Formação

Recursos Humanos

Formação de Coordenadores e Especialistas de T&D

Conduza ações de T&D, explorando o mapeamento preciso das demandas, o planejamento e desenho de experiências completas de aprendizagem. Conheça a ferramenta “Canva para Planejamento de T&D”, e elabore um plano estratégico a partir dos desafios de negócio da sua organização. Será disponibilizado relatório com o resultado da pesquisa “O Panorama do Treinamento no Brasil 2019 | 2020”.

Leia mais sobre o tema no blog

A quem se destina

Analistas de treinamento plenos e seniores, especialistas, coordenadores e gerentes de treinamento e profissionais que precisam estruturar, implantar e gerenciar um plano estratégico de treinamento e desenvolvimento da sua organização ou da sua área funcional.

Duração

40 horas

Investimento

Restam apenas vaga(s).

Carga Horária: 40 horas

Horário: das 8h30 às 17h30. Credenciamento às 8h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Valor da inscrição para residentes no Brasil.

A área de treinamento enfrenta desafios complexos, que vão desde um preciso diagnóstico de necessidades até a avaliação de resultados.

A proposta deste curso, é formar os gestores para conduzir as ações de T&D nas organizações, explorando o mapeamento preciso das demandas, o planejamento e desenho de experiências completas de aprendizagem, bem como aspectos operacionais tais como orçamento (logística e custos), ferramentas para priorização das demandas e seleção e definição dos indicadores de T&D.

  • Discutir o atual cenário de desenvolvimento organizacional e seus impactos nas ações especificas de treinamento e desenvolvimento das instituições.
  • Definir indicadores que apresentem o grau de contribuição da ação de treinamento para os resultados.
  • Identificar as competências exigidas do coordenador e especialista em T&D para o aprimoramento de seu papel profissional.
  • Explorar metodologias de ensino e aprendizagem no contexto de educação para adultos (andragogia)e das metodologias ativas de aprendizagem.
  • Aplicar técnicas e ferramentas para condução dos processos de T&D desde o diagnóstico até a avaliação de resultados das ações de treinamento e desenvolvimento.
  • Elaborar um Plano Estratégico de T&D.

1. Cenário atual e tendências de T&D nas organizações

  • Indicadores de mercado para gestão do T&D
  • As mudanças ocasionadas pela era VUCA e seus impactos específicos nas ações de T&D
  • Papeis e competências do profissional de T&D
  • Autoavaliação e plano de ação: competências para consultoria de performance

2. Tendências em T&D e aprendizado corporativo

  • O processo de ensino-aprendizagem de adultos: andragogia e o clico de aprendizagem
  • Os diferentes tipos de ações de aprendizagem: instrução, treinamento, desenvolvimento e educação
  • O verdadeiro aprendizado híbrido: integração de estratégias formais (presenciais e online) e informais (redes de relacionamento, on-the-job, mentoria, etc)

3. Dimensão “Diagnóstico de Necessidades (Escopo)”

  • Visão geral de um Plano Estratégico de T&D
  • Dimensões para estruturação de uma ação de aprendizagem
  • Fontes para identificação das necessidades de T&D
  • O diagnóstico de necessidades de treinamento: do LNT para o diagnóstico de necessidades de melhoria de performance
  • Objetivos de negócio X objetivos de aprendizagem
  • E se não for treinamento? Outras intervenções possíveis
  • Demandas pontuais: como dialogar com as áreas de negócio para um diagnóstico preciso;
  • Prática de diagnóstico

4. Dimensão “Planejamento (Especificação)”

  • Público-alvo
  • Objetivos de aprendizagem (melhoria de performance em termos de comportamentos observáveis)
  • Definição dos temas
  • Metodologias (sala de aula, online, on-the-job, etc)

5. Dimensão “Desenvolvimento (Projeto)”

  • Modelos de referência p/ desenvolvimento de soluções: 6Ds e i+5
  • Escolha da(s) modalidade(s) de entrega considerando as ações formais e informais (modelo 70-20-10)
  • Seleção das estratégias privilegiando o uso das metodologias ativas de aprendizagem:
    • As principais metodologias ativas e imersivas
    • Vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias
    • A mágica está no “mix”
  • Desenvolvimento da solução de aprendizagem

6. Dimensão “Implementação (Entrega)”

  • Os três pilares da implementação: conteúdo, tecnologia e gestão;
  • Características e tendências atuais das plataformas para gestão da aprendizagem (do LMS- Learning Management System para o LXO- Learning eXperience Plataform);
  • Aspectos operacionais da implantação: pessoas, processos e infraestrutura.

