Formação Recursos Humanos

Formação do Profissional de Treinamento e Desenvolvimento (T&D)

De fato, não há dúvidas que a área de educação corporativa ou treinamento e desenvolvimento possui um grande impacto na estratégia organizacional. Afinal, ela capacita os profissionais para as atribuições atuais e para atividades mais complexas e sucessivas. Assim, gerando melhores resultados nos processos. Portanto, essa área possui inúmeros desafios, para que a aprendizagem na organização seja planejada de maneira eficiente. A saber, eles vão desde o preciso diagnóstico de necessidades, mapeamento das demandas, planejamento e desenho da experiência completa de aprendizagem, até a avaliação de resultados.

PARA QUEM É ESSE CURSO

Sobretudo, este curso de Treinamento e Desenvolvimento foi desenvolvido com foco nos profissionais da área de T&D e outros que precisam se aprofundar no tema para conduzir esses processos na organização.

PRÓXIMAS DATAS

São Paulo - SP

  • De 17 a 21 de março de 2025

Online ao Vivo

  • De 06 a 28 de maio de 2025

DURAÇÃO

Presencial
44 horas

Receba por e-mail o prospecto do curso

Fácil de acessar, imprimir e compartilhar.

O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Com certeza, o Curso de Treinamento e Desenvolvimento é essencial para construir o perfil do profissional de T&D, preparando-o para atuar como expert no desenvolvimento das pessoas e das organizações como um todo.

O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Com certeza, o Curso de Treinamento e Desenvolvimento é essencial para construir o perfil do profissional de T&D, preparando-o para atuar como expert no desenvolvimento das pessoas e das organizações como um todo.

Antes de mais nada, esse curso proporciona reflexões sobre o atual cenário de desenvolvimento organizacional. Bem como sobre os impactos desse contexto nas ações específicas de treinamento e desenvolvimento das instituições.

Além disso, terá definições quanto aos indicadores de T&D que apresentam um maior grau de contribuição para os resultados.

Também conseguirá identificar quais são as competências exigidas do profissional de T&D para o aprimoramento de seu papel.

Ademais, aprenderá sobre as metodologias de ensino e aprendizagem no contexto de educação para adultos (andragogia). Bem como sobre as metodologias ativas de aprendizagem.

Assim também será apresentado a técnicas e ferramentas para condução dos processos de T&D. Desde o diagnóstico, até a avaliação de resultados das ações de treinamento e desenvolvimento.

Por fim, poderá elaborar um Plano Estratégico de T&D ao final do curso.

CONTEÚDO

01

TENDÊNCIAS EM T&D E APRENDIZADO CORPORATIVO

  • O processo de ensino-aprendizagem de adultos: andragogia e o ciclo de aprendizagem
  • Os diferentes tipos de ações de aprendizagem: instrução, treinamento, desenvolvimento e educação
  • O verdadeiro aprendizado híbrido: integração de estratégias formais (presenciais e online) e informais (redes de relacionamento, on-the-job, mentoria, etc).
02

DIMENSÃO “DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES (ESCOPO)”

  • Visão geral de um Plano Estratégico de T&D
  • Dimensões para estruturação de uma ação de aprendizagem
  • Fontes para identificação das necessidades de T&D
  • O diagnóstico de necessidades de treinamento: do LNT para o diagnóstico de necessidades de melhoria de performance
  • Objetivos de negócio X objetivos de aprendizagem
  • Demandas pontuais: como dialogar com as áreas de negócio para um diagnóstico preciso;
03

DIMENSÃO “PLANEJAMENTO (ESPECIFICAÇÃO)”

  • Público-alvo
  • Objetivos de aprendizagem (melhoria de performance em termos de comportamentos observáveis)
  • Definição dos temas
  • Metodologias (sala de aula, online, on-the-job, etc).
04

DIMENSÃO “DESENVOLVIMENTO (PROJETO)”

  • Modelos de referência p/ desenvolvimento de soluções: 6Ds e i+5
  • Escolha da(s) modalidade(s) de entrega considerando as ações formais e informais (modelo 70-20-10)
  • Seleção das estratégias privilegiando o uso das metodologias ativas de aprendizagem: As principais metodologias ativas e imersivas; vantagens e desvantagens de cada uma; a mágica está no “mix”;
    • Desenvolvimento da solução de aprendizagem.
05

DIMENSÃO “IMPLEMENTAÇÃO (ENTREGA)”

  •  Os três pilares da implementação: conteúdo, tecnologia e gestão;
  • Características e tendências atuais das plataformas para gestão da aprendizagem (do LMS- Learning Management System para o LXO- Learning eXperience Plataform);
  • Aspectos operacionais da implantação: pessoas, processos e infraestrutura.
06

