Recursos Humanos

Avaliação de Desempenho por Competências e Metas

O desempenho do time e de cada profissional é uma questão vital ao mundo dos negócios. Para facilitar essa gestão, conheça as etapas e riscos da implantação de um projeto de avaliação, sua importância e impacto no engajamento das pessoas. Saiba como gerenciar as informações geradas e potencializar decisões estratégicas.

PARA QUEM É ESSE CURSO

Profissionais de RH que querem implantar e/ou revisar seu processo de gestão de desempenho por competências ou por competências e metas.

PRÓXIMAS DATAS

São Paulo - SP

  • De 18 a 22 de agosto de 2025
  • De 10 a 14 de novembro de 2025

Online ao Vivo

  • De 17 de outubro de 2025 a 18 de novembro de 2025

DURAÇÃO

Presencial
42 horas

Online ao vivo
42 horas

Para a realização do curso, pedimos que traga o seu notebook.

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Fácil de acessar, imprimir e compartilhar.

O QUE VOCÊ LEVA DO CURSO

O curso apresenta uma abordagem completa sobre o processo de avaliação de desempenho nas organizações permitindo.

O QUE VOCÊ
LEVA DO CURSO

O curso apresenta uma abordagem completa sobre o processo de avaliação de desempenho nas organizações permitindo.

Discutir a contribuição do processo de avaliação de desempenho para as organizações.

Reconhecer a importância de um modelo de avaliação que ajude a organização no alcance de seus objetivos.

Informar etapas e riscos de implantação de um projeto de avaliação de desempenho baseada em competências e metas.

Avaliar a importância de uma comunicação estruturada e seu impacto no engajamento das pessoas.

Focar o feedback como uma etapa de conscientização crítica para melhoria do desempenho e os fatores que o tornam complexo e desafiador nas organizações.

 Gerenciar as informações geradas no processo de avaliação de desempenho e usá-las para subsidiar e potencializar decisões e estratégias de RH.

CONTEÚDO

01

O PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES E PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS SOBRE AVALIAÇÃO DO RH

O Papel do RH nas Organizações:

  • Evolução histórica do RH.
  • 4 disciplinas RH.
  • Avaliação de Desempenho sob a ótica das 4 disciplinas.

Princípios Fundamentais:

  • Definição de Gestão e Avaliação de Desempenho.
  • Histórico do modelo de Avaliação de Desempenho.
  • Tipos de Avaliação: Avaliação de Desempenho, Avaliação de Performance, Avaliação de Potencial.

Estratégia e Contexto Organizacional e Integração do Modelo em Gestão de Pessoas

Estratégia e Contexto Organizacional:

  • Cenário interno e externo.
  • Contexto Organizacional X Desafios de Pessoas.
  • Metodologias de avaliação X Cenário Organizacional.
  • Nível de contribuição X Nível da posição.

Integração do modelo em Gestão de Pessoas:

  • Av. Desempenho X Remuneração.
  • Av. Desempenho X Cargos e Salários.
  • Av. Desempenho X Estratégia de Educação e Treinamento.
  • Av. Desempenho X Recrutamento e Seleção.
  • Av. Desempenho X Sucessão e Carreira.
02

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO BASEADA EM COMPETÊNCIAS

  • Porque avaliar as pessoas.
  • Importância da Estruturação das Avaliações das Competências.
  • Do planejamento à retroalimentação do processo de avaliação.
  • Definição das competências e construção dos comportamentos observáveis.

As Etapas e Cuidados na Implantação do Modelo de Avaliação de Desempenho

  • A escolha do modelo de avaliação, instrumento e escala de avaliação.
  • Implantação do processo de avaliação.
  • Importância de uma boa comunicação (Avaliadores e Avaliados).
  • Papéis de RH, gestores e colaboradores.
  • Elaboração de cronograma do processo de avaliação.
03

O QUE FAZER COM OS RESULTADOS

  • Consolidação e disponibilização dos resultados.
  • Importância do Comitê de Calibração.
  • O papel do líder em planejar, se preparar e compartilhar os resultados com o liderado.
  • Feedback como parte indispensável do processo.
  • Construção do plano e compromisso de desenvolvimento individual – PDI.

