Recursos Humanos

Avaliação de Desempenho Baseado em Competências e Metas

O desempenho do time e de cada profissional é uma questão vital ao mundo dos negócios. Para facilitar essa gestão, conheça as etapas e riscos da implantação de um projeto de avaliação, sua importância e impacto no engajamento das pessoas. Saiba como gerenciar as informações geradas e potencializar decisões estratégicas.

Consultores: Luciano Gusmão

A quem se destina

Profissionais de RH que querem implantar e ou revisar seu processo para capacitar os times da organização.

Duração

16 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

Todas as organizações buscam resultados sustentáveis, e sua performance está atrelada ao desempenho de cada colaborador ou líder, individualmente. Se o desempenho do time e de cada profissional é uma questão vital ao mundo dos negócios, analisar sua performance e capacitá-los torna-se fundamental e os gestores precisam de um modelo que facilite a sua gestão. O curso apresenta, de forma prática, como desenvolver um programa de avaliação de desempenho baseada em competências e metas. Ao final, saiba plotar os resultados dessas duas variáveis em um dos modelos mais utilizados nas organizações.

  • Apresentar e discutir a contribuição do processo de avaliação de desempenho nas organizações;
  • Reconhecer a importância de um modelo de avaliação que ajude a organização no alcance de seus objetivos;
  • Informar etapas e riscos de implantação de um projeto de avaliação de desempenho baseada em competências e metas;
  • Avaliar a importância de uma comunicação estruturada e seu impacto no engajamento das pessoas;
  • Focar o feedback como uma etapa de conscientização crítica para melhoria do desempenho e os fatores que o tornam complexo e desafiador nas organizações;
  • Gerenciar as informações geradas no processo de avaliação de desempenho e usá-las para subsidiar e potencializar decisões e estratégias de RH.

1. Por que avaliar pessoas nas organizações
  • Os vários tipos de avaliação;
  • Avaliação por objetivos;
  • Avaliação por competência.
2. A construção do projeto de avaliação de desempenho baseada em competências
  • Avaliação baseada em competências;
  • O que são competências;
  • Como definir as competências para o processo de avaliação;
  • Construção dos comportamentos observáveis;
  • Escolha do modelo de avaliação;
  • Instrumento de avaliação;
  • Implantação do processo de avaliação;
  • Importância de uma boa comunicação;
  • Sensibilização dos avaliadores e avaliados;
  • Feedback como parte indispensável do processo;
  • Papéis de RH, gestores e funcionários;
  • Cronograma do processo de avaliação.
3. O que fazer com os resultados
  • Construção dos planos de desenvolvimento individual - PDI;
  • Construção do plano corporativo.
4. Construção do projeto de avaliação de desempenho baseada em objetivos
  • Avaliação baseada em objetivos/metas;
  • O que são objetivos/metas;
  • Como definir os objetivos/metas;
  • Quantos objetivos considerar/pesos;
  • A metodologia SMART de construção de objetivos.
5. A junção dos resultados de objetivos e competência
  • A metodologia da Matriz Nine Box, sua origem;
  • Qual o seu objetivo;
  • Eixo X e eixo Y;
  • Significado de cada box;
  • Riscos de usar ou não;
  • Como classificar;
  • Comitê de calibração;
  • O que fazer com os resultados: meritocracia.

Exposição dialogada suportada por recursos audiovisuais e atividades para aplicação dos conceitos por meio de estudo de casos, discussão em grupos e exercícios de fixação.

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Consultores

Luciano Gusmão

Consultor em Desenvolvimento Humano com mais de 20 anos de experiência. Foi professor de pós-graduação em RH da FAAP. Life and Executive Coach pelo ICI. Certificado Workplace Big Five. Qualificado no instrumento de Preferências Psicológicas - MBTI. Possui cursos de Administração de Conflitos e Andragogia.

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