DIMENSÃO “AVALIAÇÃO DE RESULTADOS”: Indicadores de T&D

  • Indicadores de resultados em treinamento;
  • Como utilizar cada um dos 4 níveis de avaliação de resultados (Kirkpatrick);
  • ROI: indo além dos 4 níveis: -o 5º nível (Jack Philips).
07

PESQUISA “O PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL”: INDICADORES DE GESTÃO DO T&D INVESTIMENTOS E EFICÁCIA DA ÁREA

  • Olhar estratégico para a área, métricas e prioridades na gestão do T&D.
  • Os principais indicadores utilizados para a gestão do T&D
  • Referências de mercado das empresas Brasileiras destes indicadores
  • Ferramenta Calculadora de Indicadores para apoiar o cálculo de seus indicadores e planejamento da área
08

OFICINA: ELABORANDO SEU PLANO ESTRATÉGICO DE T&D

  • Apresentação da ferramenta “Canvas para Planejamento de T&D”
  • Elaboração do Plano Estratégico de T&D com aplicação da ferramenta (Canvas) pelos participantes, a partir dos desafios do negócio de suas organizações: Mapa de demandas, público-alvo, orçamento (logística e custos), ferramentas para priorização das demandas, seleção e definição dos indicadores de T&D, condução da implementação das ações, acompanhamento de custos,  resultados e mensuração dos resultados.
  • Dinâmica de “Consultoria Colaborativa” para complementação e refinamento dos Planos Estratégicos de T&D elaborados por cada grupo.
  • O processo de ensino-aprendizagem de adultos: andragogia e o ciclo de aprendizagem
  • Os diferentes tipos de ações de aprendizagem: instrução, treinamento, desenvolvimento e educação
  • O verdadeiro aprendizado híbrido: integração de estratégias formais (presenciais e online) e informais (redes de relacionamento, on-the-job, mentoria, etc).
  • Visão geral de um Plano Estratégico de T&D
  • Dimensões para estruturação de uma ação de aprendizagem
  • Fontes para identificação das necessidades de T&D
  • O diagnóstico de necessidades de treinamento: do LNT para o diagnóstico de necessidades de melhoria de performance
  • Objetivos de negócio X objetivos de aprendizagem
  • Demandas pontuais: como dialogar com as áreas de negócio para um diagnóstico preciso;
  • Público-alvo
  • Objetivos de aprendizagem (melhoria de performance em termos de comportamentos observáveis)
  • Definição dos temas
  • Metodologias (sala de aula, online, on-the-job, etc).
  • Modelos de referência p/ desenvolvimento de soluções: 6Ds e i+5
  • Escolha da(s) modalidade(s) de entrega considerando as ações formais e informais (modelo 70-20-10)
  • Seleção das estratégias privilegiando o uso das metodologias ativas de aprendizagem: As principais metodologias ativas e imersivas; vantagens e desvantagens de cada uma; a mágica está no “mix”;
    • Desenvolvimento da solução de aprendizagem.
  •  Os três pilares da implementação: conteúdo, tecnologia e gestão;
  • Características e tendências atuais das plataformas para gestão da aprendizagem (do LMS- Learning Management System para o LXO- Learning eXperience Plataform);
  • Aspectos operacionais da implantação: pessoas, processos e infraestrutura.
  • Indicadores de resultados em treinamento;
  • Como utilizar cada um dos 4 níveis de avaliação de resultados (Kirkpatrick);
  • ROI: indo além dos 4 níveis: -o 5º nível (Jack Philips).
  • Olhar estratégico para a área, métricas e prioridades na gestão do T&D.
  • Os principais indicadores utilizados para a gestão do T&D
  • Referências de mercado das empresas Brasileiras destes indicadores
  • Ferramenta Calculadora de Indicadores para apoiar o cálculo de seus indicadores e planejamento da área
  • Apresentação da ferramenta “Canvas para Planejamento de T&D”
  • Elaboração do Plano Estratégico de T&D com aplicação da ferramenta (Canvas) pelos participantes, a partir dos desafios do negócio de suas organizações: Mapa de demandas, público-alvo, orçamento (logística e custos), ferramentas para priorização das demandas, seleção e definição dos indicadores de T&D, condução da implementação das ações, acompanhamento de custos,  resultados e mensuração dos resultados.
  • Dinâmica de “Consultoria Colaborativa” para complementação e refinamento dos Planos Estratégicos de T&D elaborados por cada grupo.

DIFERENCIAIS DA SUA EXPERIÊNCIA


Ambiente Inspirador 

Atualmente, a Integração está em um bairro de SP rico em atrações e restaurantes: o Itaim Bibi. Com isso, os ambientes interno e externo se completam.  Assim, até o almoço gourmet torna-se uma oportunidade de troca e aprendizado em grupo.


Contatos e Aprendizagem Social 

Além disso, cada curso da Integração é uma combinação única de alunos. Dessa forma, é possível fazer conexões com pessoas da mesma área que você, vivenciando a aprendizagem colaborativa. Com certeza, essa experiência trará lições valiosas: interesse, pensamento crítico e conexões profissionais.