Construção do Projeto de Avaliação de Desempenho Baseada em Objetivos e Metas

  • Avaliação de desempenho baseada em objetivos e metas.
  • Planejamento, definição e comunicação do Ciclo Anual.
  • O desdobramento dos objetivos estratégicos em objetivos e metas nas áreas e equipes/colaboradores.
  • Benefícios para a organização e para as pessoas.
  • Como definir os objetivos e metas, a quantidade ideal, os critérios e os pesos.
  • Visão inicial sobre a Metodologia SMART.
  • Importância da comunicação e do acompanhamento.
04

CONSOLIDAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO BASEADA EM OBJETIVOS/METAS E COMPETÊNCIAS

  • Entendimento da metodologia da Matriz 9BOX.
  • Qual o seu objetivo e os benefícios.
  • Dimensões dos Eixos X e Y.
  • O que fazer com as informações.
  • Intepretação de cada box.
  • Quando usar o 9Box e os cuidados necessários.
  • Comitê de calibração do 9Box.
  • Meritocracia baseada nos resultados, mas sem automatismo.

Metodologias para Definição de Metas e sua Aplicabilidade em Diferentes Contextos Organizacionais

  • Conhecendo metodologias diversas e suas origens.
  • Como escolher a melhor metodologia dado o contexto da organização.
  • Educando e comunicando à organização sobre a metodologia definida.
  • Desafios da manutenção do modelo ao longo do tempo.
  • Oficina: escolhendo uma metodologia e definindo metas desafiadoras.
05

OFICINA: METODOLOGIAS, FACILITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE COMITÊS DE DESEMPENHO

  • Oficina 9Box, uma experiência prática para refinamento da habilidade de facilitação e participação em comitês de desempenho.
  • Oficina KeyPePo: conhecimento e aplicação de uma metodologia inovadora e avançada para gestão de desempenho.
  • Síntese dos principais pontos e discussões finais.

O Papel do RH nas Organizações:

  • Evolução histórica do RH.
  • 4 disciplinas RH.
  • Avaliação de Desempenho sob a ótica das 4 disciplinas.

Princípios Fundamentais:

  • Definição de Gestão e Avaliação de Desempenho.
  • Histórico do modelo de Avaliação de Desempenho.
  • Tipos de Avaliação: Avaliação de Desempenho, Avaliação de Performance, Avaliação de Potencial.

Estratégia e Contexto Organizacional e Integração do Modelo em Gestão de Pessoas

Estratégia e Contexto Organizacional:

  • Cenário interno e externo.
  • Contexto Organizacional X Desafios de Pessoas.
  • Metodologias de avaliação X Cenário Organizacional.
  • Nível de contribuição X Nível da posição.

Integração do modelo em Gestão de Pessoas:

  • Av. Desempenho X Remuneração.
  • Av. Desempenho X Cargos e Salários.
  • Av. Desempenho X Estratégia de Educação e Treinamento.
  • Av. Desempenho X Recrutamento e Seleção.
  • Av. Desempenho X Sucessão e Carreira.
  • Porque avaliar as pessoas.
  • Importância da Estruturação das Avaliações das Competências.
  • Do planejamento à retroalimentação do processo de avaliação.
  • Definição das competências e construção dos comportamentos observáveis.

As Etapas e Cuidados na Implantação do Modelo de Avaliação de Desempenho

  • A escolha do modelo de avaliação, instrumento e escala de avaliação.
  • Implantação do processo de avaliação.
  • Importância de uma boa comunicação (Avaliadores e Avaliados).
  • Papéis de RH, gestores e colaboradores.
  • Elaboração de cronograma do processo de avaliação.
  • Consolidação e disponibilização dos resultados.
  • Importância do Comitê de Calibração.
  • O papel do líder em planejar, se preparar e compartilhar os resultados com o liderado.
  • Feedback como parte indispensável do processo.
  • Construção do plano e compromisso de desenvolvimento individual – PDI.

Construção do Projeto de Avaliação de Desempenho Baseada em Objetivos e Metas

  • Avaliação de desempenho baseada em objetivos e metas.
  • Planejamento, definição e comunicação do Ciclo Anual.
  • O desdobramento dos objetivos estratégicos em objetivos e metas nas áreas e equipes/colaboradores.
  • Benefícios para a organização e para as pessoas.
  • Como definir os objetivos e metas, a quantidade ideal, os critérios e os pesos.
  • Visão inicial sobre a Metodologia SMART.
  • Importância da comunicação e do acompanhamento.
  • Entendimento da metodologia da Matriz 9BOX.
  • Qual o seu objetivo e os benefícios.
  • Dimensões dos Eixos X e Y.
  • O que fazer com as informações.
  • Intepretação de cada box.
  • Quando usar o 9Box e os cuidados necessários.
  • Comitê de calibração do 9Box.
  • Meritocracia baseada nos resultados, mas sem automatismo.

