e entender o que as pessoas precisam, ele será eficiente em seu papel. Se, por outro lado, esse conjunto de habilidades não foi totalmente desenvolvido, suas respostas como líder não serão tão eficazes. 

 

Uma última palavra sobre liderança situacional

Você consegue pensar em algum exemplo de liderança situacional que você encontrou em sua carreira?

Se você puder, é provável que esse tipo de líder tenha feito você se sentir apoiado e valorizado. A capacidade de se adaptar a diferentes pessoas e situações pode tornar um líder mais versátil que se sai bem em uma equipe diversificada.

Mas isso não quer dizer que outros tipos de liderança não possam funcionar. Cada líder, como cada membro da equipe, é diferente. Cada líder tem seu próprio estilo, pontos fortes e fracos.

A verdade é que conhecer os diferentes tipos de liderança é o primeiro passo para se tornar um líder melhor – seja qual for o seu estilo. Isso porque você se tornará mais consciente da sua personalidade como gestor. Sem contar que poderá “pegar emprestado” alguns traços de cada estilo para melhorar suas habilidades de liderança.

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