Investir nos colaboradores é investir no negócio em si, afinal, o crescimento do funcionário impacta diretamente no crescimento da empresa. Muitas organizações, no entanto, não colocam foco suficiente no treinamento e desenvolvimento de seu pessoal e isso tem um custo. Não imediatamente, mas certamente no longo prazo.
Neste artigo explicamos o que é treinamento e desenvolvimento e por que ele é tão importante. Além disso, abordamos as vantagens de um programa de T&D, os métodos utilizados neste processo de treinar e desenvolver pessoas e trazemos um guia de como montar um bom plano de treinamento e desenvolvimento.
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O que é treinamento e desenvolvimento?
Treinamento e desenvolvimento, ou T&D, refere-se a atividades educacionais dentro de uma empresa criadas para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos funcionários, ao mesmo tempo em que fornece informações e instruções sobre como melhor desempenhar tarefas específicas.
Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?
O treinamento é uma atividade de curto prazo que se concentra na função específica do profissional. As necessidades e exigências imediatas do trabalho são o foco do treinamento, que fornece os conhecimentos necessários a um funcionário para alguma tarefa específica.
O desenvolvimento, por sua vez, é uma atividade de longo prazo que se concentra no desenvolvimento do indivíduo. Aqui, os colaboradores aprendem e desenvolvem novas habilidades que se alinham aos objetivos e visão da empresa. Ao contrário do treinamento, o desenvolvimento não se limita a uma única tarefa, mas ao profissional como um todo.
Quando falamos em desenvolvimento falamos em liderança, comunicação e habilidades de tomada de decisão, por exemplo. Já o treinamento engloba questões mais práticas como a atualização de um software ou workshop sobre um novo produto.
9 vantagens de um bom plano de T&D
Produtos, clientes e objetivos do negócio estão em constante evolução. Portanto, há sempre a necessidade de aprendizado contínuo, e um plano de treinamento e desenvolvimento garante exatamente esse crescimento.
1 – Aumenta a retenção de talentos
Bons profissionais tendem a ficar em uma empresa que, eles sabem, está interessada e disposta a investir em seu crescimento. Além disso, as chances de serem influenciados por um concorrente também são menores.
2 – Treina futuros líderes
Os programas de treinamento e desenvolvimento preparam as pessoas para melhores funções, agregando a elas as habilidades necessárias para lidar com situações difíceis. Assim, em vez de contratar talentos para uma função mais alta, a empresa poderá contar com os profissionais que tem em seu quadro e que já conhecem os valores e objetivos da empresa.
3 – Potencializa o engajamento no trabalho
Os funcionários se sentem mais envolvidos com as atividades do local de trabalho à medida que passam pelo treinamento. Isso porque as atividades de T&D quebram a monotonia do dia a dia, trazendo mais comprometimento e entusiasmo.
4 – Expõe pontos que devem ser melhorados
Quando a empresa tem um programa de treinamento e desenvolvimento ela invariavelmente precisará olhar para as habilidades de seu pessoal. Essa avaliação revela pontos a serem melhorados e até estruturas que devem ser revistas. O resultado, após ter essas questões trabalhadas, é um grupo de profissionais altamente preparado.
5 – Empodera os funcionários
Bem capacitados, os profissionais se sentem mais seguros para realizar suas funções. Essa confiança os motiva ainda a trabalharem de forma mais proativa, inovadora e criativa.
6 – Melhora a reputação da empresa
Ter um bom plano de treinamento e desenvolvimento torna uma empresa mais atraente para futuros candidatos. Assim, na briga por novos talentos, ela já entra com uma vantagem sobre as outras.
7 – Microgerenciamento reduzido
Funcionários mais eficientes exigem menos supervisão e instruções detalhadas. Isso libera tempo para a gestão se concentrar em atividades mais produtivas. A gerência confia nas habilidades dos funcionários por causa dos processos de treinamento que eles tiveram.
8 – Gera maior impacto nos negócios
Funcionários bem treinados executam melhor suas tarefas, o que afeta positivamente o negócio, levando a uma maior receita para a organização.
9 – Economiza tempo e custo
Quando as tarefas são melhor executadas, há menos erros e, com isso, redução de custos – tanto na correção desses erros quanto na contratação de melhores profissionais. O tempo também é economizado, tanto na supervisão dos funcionários, quanto na gestão de tempo do próprio profissional, que, quando está melhor treinado e desenvolvido, usa suas horas de forma mais eficiente.
Quais os métodos de treinamento e desenvolvimento?
Existem vários métodos de treinamento e desenvolvimento que uma organização pode usar. Esses métodos podem ser usados separadamente ou de forma combinada e não existe um melhor do que o outro. A escolha do método dependerá das necessidades da empresa, do profissional ou da equipe. São muitos os métodos existentes. Aqui, colocamos os principais:
Gamificação
A gamificação cria um cenário de jogo em torno do objetivo – e do objeto – do treinamento, com um ambiente visualmente estimulante, cenários de problemas reais e missões que exigem estratégias e busca por soluções. Experiências gamificadas permitem que os participantes se tornem aprendizes mais ativos, em um espaço seguro para cometer erros e aprender com eles. Outro ponto é que ela valoriza e coloca em evidência a evolução do participante, o que permite o desenvolvimentos de fases extras para trabalhar gaps identificados ao longo do treinamento.