Metodologias para Definição de Metas e sua Aplicabilidade em Diferentes Contextos Organizacionais

  • Conhecendo metodologias diversas e suas origens.
  • Como escolher a melhor metodologia dado o contexto da organização.
  • Educando e comunicando à organização sobre a metodologia definida.
  • Desafios da manutenção do modelo ao longo do tempo.
  • Oficina: escolhendo uma metodologia e definindo metas desafiadoras.
  • Oficina 9Box, uma experiência prática para refinamento da habilidade de facilitação e participação em comitês de desempenho.
  • Oficina KeyPePo: conhecimento e aplicação de uma metodologia inovadora e avançada para gestão de desempenho.
  • Síntese dos principais pontos e discussões finais.

DIFERENCIAIS DA SUA EXPERIÊNCIA


Ambiente inspirador

Os ambientes interno e externo se completam. A Integração fica localizada em um bairro de SP rico em atrações e restaurantes: o Itaim Bibi. O almoço gourmet é uma oportunidade de troca e aprendizado em grupo.


Contatos e aprendizagem social

Cada curso é uma combinação única de alunos. Você fará conexões com pessoas da mesma área que você e a aprendizagem colaborativa gera valiosas lições: interesse, pensamento crítico e conexões profissionais.


Online ao vivo

Nos cursos online ao vivo, o aluno tem aula com os especialistas da Integração, os mesmos que ministram os cursos presenciais e possuem mais de 98% de aprovação. São experts, que realmente vivem o que ensinam.


Metodologia ativa

Valorizamos a experiência prática, analisando cases, e contando com modelos que estruturam a maneira de pensar e implementar, facilitando a aplicação da aprendizagem já no dia seguinte.


Mentoria online em grupo

No curso online ao vivo, a mentoria em grupo une pessoas com diferentes vivências de carreira e possibilita o aconselhamento e troca de experiências. Tudo isso abordando os desafios, dilemas e as atitudes no trabalho. Será uma sessão de 2 horas online.

Masterclass RH i+ e LIDERANÇA i+

São 2 séries de masterclasses online ao vivo, que abordam todo mês os temas mais atuais sobre RH e Liderança para quem quer manter viva a chama do aprendizado e se manter por dentro dos temas do momento. O conteúdo é complementar, já incluído na inscrição.

Acompanhe os dias e horários das aulas RH i+ e Liderança i+.


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Consultor especialista com importante trajetória profissional, trazendo a experiência de ter vivenciado diferentes realidades, culturas e projetos relativos a gestão de pessoas.

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José Caires

Administrador com formação pela FIA/USP e MIT, é referência em accountability, protagonismo e liderança com propósito. Com mais de 25 anos de experiência em RH, Caires liderou times em empresas como Johnson&Johnson, Serasa Experian e InterCement, conquistando prêmios como GPTW e Valor Carreira.

Consultores Consultores
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Ayumi Larissa

Psicóloga, com mais de 18 anos de experiência em Gestão de Pessoas. Atuou como executiva em empresas como Cyrela, Gol e InterCement, liderando projetos de Cultura Organizacional, Educação Corporativa e Diversidade & Inclusão. Professora de Estratégia de RH no SENAC e consultora em desenvolvimento de lideranças.

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Luis Gaião

Administrador de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Mestrado em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Doutorado em Administração pela UNICAMP. Possui experiência empresarial de 25 anos na Gestão de Pessoas, com atuação em grandes Organizações, como Braskem (Petroquímica) e Atvos (Sucroenergético), atuando principalmente em Processos de RH, com destaque em Avaliação de Desempenho, Carreiras e Remuneração. Consultor e professor em diversas instituições de ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas a Cargos e Salários, Gestão de Desempenho, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico e Orientações de TCCs. Também ministra treinamentos in company e conduz projetos de RH em diversas organizações.

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Treinamento com bastante aplicação prática, o que facilita a aprendizagem do tema.

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