7. Dimensão “Avaliação (Resultado)”

  • Indicadores de resultados em treinamento
  • Como utilizar cada um dos 4 níveis de avaliação de resultados (Kirkpatrick)
  • ROI: indo além dos 4 níveis: -o 5º nível (Jack Philips)

8. Oficina: elaborando seu Plano Estratégico de T&D

  • Apresentação da ferramenta “Canvas para Planejamento de T&D”
  • Elaboração do Plano Estratégico de T&D com aplicação da ferramenta (Canvas) pelos participantes, a partir dos desafios de negócio de suas organizações:
    • Mapa de demandas
    • Público-alvo
    • Orçamento (logística e custos)
    • Ferramentas para priorização das demandas
    • Seleção e definição dos indicadores de T&D
    • Condução da implementação das ações
    • Acompanhamento de custos e resultados
    • Mensuração dos resultados
  • Dinâmica de “Consultoria Colaborativa” para complementação e refinamento dos Planos Estratégicos de T&D elaborados por cada grupo
  • Síntese dos principais pontos e discussões finais
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O curso seguirá o ciclo de vivência (fazer), análise (processamento), conceito (teoria) e aplicação. Trechos de filmes, estudo de casos, debates e exercícios práticos sendo tudo consolidado na estruturação de um “Plano Estratégico de Treinamento e Desenvolvimento”, de forma a contribuir para a absorção dos conceitos e sua transposição para a prática.

Será disponibilizado relatório com o resultado da pesquisa "O Panorama do Treinamento no Brasil”, que vem mapeando, desde 2005, os principais indicadores de gestão da área de T&D.

Um dos diferenciais do curso, é a MENTORIA individual para os alunos interessados em obter apoio do professor na sua prática (consulte valores). Saiba mais.

Vídeos

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AlgunsClientesatendidos

O curso contribuiu para ampliar meus conhecimentos na área. Tenho certeza que colocarei em prática todo aprendizado.

Sara Oliveira de Souza Ribeiro outubro de 2020

O curso Coordenadores de T&D é bastante direcionado a uma atuação estratégica de T&D e permite que cada profissional reflita sobre sua postura/conhecimentos.

Claudia Cristina Generoso Ribeiro outubro de 2020

Curso muito bom, não tenho nenhuma crítica. O treinamento excedeu as expectativas.

Victória Carvalho outubro de 2020

Benefícios-

Material impresso

Coffee break a cada intervalo

Contato com os melhores profissionais da área

Mais de 80 mil pessoas formadas

Salas de aula amplas

Voucher para restaurantes

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Fernando Cardoso

Sócio-diretor da Integração Escola de Negócios e Conquistar Jogos Vivenciais Corporativos, conselheiro do CRA, atua com Treinamento e Desenvolvimento desde 1991. Administrador, Mestre em Semiótica e Inteligência Digital. Palestrante, autor, coach e consultor com vasta experiência em T&D e Liderança. 

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Rosana Citro Nucci

Graduada em Matemática pela USP, com certificação em Aprendizagem de Adultos e Treinamento de Professores e Facilitadores pela Universidade de Cambridge. Consultora, desenvolvedora e facilitadora bilíngue. Autoconhecimento, Liderança, Gestão de Pessoas, Influência, Execução e Gestão de Mudança.

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Marcelo Porto Fernandes

Mestre em Instructional Systems pela University of Central Florida. É professor em cursos de MBA e especialização. Exerce as funções de consultor, gestor e articulista em temas como trilhas de aprendizagem, formação de formadores, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento.

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Ana Paula Arbache

Pós-doutoranda em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams. Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da FGV. Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP.

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