EAD
Na educação a distância (EAD), alunos e professores estão separados, física ou temporalmente. Por isso, o aprendizado acontece de forma virtual. Isso significa tanto aulas online ao vivo ou uma série de vídeos gravados que podem ser assistidos quando for mais confortável para o aluno. Melhor retenção para o funcionário, aprendizado personalizado e custo-benefício são algumas vantagens.
Treinamento tradicional
É o treinamento presencial, onde um especialista em um campo específico é contratado para treinar os colaboradores por um período de tempo.
Role play
Role play, em inglês, quer dizer “interpretação de um papel”. Trata-se de uma técnica de aprendizagem ativa na qual os funcionários assumem determinados papéis e encenam situações sob a orientação de um facilitador.
Exercícios de team building
Team building é a criação e manutenção ativa de grupos de trabalho eficazes com metas e objetivos semelhantes. Trata-se de um processo formal de construção de equipes e formulação de metas, geralmente facilitado por um consultor. O team building proporciona um processo estruturado e orientado, cujos benefícios incluem maior capacidade de gerenciar projetos e processos complexos, flexibilidade para responder a situações de mudança e maior motivação entre os membros da equipe. Os exercícios podem incluir diferentes métodos de treinamento, desde jogos corporativos até sessões de brainstorming.
Coach ou Mentor
Coaching e mentoring são atividades de treinamento personalizadas que, quando usados corretamente, são extremamente eficazes. O coach ou mentor pode ser contratado no mercado ou alguém da própria organização, mais sênior, que assume o papel de desenvolver as competências necessárias em um profissional. É também comumente chamado de “sponsor”, quando se trata de alguém interno.
Rotação de cargos
Isso ocorre quando dois funcionários alternam posições na mesma empresa por um período de tempo antes de voltarem aos seus cargos originais. Eles ganham experiência e habilidades assumindo novas responsabilidades.
Planejamento de sucessão
O planejamento de sucessão envolve fazer planos para substituir as posições-chave de uma uma organização. É uma forma de gerenciamento de risco em que a administração evita a perda de produtividade desenvolvendo planos para continuar operando normalmente se os membros-chave da organização não puderem mais cumprir suas funções.
Treinamento de onboarding
Este é um treinamento feito para novos funcionários. Abrange assuntos como segurança no local de trabalho, políticas e promoção. Seu objetivo é ajudar profissionais recém-contratados a se familiarizar com a rotina e com a cultura de uma organização. A intenção do onboarding é promover a integração desses novos colaboradores, facilitando a adaptação desses profissionais ao seu novo ambiente profissional.
Como criar um bom programa de treinamento e desenvolvimento
Um plano de treinamento e desenvolvimento deve incluir tudo o que os funcionários precisam saber para serem eficazes em suas funções. Preferencialmente, essas habilidades devem ser classificadas em ordem de importância. Além disso, é importante ter em mente que um bom programa de T&D possui metas mensuráveis. Veja o passo a passo:
Identifique os objetivos do treinamento
Um bom plano de treinamento e desenvolvimento está alinhado com os objetivos da empresa. Assim, é importante identificar esses objetivos e observar as áreas em que certas habilidades faltam aos funcionários para que suas performances se alinhem às metas do negócio.
Faça uma análise de gaps
Uma análise de gaps mostra onde seus funcionários estão atualmente e onde deveriam estar. Ou seja, revela os conhecimentos que lhes faltam em contraste com as que eles deveriam ter.
Mapeie competências
Competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais, que impactam fortemente nos resultados da organização, uma vez que seus produtos e serviços são feitos por pessoas. Descubra quais são e construa sobre eles.
Defina o objetivo do programa
O que você espera alcançar ao final do seu plano de treinamento e desenvolvimento? Defina metas claras para avaliar com mais segurança a eficácia das atividades oferecidas.
Entreviste funcionários
Faça perguntas aos funcionários para obter informações sobre suas dificuldades e desafios, além de interesses e objetivos dentro da empresa. Isso fornecerá um conhecimento mais amplo dos problemas que eles enfrentam e como resolvê-los adequadamente.
Selecione os métodos de treinamento corretos
O método correto dependerá das necessidades da empresa e do tipo de treinamento que deseja organizar. Nem todos os métodos são adequados para algumas tarefas específicas. Você pode optar por uma atividade gamificada para trabalhar habilidades como feedback e comunicação, e por um treinamento mais formal, com um especialista indo até a empresa, para renovar o conhecimento de uma equipe sobre determinado conjunto de normas. Por isso, conheça as vantagens e desvantagens de cada método antes de se decidir.
Permitia aprendizagem autodirigida
Atualmente é importantíssimo oferecer aos funcionários um conjunto de atividades online para que os funcionários possam aprender novas habilidades em seu próprio ritmo. Assim, vale prever em seu programa de treinamento e desenvolvimento diferentes tipos de conteúdo e abordagens, mesclando assuntos e formatos, como vídeo aulas, jogos educacionais, fóruns e grupos de discussão, artigos, ebooks e infográficos.
Meça os resultados
Existem métricas utilizadas para mensurar a eficiência do RH na condução do programa de T&D e analisar a performance dos colaboradores participantes. Use-as! Dessa forma, se uma etapa não estiver dando os resultados desejados, deve-se trabalhar para ajustá-la. Se descobrir, por exemplo, que um método específico não está ressoando com um funcionário ou equipe, é preciso repensar o método. Por isso é tão importante trabalhar com indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento.
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