A Experiência da Imersão

Sem dúvida, a versão presencial propicia o melhor do aprendizado social, da troca entre alunos. Afinal, trata-se de uma imersão de uma semana, onde todos se afastam da rotina e se permitem focar em reflexões mais profundas.


Online ao vivo 

Aliás, na Integração os cursos online ao vivo são ministrados pelos mesmos especialistas que estão à frente do modelo presencial! Assim, o aluno tem aula com especialistas que possuem mais de 98% de aprovação. Sobretudo porque realmente vivem o que ensinam.


Metodologia Ativa

De fato, nosso objetivo é  facilitar a aplicação da aprendizagem já no dia seguinte! Para isso, valorizamos a experiência prática, analisando cases, e contando com modelos que estruturam a maneira de pensar e implementar.


Mentoria Online em grupo

A saber, os alunos do Curso de Treinamento e Desenvolvimento têm direito a duas sessões de 2 horas online da mentoria. Aqui é possível abordar os desafios, dilemas e as atitudes no trabalho de pessoas com diferentes vivências de carreira. Com isso, é possível o aconselhamento e troca de experiências!


Nivelamento de Conhecimento

Inclusive, caso queira aprender o essencial antes mesmo das aulas, o aluno terá acesso ao curso “Treinamento & Desenvolvimento – Conceitos Fundamentais”. Assim, poderá assistir as 4 horas de conteúdo em qualquer hora do dia.

Masterclass RH i+ e LIDERANÇA i+

Também já incluso na inscrição está um conteúdo complementar incrível: 2 séries de masterclasses online ao vivo! Sobretudo, esses encontros abordam todo mês temas atuais sobre RH e Liderança. Então, é ideal para profissionais que querem manter o aprendizado e se estar por dentro dos temas do momento.

Aqui, acompanhe os dias e horários das aulas RH i+ e Liderança i+.


Professores

Talvez um dos maiores diferenciais do curso é o time de professores especialistas, com importantes trajetórias profissionais. Assim, o aluno terá contato com diversas experiências: cada um vivenciou a realidade de diferentes empresas, desenvolvendo projetos relativos à T&D.


Programa consolidado 

Por fim, precisamos destacar: centenas de profissionais de diferentes empresas já participaram deste curso de Treinamento e Desenvolvimento! Afinal, o conteúdo direcionado e estratégico foi arquitetado por um comitê técnico especializado, com o objetivo de trazer o que há de mais moderno sobre o tema.

Novos conhecimentos para colocar em prática na sua empresa


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Ana Paula Martim

Psicóloga, Pós-graduada em Adm. Rec. Humanos e extensão em Liderança e Gestão de Pessoas, Business Partner e Consultora de Recursos Humanos.  

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Luis Zanin

Mestre e Doutor em Administração de Empresas. Sócio da Conquistar – Jogos Vivenciais Corporativos, coordenou e participou da criação e entrega de mais de 1.000 jogos para as principais empresas do Brasil e do Mundo. Atua também como professor e consultor da Integração Escola de Negócios, em cursos de MBA e como pesquisador nas áreas de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo.

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Andrea Filatro

Doutora, mestra e pedagoga pela Faculdade de Educação da USP. Formada em Gestão de Projetos pela FIA/USP. Atua como palestrante e consultora em educação a distância, design instrucional e educação on-line em universidades e organizações privadas e públicas. É autora de diversos livros sobre Design Thinking e Design Instrucional.

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Fernando Cardoso

Sócio-diretor da Integração Escola de Negócios e Conquistar, conselheiro do CRA-SP, mais de 15 anos de experiência em estudos de personalidade, autoconhecimento e liderança. Administrador, Mestre em Semiótica e Inteligência Digital, PUC-SP, com cursos de extensão de RH e liderança na Michigan University, Certificado em Sustainable Coaching – ICF. Palestrante, autor do livro Gestores de e-Learning e artista premiado.

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Rosana Citro Nucci

Graduada em Matemática pela USP, com certificação em Aprendizagem de Adultos e Treinamento de Professores e Facilitadores pela Universidade de Cambridge. Consultora, desenvolvedora e facilitadora bilíngue. Autoconhecimento, Liderança, Gestão de Pessoas, Influência, Execução e Gestão de Mudança.

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Marcelo Porto Fernandes

Mestre em Instructional Systems pela University of Central Florida. É professor em cursos de MBA e especialização. Exerce as funções de consultor, gestor e articulista em temas como trilhas de aprendizagem, formação de formadores, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento.

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por ano prontos para transformar conhecimento em prática com 98% de aprovação.

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em centro de treinamento no Itaim Bibi, polo cultural e corporativo de SP.

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atendidas em 30 anos de experiência em soluções de aprendizagem.

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